10 dicas de papéis de paredes para quartos infantis

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

É com certeza um dos espaços mais delicados dentro de qualquer residência. O quarto infantil é o ambiente no qual mais podemos ver alegria, felicidade, criatividade e desenvolvimento. É nele que acontecem as brincadeiras, as descobertas e as experiências mais bacanas que uma criança pode ter. Por isso, a decoração de um quarto infantil pode ser tudo, menos brincadeira. É preciso planejar com cuidado e inteligência, conhecer o estilo e os hábitos da criança, para tornar este ambiente um espaço motivacional e acolhedor.

Por isso, além dos cuidados com os móveis e suas cores – que podem variar entre os tons mais leves e os mais coloridos, de acordo com criança – os quartos infantis fazem um uso muito constante do papel de parede. Os papéis de parede funcionam como um complemento à decoração, trazendo personalidade e estilo ao ambiente.

Confira agora 10 ótimas ideias de papel de parede que podem caber perfeitamente em seu projeto de quarto infantil.

Cores

Quarto infantil  por Hopskoch
Hopskoch

ECLECTIC GLAMOUR

Hopskoch

Iniciamos nosso artigo com este quarto infantil que transborda criatividade e aconchego. O espaço é ampliado de forma inteligente com um espelho, que pode servir – na hora da brincadeira – de porta para outro ambiente exatamente igual! O efeito é genial. Além disso, temos cores fortes dominando o ambiente, em especial o belo papel de parede de tons vermelhos com estampa floral, que combina com outros elementos do quarto, como os lençóis e as cadeiras. Um detalhe bastante sutil são os nichos localizados na parede, que servem tanto como espaço decorativo como para guardar os objetos pessoais da menina. Não pode faltar, claro, o ursinho sempre presente fazendo companhia.

Futurista

Este quarto infantil tem um design que é ao mesmo tempo minimalista com um toque todo futurista. Não é para menos. Todo o projeto parece desenvolvido de forma a criar uma sensação de elevação, seja pela combinação peculiar de cores, pelo design de pontas arredondadas dos móveis ou pelos mini tapetes espalhados pelo chão. O toque futurista pode ser percebido ainda na disposição das luminárias ou no design peculiar das cadeiras. Como não poderia deixar de ser, o papel de parede complementa com eficiência o projeto, elencando em sua padronagem de listras as cores que dominam o ambiente.

Movimento

A palavra-chave aqui é movimento. Temos aqui um quarto infantil cujo visual lembra dinamismo, velocidade, mobilidade. Tudo isso pode ser percebido pela ótima combinação dos papéis de parede. Na parede lateral, temos uma estampa de tons verdes que referencia o universo das bikes com elegância e modernidade. Já próxima à janela, temos uma estrutura em T com um padrão geométrico baseado em ângulos e retas e com forte influência dos tons verdes e azuis. A energia que emana desse ambiente encontra uma resposta suave nos tons de rosa presentes nas prateleiras e na cadeira próxima à mesa de estudo. Um quarto infantil que de inocente não tem nada.

Listras

CASA MM | MM HOUSE: Quarto infantil  por Sandro Clemes
Sandro Clemes

CASA MM | MM HOUSE

Sandro Clemes

Este projeto do decorador de interiores Sandro Clemes traz o estilo retrô como inspiração. Neste detalhe do quarto infantil de uma das filhas, podemos perceber a delicadeza do projeto por conta dos quadros dispostos na parede e do berço de linhas tradicionais. O toque retrô pode ser visto no papal de parede – que investe nas listras características do período – e no tom quente das cores utilizadas, numa combinação que reflete harmonia e estilo sem perder o charme. Dessa forma, o ambiente se torna ainda mais caloroso, garantindo a proposta inicial de aconchego e segurança. A frase 'hoje é dia de rock, bebê', traz um inusitado momento de humor a este espaço tão interessante.

Zebras

Há projetos que primam pela genialidade – presente em detalhes que nem sempre são percebidos. Vejam este quarto infantil, por exemplo. As janelas que se encontram no canto esquerdo do ambiente se abrem para um visual exuberante de natureza, verde e liberdade. Para completar esta sensação maravilhosa, nada melhor que um papel de parede que remeta à vida selvagem, representada pelas duas zebras em tons roxos, dispostas de forma a parecer que estão cuidando do bebê em seu berço. O belo projeto ainda apresenta móveis e objetos que transmitem uma delicadeza ímpar – reparem nos corações distribuídos pelo ambiente, no berço, nos armários e nas paredes.

Harmonia

Nada mais emocionante do que ter um quarto infantil que pareça saído de um sonho. Aqui temos um caso perfeito. Aproveitando os grandes espaços, este projeto foi pensado de forma a acompanhar o crescimento da criança. Os móveis se apresentam na cor branca, mais neutra, de forma que o projeto de design possa investir nas cores fortes em outros elementos. Os papéis de parede por exemplo, chegam com diferentes estampas coloridas, que entram em harmonia entre si e com os móveis e tapetes do quarto, numa combinação capaz de encantar qualquer um!

Ursinho (I)

Quarto infantil  por Möbelgeschäft MEBLIK
Möbelgeschäft MEBLIK

Babyzimmer Winnie Puuh

Möbelgeschäft MEBLIK

Outro top das decorações dos quartos infantis são os personagens saídos de desenhos ou filmes de sucesso. Aqui, temos um quarto que se inspira no Ursinho Pooh, criação dos Estúdios Disney e sempre sucesso entre a criançada. O mobiliário do quarto trabalha com uma combinação bem leve de verde e branco – isso sem contar com adesivos, quadros e bonecos do ursinho e seus companheiros espalhados por todo o quarto. O papel de parede está disposto em duas situações específicas, Na parte de baixo da parede, o forte são as listras – que, de certa forma, lembram as grades do berço, trazendo segurança ao bebê. Já na parte superior da parede, a estampa investe mais no branco com – novamente – detalhes em verde, criando um espaço único de aconchego e carinho.

Ursinho (II)

Aqui temos mais um projeto de quarto com inspiração do Ursinho Pooh. Neste projeto, porém, a inspiração é mais sutil e discreta, investindo em tons neutros e nas ilustrações em preto e branco. Tanto a cama como a pequena biblioteca na parede lateral obedecem a um design mais minimalista, sem excessos. O papel de parede – quase um adesivo, na verdade – traz um mapa dos locais das aventuras do Ursinho Pooh, criando um ambiente que transpira aventura e imaginação. O ótimo aproveitamento de espaço garante horas e horas de brincadeira. Uma diversão sem fim!

Azul

Quarto infantil  por TAPETENMAX® - Kröger GmbH
TAPETENMAX® – Kröger GmbH

002250 Bim Bum Bam Rasch-Textil Vliestapete

TAPETENMAX® - Kröger GmbH

Os diversos tons de azul e bege presentes no papel de parede e as ilustrações que parecem saídas de algum livro infantil fazem deste quarto uma peça tão delicada quanto elegante. Mais uma vez, temos ursinhos fazendo a vez de protagonistas da decoração. O papel de parede traz os ursinhos em diversas situações familiares e de diversão, além de apresentar vários objetos que fazem parte de sua história. Esta é sempre uma boa ideia para papéis de parede de quartos infantis: além de encantar as crianças com os personagens, as ilustrações ainda trazem uma proposta lúdica – que é fundamental nessa fase da vida dos pequenos.

Sonhos

Assim como os ursinhos, os pôneis também são personagens adorados pelas crianças. Tê-los na decoração do quarto infantil é sempre uma boa ideia. Aqui temos mais um quarto que parece saído de um sonho. Os tons de rosa espalham-se por t

odo o ambiente, seja nos móveis, nas luminárias ou nos tapetes. O papel de parede – também em tons rosas – completa esse conjunto, trazendo diversas figuras do pônei feliz pulando entre as árvores. Mais fofo, impossível!

O que achou destas ideias de papel de parede para quartos infantis? Mande sua opinião para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!