Casa MVDA: Casas campestres por CARLOS EDUARDO DE LACERDA ARQUITETURA E PLANEJAMENTO LTDA.

8 jardins perfeitos para decorar a fachada da sua casa

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Como costumamos dizer aqui na homify, as fachadas são como o cartão de visitas do lar, afinal, é ela quem vai deixar a primeira impressão a respeito da casa. Felizmente, há muitas formas de deixar as fachadas mais atraentes, seja a partir do desenho arquitetônico, dos revestimentos aplicados ou de elementos decorativos, como os jardins frontais.

Estes últimos são muito mais do que um mero detalhe de decoração, pois são eles os grandes responsáveis por criar uma sensação mais agradável e proporcionar uma entrada aconchegante e convidativa. Podem surgir como jardins verticais ou de solo, ser grandes ou pequenos, modernos, clássicos ou minimalistas, tudo depende do estilo do lar e das preferências de seus moradores. O importante é reservar um pequeno espaço para plantar um jardim e deixar a residência mais bonita por fora.

Se você quer decorar a sua fachada com um jardim, mas ainda não sabe como, continue a leitura e descubra 8 jardins perfeitos para a frente da sua casa. Venha conosco e inspire-se!

1. Moderno

Este jardim enfeita a entrada de uma casa contemporânea e de arquitetura imponente. Neste ambiente, as cores claras prevalecem, sendo quebradas apenas pela calidez da porta de entrada em madeira. De acordo, o jardim é minimalista e moderno, mantendo uma coerência com o desenho arquitetônico do lar.

2. Naturalidade

Neste caso, a entrada é conformada a partir da combinação de elementos naturais. Por um lado, a madeira reveste todo o fechamento vertical do ambiente, enquanto a pedra cobre o piso desde o exterior até o interior, oferecendo uma sensação de continuidade e integrando os ambientes. Assim, o jardim complementa esta atmosfera com a vegetação a partir de um paisagismo simples, descomplicado e charmoso

3. Tradicional

Aqui, a arquitetura é tradicional e a fachada conta com um terraço frontal que oferece uma área de estar completa. Para decorar a entrada e harmonizar a arquitetura com o entorno, criou-se um amplo jardim frontal, cujo gramado é o principal elemento, complementado por arbustos baixos que delimitam o acesso à casa.

4. Por cima e por baixo

RESIDENCIA 02 - S. J. CAMPOS: Jardins rústicos por Felipe Mascarenhas Paisagismo
Felipe Mascarenhas Paisagismo

RESIDENCIA 02 – S. J. CAMPOS

Felipe Mascarenhas Paisagismo

Uma boa ideia para decorar a fachada da casa com um jardim, é usar a criatividade e levar a vegetação também para cima. Para isso, as plantas trepadeiras são bastante utilizadas, mas também pode-se optar por espécies que fiquem penduradas.

5. Jardim decorado

Além da vegetação, a decoração do jardim é de suma importância para conformar uma entrada perfeita. E quanto mais natural, melhor. Neste projeto, as pedras robustas decoram o jardim frontal e dão um toque mais natural à fachada moderna.

6. Rústico

Independente do estilo da fachada, os jardins frontais são sempre bem vindos. No entanto, para a arquitetura rústica, a vegetação entra quase como uma regra, pois é uma boa maneira de reforçar o estilo escolhido para a casa. Neste caso, o jardim combina várias soluções, a fim de criar uma atmosfera dinâmica e envolvente. As plantas aparecem em vasos, no gramado e no pergolado de madeira robusta que conforma o terraço frontal

7. Iluminação

Residência - Diário de Obra: Jardins modernos por Rafaela Novaes Paisagismo
Rafaela Novaes Paisagismo

Residência – Diário de Obra

Rafaela Novaes Paisagismo

Naturalmente, é importante que a fachada resplandeça também durante a noite, tanto por questões estéticas quanto de segurança. Assim, a iluminação é uma ferramenta importante que pode ser introduzida no jardim. As luminárias de piso e de parede são perfeitas para iluminar ao mesmo tempo a fachada e o jardim. 

8. Por dentro e por fora

Jardins tropicais por homify
homify

Projeto e execução de paisagismo

homify

Em casas com muros altos, é importante planejar um jardim externo que seja capaz de amenizar a relação da construção com o espaço público, criando um ambiente mais agradável para quem caminha na calçada. Este projeto traz uma solução interessante, pois implementa um fechamento de vidro transparente por onde é possível enxergar o jardim atrás do muro, estabelecendo uma conexão visual entre os dois espaços.

Qual destes projetos você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!