Quintais com cimento: 15 ideias para que eles fiquem lindos!

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Quintais com cimento: 15 ideias para que eles fiquem lindos!

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Jardins  por S2 Arquitectos
Loading admin actions …

Pensar em ter um piso de cimento no quintal pode parecer tedioso ou dar a impressão de que o projeto ficou inacabado, faltando um azulejo ou alguma outra pavimentação.

Se você está em processo de planejamento ou construção de seu quintal, saiba que deixar o piso com cimento pode ser muito econômico e realmente atraente, sem a necessidade de azulejos ou revestimentos caros. Com certeza você vai amar essas ideias a seguir, sugeridas nos projetos dos arquitetos da homify.

Existem várias opções para deixar um piso de cimento simples mais bonito, como pintar, estampar, fazer um acabamento com pedrinhas, escovar ou polir. Continue vendo esse livro de ideias e descubra ótimas dicas para que seu quintal com cimento fique maravilhoso.

1. Quintal com cimento nos pisantes para a grama

Para começar, uma ideia simples em que o cimento não leva nenhum material agregado. Essa proposta consiste em integrar pisantes de cimento entre a área gramada para que a vegetação não estrague e ainda tenha um caminho decorativo.

Nessa casa, além do pequeno espaço verde, existe também uma parte de cimento polido no lugar de maior uso, onde foram colocados alguns sofás e a churrasqueira. Depois dessa área, você pode fazer como na imagem: uma área de gramado, com algumas tiras de cimento e colocar vasos e plantas ao redor. Fica lindo!

2. Quintal com cimento estampado na área da garagem

Para dar outro toque ao cimento plano, existe o cimento estampado. Há grande variedade de design de estêncil que pode carimbar o cimento colocado. Quando o piso está em processo de secagem, coloca-se um molde com forma de tijolos, pedras, blocos ou simplesmente irregulares. Ao final, depois de secar, o piso fica com um desenho diferente e original.

Esse trabalho pode combinar com a pintura em pó e o melhor é cobrir com selante para manter as cores e formas, prevenindo o desgaste.

3. Área de quintal com piso de cimento pintado

Outra opção é o piso de cimento polido com cor. Nesse caso, trata-se da pintura em pó que vai se integrando à mistura. Outra forma é pintar a laje depois que o cimento for colocado. Nessa opção, a pintura, por conta do desgaste, durará menos do que a outra. Por isso é recomendado cobrir tudo com um selante.

4. Peças artísticas com cimento vazado e pedriscos

Você pode também instalar uma série de peças de concreto com design sobre uma cama de areia, pedriscos ou cascalhos. O contraste entre as cores oferece uma estética rústica e moderna ao mesmo tempo ao quintal.

5. Quintal com piso de concreto e gramado alternados

Para ter verde em seu quintal e, ao mesmo tempo, utilizá-lo como piso, sem estragar a vegetação, existe a opção de utilizar peças de concreto especiais para permitir o crescimento da grama. São peças como a da imagem, que são mais resistentes, como por exemplo para as áreas de garagem em que vai contar com o peso dos veículos.

6. Quintal com caminho de pisantes redondos

Para brincar com as formas, você pode integrar no quintal uma série de círculos de cimento, fazendo o caminho até a entrada principal ou mesmo na parte posterior da casa. Será muito bonito se as formas de sua casa forem mais retas ou geométricas, como nessa arquitetura da imagem acima.

7. Piso de cimento para o quintal estampado com pedra

Nesse piso, o estampado foi feito com aparência de pedra natural. A bela escolha foi por uma cor terrosa, com tonalidades naturais, mas poderia ter incluído uma cor um pouco mais escura para as divisões, que simulariam as fugas entre as pedras. O efeito ficaria ainda mais realístico.

8. Pisos de cimento em formas hexagonais

Para um efeito contemporâneo na sua área externa, existem pisos de cimento polido em várias tonalidades. Em geral, são hexagonais, o que resulta nessa estética industrial com toque vintage. Ficam maravilhosas em qualquer espaço e podem ser a solução perfeita para um quintal com área gourmet de estar.

9. Quintal de cimento com acabamento escovado

Para ter um piso com acabamento rústico, pode aplicar, depois de colocado o cimento, uma escova sobre ele ainda molhado, deixando perfeitamente marcadas as linhas que das fibras da escova. Ao secar, o efeito será rústico e pode ser um bom contraste com o estilo moderno ou minimalista. Além de bonito, o efeito é muito funcional, por ser antiderrapante.

10. Acabamento com pedrinhas cimentadas

Outra opção para ter um acabamento diferenciado e também antiderrapante no piso de cimento é fazer a mistura com bastantes pedrinhas de calibre pequeno e, de preferência, de pedras redondas ou cascalho de rio. Assim, vai proporcionar que o acabamento seja rústico, mas não perigoso. A aparência é fresca e natural.

11. Quintal de cimento com acabamento industrial liso

Se você se interessa pelo estilo industrial contemporâneo, pode deixar não só o piso do quintal em um concreto liso, como também as paredes de concreto aparente. A integração entre as superfícies será interessante e atrativa para o ambiente, que pode ser complementado com uma decoração bem diversificada, já que a base é neutra e permite vários estilos de móveis.

12. Área de quintal cimentada com cimento polido

Nesse projeto, uma solução simples e também bonita. Foi utilizado um piso de cimento perfeitamente polido, que pode inclusive ser pintado na cor de sua preferência. Nesse caso foi usado apenas com um toque de cor muito tênue e um selante resistente. É econômico, simples e harmonioso.

13. Piso da varanda em cimento com efeito sal grosso

O piso de cimento com efeito de sal grosso tem como resultado uma laje com certas perfurações irregulares ao longo da peça. Consiste em instalar no cimento grãos de sal grosso. Conforme o solo se hidrata, o sal vai se diluindo, deixando em seu lugar as perfurações.

14. Piso do quintal com placas de cimento

Você pode combinar o efeito do sal com juntas de pedra. Trata-se de colocar lajes de tamanho uniforme separada por tiras de 7 a 10 centímetros, onde serão colocadas pedrinhas pequenas, separando as peças com troca de textura. O efeito fica neutro, bonito e de fácil limpeza.

15. Varanda com piso de cimento em aspecto luminoso e moderno

Terraços  por r79
r79
r79

Esse piso tem um acabamento de cascalho aparente, mas perfeitamente polido e coberto com um bom selador. Assim, oferece um efeito de brilho, enquanto mantém sua textura rugosa com um toque moderno, ideal para uma sala de jantar externa.

Opção extra: área externa com piso intertravado de concreto

área de lazer interna | RJ: Jardins de fachadas de casas  por Gelker Ribeiro Arquitetura | Arquiteto Rio de Janeiro

Depois de conferir tudo o que pode ser feito usando o concreto como piso para jardins e áreas externas, existe uma outra opção bastante comum. Você também pode usar o pavimento intertravado de concreto, que são tijolinhos muito utilizados em calçadas e parques públicos.

Esse pavimento é composto por bloquetes pré-fabricados de concreto que podem ser feitos em diferentes cores, dimensões, formatos e texturas. As peças se encaixam umas nas outras, resultando em um piso firme e resistente, inclusive ao peso de grandes veículos.

Como benefícios, não há necessidade de rejuntes, sendo os bloquetes assentados sobre uma camada de areia que permite que o intertravamento entre as peças aconteça. É um piso de fácil instalação manual e não precisa de tempo de secagem.

Por serem peças pré-fabricadas, existe uma maior garantia de qualidade. É um piso muito resistente ao peso e às intempéries, com boa drenagem, o que faz dele também uma opção sustentável. É uma superfície segura e antiderrapante, e as peças mais claras absorvem menos calor.

Se precisar de algum conserto, o que é difícil acontecer, as peças podem ser tratadas individualmente, o que faz a manutenção ser rápida e barata. Com tantos benefícios, essa pode ser a solução perfeita para a sua área externa.

Qual sua opção preferida para um piso de cimento no quintal?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!