10 ideias geniais para incluir em sua casa paredes tijolo e pedra

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Retrofit - Residência Alphaville, Moran e Anders Arquitetura Moran e Anders Arquitetura Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Ainda que a pedra e o tijolo sejam materiais recorrentes na construção de casas, a sua presença no interior das mesmas é cada vez mais comum. São materiais que emprestam um carácter rústico e caloroso a qualquer espaço da casa. No passado, usava-se a pedra e o tijolo sobretudo em ambientes de estilo rústico (rural ou campestre), mas agora vemo-los amiúde em casas modernas, inclusive dentro das grandes cidades. 

A pedra não é um material barato, mas a sua identidade e beleza não tem par. Para além disso, trata-se de um material resistente, pelo que vale a pena investir nela até porque não exige nenhuma manutenção especial (apenas uma limpeza de quando em vez para remover o pó).

Neste livro de ideias, vamos partilhar consigo algumas ideias para revestir as paredes da sua casa com pedra ou tijolo.

1. Um revestimento em padre laje

Neste projecto, a pedra laje em diferentes tons harmoniza-se com a paleta cromática que prevalece na sala de estar. A iluminação valoriza o material e a sua textura fá-lo destacar-se no ambiente. 

2. Pedra natural

Mostramos-lhe agora uma parede em pedra natural que oferece todo o conforto a este escritório. A pedra clara contrasta com a madeira e com a lareira negra que desemboca sobre o chão. Recorde-se, ainda, que a pedra possui propriedades térmicas, isolando os espaços do frio, no Inverno, e do calor, no Verão.

3. Uma bonita cozinha com tijolo aparente

O tijolo aparente enriquece a estética industrial desta bonita cozinha. A composição com tijolo à vista e aço inoxidável é incomum, mas vencedora. Como vê, o tijolo é muito versátil. 

4. A pedra e o tijolo à vista

Porquê optar apenas por um destes materiais quando se pode combinar os dois num só espaço? É o caso desta sala de estar com um arco emoldurado a tijolo que contrasta com a pedra cinzenta da parede onde se encontra. 

5. A pedra transmite a sua história

A pedra recorda-nos o passar dos anos, a nossa própria história e a história que nos antecede. Neste sentido, é um material que devemos restaurar e conservar. Em alguns projectos actuais, os espaços modernos dialogam com harmonia com este material rústico. Mantenha a essência e o carácter da sua casa. É isso que a torna única!

6. Manter a essência

Como referimos, há muitas construções antigas com paredes de pedra e de tijolo. Quando estes imóveis são intervencionados com bom senso, conservam-se estas paredes e materiais, mudando-se apenas o interior dos espaços. Desta forma, mantém-se a essência e o interior moderno garante o conforto.

7. Um cenário senhorial

Com estas imponentes paredes de pedra e escada em caracol de metal, este cenário remete-nos para os tempos dos castelos. Se tem a sorte de poder contar com características arquitectónicas desta natureza em sua casa, então, preserve-as.

8. Paredes brancas a contrastar com a pedra

Nesta casa de banho, as paredes de pedra contrastam com as superfícies brancas e com a madeira. Ao escolher deixar a vista a pedra e a madeira na casa de banho, deve optar por uma madeira que seja mais resistente à humidade e dar-lhe um bom acabamento para prevenir a humidade.

9. A origem do estilo industrial

Foi durante a década de '50 que começaram a nascer os lofts, a solução habitacional para os artistas de Nova Iorque. Adaptaram-se edifícios industriais sem uso e reutilizaram-se os seus grandes espaços abertos. Estes espaços tinham a descoberto a sua estrutura com tijolo à vista. Assim surgiu o chamado estilo industrial que é popular até aos dias de hoje. 

Veja como aproveitar e decorar um loft.

10. A adega perfeita

Nas adegas, é comum a presença destes materiais que, como têm propriedades térmicas, mantêm o espaço com uma temperatura constante. É a área certa para desfrutar de um bom vinho na companhia da família e dos amigos.

Consulte o nosso guia do estilo industrial que tem tudo o que precisa de saber!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista