Modelos de cortinas charmosas

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Modelos de cortinas podem variar de acordo com o tecido, estampa e tamanho. As tendências são variadas. A decoração funciona de forma parecida com a moda. Muda e renova sempre, de tempos em tempos. Os modelos de cortina versáteis são capazes de mudar a aparência de uma casa com um passe de mágica. Sua presença tem força e traz um charme extra para os cômodos da casa. 

Muitos modelos de cortinas podem funcionar perfeitamente como forma de impedir a entrada de calor, de luz externa, para dar privacidade ao cômodo ou simplesmente para compor a decoração. Independente da razão, existem ambientes da casa que pedem o uso de algum modelo de cortina. Os mais comuns de terem este artefato são as salas de estar ou jantar e o quarto.

Além de simplesmente peças funcionais, os incríveis modelos de cortinas carregam uma grande responsabilidade de dar um novo visual ao lar. Passaram mais do que emoldurar as janelas, mas também a criar resultados impressionantes, seja através dos tecidos, de suas cores e dos seus acessórios. Confira aqui 10 modelos de cortinas para inspirar sua decoração!

Franzido vertical

Nesta aconchegante sala de estar que faz parte do projeto da arquiteta Andréa Buratto, temos um cômodo marcado por tons sóbrios e escuros. A paleta cromática predominante vai de cinza a marrom, com alguns pontos em preto e outros em cores vivas. O corte deste modelo de cortina é delicado e traz um clima aconchegante. É possível criar diferentes efeitos, a partir do próprio design. Por ter certo volume e um design mais divertido, ela é recomendada para ambientes como este, marcado pelas cores neutras. Esses franzidos são fixados pela própria costura ou por enfeites. Ideais para salas e quartos. As almofadas Missoni transmitem alegria e harmonia ao ambiente.

Camadas horizontas

Sala de estar  por homify

Nesta sala clara e fresca projetada pelo Studio Três Arquitetura,  encontramos um ambiente que faz uma junção do estilo contemporâneo e do estilo clássico. Sofisticada e atemporal, a decoração composta principalmente por elementos de aparência neutra foi acentuada delicadamente por alguns toques de cor. O projeto de iluminação foi elaborado na intenção de criar cenários e valorizando os móveis e objetos dos ambientes. Tons claros e as linhas retas do requintado mobiliário em laca transmitem um ar de contemporaneidade. O modelo de cortina escolhido para esta sala foi uma peça de cor branca com franzido horizontal. O artigo traz um clima de tranquilidade para o local.

Leve voil

Casa CR: Sala de estar  por Neoarch
Neoarch

Casa CR

Neoarch

Nesta sala de estar bela e agradável que faz parte do projeto do escritório Neoarch, a idéia principal foi apostar nos clássicos e elegantes modelos de cortinas de voil. Para estes casos, normalmente, o uso em tons neutros e claros, como bege ou branco, não há como errar! Seu ambiente ficará aconchegante e sofisticado! Fazer brincadeiras com o contraste de um cômodo com estes modelos de cortina fica bem interessante. Utilizar de detalhes e objetos em vermelho próximos a uma cortina branca pode dar um toque especial. O mobiliário em madeira escura também traz um jogo de cores que dá charme ao local.

De corpo leve

Nesta sala de multimídia ao lado, temos uma paleta cromática marcada por branco, cinza e toques de roxo intenso. O ambiente abusa de peças de mobiliário clássico em tons incomuns. A aposta do modelo de cortina foi em uma peça de tecido mole e leve que segue a mesma cor do sofá e mantém o clima delicado do ambiente. O artigo pode ficar preso e estruturado criando um clima elegante e decorando o espaço com sua forma delicada e solta. Os itens decorativos em roxo tem o papel de trazer vida e movimento para a decoração desta sala de estar.

Estampada

Sala de estar  por Sian Elin
Sian Elin

Cushions

Sian Elin

Neste cante delicado e claro desta sala de estar,  temos um ambiente recheado de estampas simples e básicas. O mais despojados podem usar e abusar dos modelos de cortinas estampadas para decorar cômodos. Estas são mais indicadas para áreas, como sala de estar, sala de TV ou até para o quarto. Os modelos são variados e cheios de estilo: flores, listras, bolinhas, figuras geométricas, ou seja, não faltam opções! Procure seguir a mesma proposta que a decoração. Não se apegue apenas à estampa da cortina, mas também às cores presentes. Apenas tome um pouco de cuidado para não exagerar na dose de colorido. Afinal, a intenção é deixar o espaço ainda mais acolhedor e gracioso.

Dividida

Neste canto desta sala de estar projetada pelo escritório Vaiano e Rossetto Arquitetura, encontramos um ambiente marcado pelos tons claros e pela leveza. O sofá desenhado em linhas retas e básicas recebe um estofado aconchegante em cinza claro. O piso foi confeccionado em branco e recebe um tapete estampado também em branco, mas com detalhes pontuais de marrom. Os outros móveis decorativos, como mesa de lado, estão disponíveis em branco ou preto, fazendo um jogo de contrastes no local. A aposta do modelo de cortina foi em uma peça que transmite leveza e charme.  Ela é dividida em três partes e pode ser aberta apenas em alguns pontos.

Clara e delicada

Nesta ampla e arejada sala que integrada outros ambientes projetada pela arquiteta Viviane Dinamarco, temos um ambiente com toque industrial e moderno. O piso foi confeccionado em vinílico, o que isola o barulho e ainda imita madeira. A cobertura da área da churrasqueira foi projetada em alumínio e vidro. Pode ser aberta para a varanda, utilizada  com sol ou chuva! A esteira de bambu no teto, as películas de UV nos vidros e o ventilador retrô ajudam no frescor do ambiente. O modelo de cortina que foi escolhido é uma peça em voil que toma conta de toda a área do ambiente. A iluminação externa é neutralizada, mas ainda assim dá as caras no espaço.

Lisa e fosca

Seguindo um visual moderno e ultra elegante, esta sala ao lado que foi projetada pelo escritório Poche Arquitetura, recebe uma mistura de itens que vai do estilo clássico até o estilo moderno. O contraste entre cores, materiais e aparências é alto. Este é o carro chefe deste ambiente e traz charme para o local. Os sofás em estofado azul metálico e em branco fazem um jogo de cores que traz um clima divertido ao local. Para neutralizar e harmonizar as informações encontradas no ambiente, o modelo de cortina escolhido foi uma peça lisa e fosca, que deixa passar a luz externa, mas suaviza o seu brilho.

Isola luz

Nesta agradável e aconchegante sala de lareira projetada pela arquiteta Lena Pinheiro, temos um ambiente marcado pelos tons de cinza e preto, com alguns detalhes em madeira. Para o piso e para a área da lareira, foi usado o material Marmoglass branco. O mobiliário, que foi todo aposto em tons escuros, cria um jogo de contraste e elegância. A aposta do modelo de cortina foi em uma peça que isola totalmente a luz externa. A cor cinza claro traz aconchego ao local e o franzido oferece textura. Além da integração dos ambientes, a proposta foi marcar bem cada um deles com diferentes revestimentos.

Duas cores

Loft Sustentável - Ambiente da Casa Cor SC  2015: Sala de estar  por Studium Saut Arte & Interiores
Studium Saut Arte & Interiores

Loft Sustentável – Ambiente da Casa Cor SC 2015

Studium Saut Arte & Interiores

Para esta grandiosa e exuberante sala de estar, a decoração seguida foi de um aspecto divertido e descolado. Todos os detalhes recebem cores marcantes e alarmantes. O sofá em estofado lilás recebe almofadas ainda mais cheias de cor e vida. O tapete em laranja forte faz par com o modelo de cortina que foi escolhido. O pé direito alto e interessante contribui para que a peça se destaque em sua longa altura. O artigo recebe os tons de laranja e cinza, que harmonizam diretamente com o restante dos elementos dispostos ao redor. Para mais dicas de cortinas com cor, veja Transforme o seu lar com cortinas coloridas.

Você apostaria em uma dessas cortinas para seu lar? Qual desses modelos de cortina você escolheria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!