GUIA de ambientes frescos e limpos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

É certo que já vamos no fim de Fevereiro mas nunca é tarde para pensarmos nos nossos desejos para 2016. Lembra-se quando disse que queria uma ano fresco e limpo? Isso tem a ver com pequenos hábitos não muito agradáveis que persistimos em manter em nossas casas e que podem, inclusive, afetar a nossa saúde e a da nossa família. É o caso da boa e velha esponja da cozinha, que pode acumular microorganismos e passar a contaminar os objetos. 

Outra campeã na negligência é a escova de dentes, que deve ser trocada de três em três meses (Dizem as más línguas que em certos países são trocadas uma vez por ano..) e que também os bebês, os gatos e os cachorros devem adquirir esse ótimo hábito.

Mas não é só isso: revistas que se acumulam, roupas, sapatos e acessórios que não se usam mais e não são doadas,  roupas de cama e de banho já mais do que batidas, velhas baterias e lâmpadas, tecnologia velha ou obsoleta, maquiagem vencida, assim como como comida e remédios fora do prazo de validade – levante a mão quem nunca cometeu esses pecados. 

Mas como para tudo tem conserto, vamos ver o que podemos fazer para corrigir essas falhas.

Vamos brincar de Wally… às avessas!

Queridos e queridas, vocês podem me dizer o que NÃO estão vendo neste banheiro?! Podem procurar na pia toda, mas aposto com vocês que não irão achar! Simples: aqueles copinhos com escova e pasta de dente! É claro: eles devem ficar fechadinhos no armário para não pegar pó e ficar expostos a microorganismos. Mas, mesmo tendo este cuidado de esconder os copinhos por razões estéticas, é muito comum se esquecerem de lavá-los uma vez por semana. Já as escovas de dente também não são trocadas com a frequência que deveriam, ou seja, de três em três meses. Hoje em dia, há modelos com faixas coloridas que vão perdendo a cor à medida que vai perdendo a eficácia. É ideal para os esquecidinhos! Lembre-se também que os bebês e as crianças também têm que ter suas escovinhas trocadas com a mesma dedicação!

O mesmo cuidado na cozinha

Nesta cozinha também, vocês não vão achar a esponja de limpeza e o detergente em cima da pia. Primeiro, porque é feio. Segundo, e mais importante, pode colocar em risco a saúde das crianças que tiverem acesso a produtos de limpeza. Mas existe outro risco grande à saúde de todos que poucos levam em consideração: o tempo considerado seguro para usar a esponja de limpeza. O mais adequado é que ela seja trocada todas as semanas. E, enquanto estiver sendo usada, deve ser lavada e seca após a lavagem da louça. Aconselha-se ainda que ela seja fervida por cinco minutos todos os dias para acabar com microorganismos resistentes. Como podem ver, há uma batalha invisível na cozinha a ser enfrentada diariamente. Não desanime!

Dê um fim nas montanhas de revistas

É claro que se forem catálogos e livros de arte, vocês vão sempre achar um cantinho para eles. Mas as revistas cotidianas, triviais, que já ficaram datadas e não trazem nada de novo, ah, essas vocês vão pegar uma bela caixa de papelão, colocar tudo dentro e doar. Algumas bibliotecas aceitam certos títulos, mas centros comunitários aceitam praticamente tudo, já que usam com as crianças nas atividades de arte, como colagem. Eles vão agradecer muito – e as crianças mais ainda. No final, vocês vão ganhar não só espaço, como também satisfação!

Livre-se da velha tecnologia

Para que ficar guardando aquela velha TV de 29 polegadas que precisa de duas pessoas para carregar? E celulares antigos, que já se tornaram peça de museu? Podem dar uma boa olhada aí nas suas coisas que, com certeza, tem um aparelho de VHS, um gravador de fita, algo assim. É claro que existem algumas preciosidades que podem enfeitar a casa, como, por exemplo, um toca-discos ou, ainda mais antigo, um gramofone. Esses itens são charmosos e valem um lugar ao sol. Assim, como um velho super-8, caso gostem de fazer filmes à moda antiga. Se não for este o caso, vendam tudo, se estiver em bom estado. Especialmente câmeras fotográficas para os colecionadores, eles vão amar.Agora, se vocês têm eletrodomésticos velhos sobrando, doe: vai economizar espaço e ajudar quem não tem.

Fazendo a limpa

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

Há três lugares onde vocês têm que fazer a limpa: na cozinha, no armário de farmácia e na necéssaire de cosméticos e maquiagem. Na cozinha, verifiquem o prazo de validade de cada caixa ou pacote de alimento e jogue fora o que está vencido. Assim, vocês não correm o risco de usar comida estragada ou, no mínimo, passada. Já na farmacinha de casa, também verifiquem o prazo de validade de tudo e joguem fora o que já está vencido. Façam uma listinha com novos remédios cotidianos a serem comprados e monte uma farmacinha nova em folha. Por fim, olhem o prazo de validade de todos os seus cosméticos e maquiagem, incluindo perfumes, e se livrem daquilo que já venceu. Produtos vencidos são prejudiciais à pele e até mesmo os perfumes velhos já não têm mais a mesma fragrância. Substituam o que for preciso e sejam felizes. O projeto de cozinha rústica e ecológica da imagem é de Ferraro Habitat.

Pra aquecer o coração

Quartos  por BURO'82

Não são só as roupas de vestir que precisam de uma triagem de vez em quando. As roupas de cama e de banho também envelhecem e perdem a forma e o viço e é bom ficar de olho nelas para que a sua cama seja sempre linda e reluzente de nova. O processo é o mesmo: separem tudo que não está mais do seu gosto e doem para centros comunitários e outras organizações. Depois, reponham as peças que foram doadas por outras novinhas em folha. Seu quarto vai parecer outro, completamente encantador.

Baterias, pilhas e lâmpadas

Finalmente, algo que merece a nossa atenção sáo as lâmpadas, pilhas  e baterias, que ninguém sabe o que fazer com eles. Apesar de perigosos para a saúde, acabamos sempre ficando com as baterias e pilhas em casa e as lâmpadas vão para o lixo reciclável. Mas o certo é levar as pilhas e baterias a algumas redes de supermercado e farmácia e as lâmpadas a lojas que vendem esse material. Eles têm obrigação de recebê-los. Para outras dicas sobre organização de casa, leia este artigo.

Como otimizar a organização da casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!