12 idéias práticas para uma lavandaria espetacular!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
LAVANDERIA ORGANIZADA, Casa de Valentina Casa de Valentina Casas modernas
Loading admin actions …

As tarefas domésticas constituem um universo paralelo no quotidiano da intimidade de uma casa. O seu cuidado requer um investimento em tempo e esforço que, em muitos casos, não suscita muita simpatia. No entanto, um bom design de interiores e uma decoração agradável podem ajudá-lo a olhar para estas tarefas com outros olhos. O mais provável é que continue a não morrer de amor por elas, mas pode limitar o tempo que lhes dedica apostando numa organização funcional dos espaços que, por que não, também pode ser muito atraente. 

Se não sabe o que fazer para garantir que as suas roupas não acabam por se acomodar em sofás, prateleiras ou até no chão, se já perdeu a fé em conseguir encontrar aquelas calças que um dia fizeram parte do seu guarda-roupa ou, simplesmente, está cansado do ferro lhe exigir demasiada atenção, nós temos a solução. Neste artigo, propomos-lhe 12 ideias práticas para projetar uma área de lavandaria (e de passar a ferro, que dá sempre jeito) espetacular.

1. Tudo à mão

Chegou a hora de otimizar o investimento da sua energia e, para isso, nada como fazer tudo o que for necessário para deixar a sua roupa lavada à mão, começando pela organização da lavandaria. Coloque a cesta da roupa perto da máquina de lavar e verá como este gesto simples lhe vai permitir uma boa economia de tempo, e evitar que a sua roupa se espalhe por diferentes cenários.

2. O cesto da roupa

Embora o lugar mais apropriado para o colocar seja a lavandaria, o outro espaço da casa onde pode incorporar um cesto para a roupa suja é a casa de banho. Quer a máquina de lavar roupa esteja integrada neste espaço da casa ou tenha o seu próprio espaço, ter um cesto para a roupa na casa de banho irá reduzir a probabilidade das roupas para lavar espalharem o caos pela casa.

3. O lugar para a máquina de lavar

Tão importante como ter tudo à mão é conseguir determinar qual é o lugar perfeito para instalar a máquina de lavar roupa. E no processo de projetar uma área de lavandaria, não existe uma regra que o impeça de fazer essa integração num armário. Incorporar este equipamento, bem como uma máquina de secar roupa, na lavandaria, irá ajudá-lo a reduzir o tempo e o esforço investido na organização das suas roupas.

4. Arrume o guarda-fatos

Não é só a área de lavagem que é importante na tentativa de tornar as tarefas domésticas mais sedutoras. Tentar reduzir os esforços e otimizar os resultados é algo que tem origem numa boa organização. Organizar o seu armário ou closet é essencial para evitar que a suas roupas acabem a apanhar pó ou rugas, obrigando-o a outra passagem pela máquina de lavar ou pelo ferro antes de as usar novamente.

5. Prateleiras

O design de uma lavandaria deve atender aos critérios estéticos (sempre que possível), mas acima de tudo, ao lado mais funcional. Neste sentido, as prateleiras incorporadas serão muito úteis. Mais do que na fase anterior à lavagem, estas soluções de armazenamento vão ajudá-lo a ter tudo organizado antes de cada peça acabar no armário correspondente. Também pode reservá-las para roupas de cama, toalhas ou panos que, em muitos casos, não possuem morada própria.

6. Aproveite os espaços

Entre as vantagens de projetar uma área de lavandaria está o facto de ser um espaço muito versátil. Tradicionalmente encontramos a máquina de lavar roupa como parte da cozinha ou da casa de banho, mas se você tem um canto que não sabe como otimizar pode transformá-lo na sua lavandaria particular.

7. Dentro de um armário

Independentemente do espaço onde decida instalar a área de lavandaria, a sua presença não precisa de perturbar a beleza do ambiente em questão. Escondê-la atrás das portas de um armário é tudo o que o design da casa de banho precisa para afastar o cenário das tarefas domésticas dos olhares indiscretos.

8. Uma estrutura compacta

Já parou para pensar sobre todas as tarefas que tem de ultrapassar para completar o desafio de ter toda a sua roupa limpa e arrumada? O ideal é que a área de lavandaria que você planear responda a todas e a cada uma delas. Assim, sempre que possível, escolha uma estrutura compacta, que conte com uma máquina de lavar roupa, varal, ferro e até algumas prateleiras, para ter a solução mais completa.

9. A importância dos armários

Como dissemos, a organização do seu armário ou closet é essencial para evitar ter que trabalhar duas vezes. Portanto, além do design da sua área de lavandaria, a nossa recomendação é que cuide também do interior das suas soluções de armazenamento, providenciando gavetas, armários, barras e cabides, que permitam que as suas roupas fiquem perfeitamente ordenadas.

10. Uma composição vertical

As construções atuais muitas vezes sofrem de certas limitações espaciais no seu layout. No entanto, uma boa maneira de ultrapassar essas condicionantes é projetar a sua área de lavandaria em altura, ou seja, explorar a verticalidade dos seus espaços optando por uma composição na forma de uma coluna, como esta.

11. O varal

Um dos complementos habituais na abordagem ao planeamento de uma área de lavandaria prática e funcional tem a ver com a secagem das roupas. Nem sempre é possível ter uma máquina de secar pelo que, ao projetar a sua lavandaria, não é má ideia ter em conta a localização do varal para facilitar o processo.

12. O ferro de passar

O toque final no cuidado da sua roupa vai confrontá-lo com o temido ferro de passar. Eliminar as rugas criadas pela lavagem e pela secagem aplicando calor com o ferro, é outra tarefa que nos acompanha com demasiada frequência, e por isso o design da lavandaria deve prestar-lhe a devida atenção. Tente que as ferramentas estejam perto para evitar a tentação de não passar a ferro e acabar por acumular enormes quantidades de roupas.

A arrumação é o seu ponto fraco nas tarefas domésticas? Descubra alguns truques que o vão ajudar no artigo ’10 dicas que pessoas organizadas fazem antes de dormir’.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista