Elegante e com paisagismo espetacular: esta casa é encantadora!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Casa Fontana, Maria Luiza Aceituno arquitetos Maria Luiza Aceituno arquitetos Jardins clássicos
Loading admin actions …

Com uma arquitetura tipicamente inglesa e construída em um terreno de área generosa, o projeto desta casa refere-se à intenção de criar uma residência clássica e elegante para reunir toda a família, inclusive em grandes eventos de confraternização. Estamos falando de um terreno que possui 3.000m², e portanto possibilitou desenhar um jardim com 100 metros de extensão que pode ser visto desde a rua.

Naturalmente, este ponto abriu as portas para um projeto paisagístico incrível, onde cada detalhe foi planejado. Um amplo jardim frontal dá as boas vindas a quem chega na casa e decora a sua fachada clássica. Por outro lado, um jardim posterior oferece uma área de estar ao ar livre perfeita para as mais diversas ocasiões, desde o dia-a-dia familiar até as grandes festas.

Seja você fã ou não da arquitetura clássica, acompanhe-nos nesta visita, pois garantimos que este projeto é inspirador em muitos aspectos!

Área de estar

Para matar a curiosidade de uma vez por todas, partimos para o jardim posterior da casa, onde há uma área de estar completa. Ao fundo, nota-se um deck de madeira que acomoda o lounge da piscina, perfeito para relaxar e aproveitar os dias mais quentes do ano. A madeira avança sobre o piso de granito branco polar que reveste o entorno da piscina, conferindo sofisticação ao ambiente externo.

Além da ampla área ao ar livre, há um terraço coberto que oferece uma área de estar protegida, desta forma é possível aproveitar a área de lazer faça sol ou faça chuva. As portas de correr em vidro permitem que este ambiente seja aberto ou fechado para o exterior, dependendo do clima e da situação. Para o mobiliário, escolheram peças de vime, pois são as mais recomendadas para áreas abertas.

Fachada principal

Como costuma-se dizer: a primeira impressão é a que fica. Neste caso, temos certeza de que é verdade, sua fachada deixa claro as diretrizes do projeto, uma casa clássica e elegante do começo ao fim. A simetria do seu design transmite uma sensação de ordem e harmonia, que repete-se no paisagismo do jardim frontal, onde há uma fonte central cercada por jardins cujo desenho espelha-se.

Detalhes

De volta à entrada principal, percebemos que o paisagismo foi feito a partir de um projeto preciso. Em primeiro lugar, várias bolas de pedra enfeitam o gramado, assim como grandes vasos de concreto para plantar as árvores de pequeno porte. Em segundo lugar, a vegetação conta com várias espécies, ora palmeiras altas, ora arbustos baixos. Estes são responsáveis por delimitar o caminho de entrada e proteger o gramado, barrando o acesso.

Fonte

Justamente centralizada na entrada da casa, há uma fonte especialmente esculpida para este ambiente. A peça foi feita a partir de um rebaixo redondo no piso, sobreposto por uma segunda peça de pedra. A fonte não apenas enfeita o jardim frontal, como também conforma uma atmosfera lúdica, graças ao constante movimento da água.

Vegetação

Os coqueiros plantados ao longo da área de estar trazem um clima tropical e podem ser vistos por todos os lados desde o terraço. E para dar mais ênfase ao paisagismo durante a noite, luminárias de piso iluminam as árvores e criam uma atmosfera envolvente e aconchegante.

Vasos

Afinal, o que estabelece um projeto paisagístico de sucesso? Definitivamente, esta é uma pergunta que pode ser respondida por este projeto. Muito mais do que espaço e vegetação, os jardins mais atraentes são aqueles que apresentam mais variedades. Ou seja, é importante combinar diferentes espécies vegetais, assim como vários elementos decorativos, como vasos, bolas de pedra, fontes, iluminação, e etc. Além disso, deve-se manter uma coerência entre os estilos da casa e do jardim, neste caso o clássico rege o projeto do começo ao fim.

O que você achou do projeto? Deixe um comentário!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista