Como ter um quarto com design feng shui?

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

O feng shui é uma corrente de pensamento que pode ser aplicada à decoração e que nos  agrada muito. A razão é muito simples, este é um conceito que acima de tudo tem que ver com harmonia nos espaços e se há coisa na qual a homify está realmente interessada é que todos os nossos leitores tenham uma casa onde reine o bem estar, a tranquilidade e o conforto. Se não os encontrarmos no nosso cantinho, dificilmente o encontraremos onde quer que seja e é por esta razão que todos os dias lhe escrevemos tantos artigos com sugestões e dicas que acreditamos poderem mudar a sua vida. Hoje queremos escrever-lhe sobre o feng shui aplicado ao quartoonde dorme todas as noites. Um quarto que respira harmonia é um quarto onde irá certamente dormir melhor. Para que possa aplicar o máximo desta corrente chinesa ao seu quarto temos algumas sugestões e dicas para lhe dar. Curioso? vamos a isso!

O tipo de cama certa ajuda a relaxar

Quartos  por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Quando lhe falamos em cama não é ao colchão que  nos referimos. É óbvio que é super importante ter um bom colchão, as nossas costas sem dúvida que o merecem, contudo, há algo que também é super importante e que tem que ver com a própria estrutura da cama. Assim, é importante que escolha uma cama da qual goste não só a um nível estético mas que também, de alguma forma, lhe transmita conforto e seja convidativa – no fundo o truque é: se tiver vontade de se esticar cada vez que vê a sua cama, escolheu com certeza a cama certa – os nossos sentidos são super determinantes na apreensão imediata das coisas e na forma como elas se manifestam depois, no nosso inconsciente, sendo que  nada mais está tão perto do inconsciente como o nosso sono.

Paleta de cores harmoniosa (o feng shui desencoraja quartos em preto e branco)

Em qualquer espaço onde cheguemos pela primeira vez, a primeira coisa que apreendemos no geral é a paleta de cores, pois estas estão presentes em todo o lado acabando inevitavelmente por invadir o nosso olhar. Então o que é aqui importante referir é que as cores suaves são sempre super bem vindas já que apenas pela sua existência um sentimento de paz e tranquilidade surge de imediato. Tons pastel que não misturem demasiadas cores diferentes é o mais desejado para o seu quarto. O exemplo que vê na imagem, onde as cores creme são o que nos salta à vista, é um quarto onde o feng shui se faz sentir.

Chão orgânico

Quartos  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – THE MAIN HOUSE

Bloomint design

O feng shui está muito virado para a natureza e por isso os materiais orgânicos são os preferidos neste tipo de espaço. Para o seu quarto, se puder optar por um chão de madeira, não pense duas vezes, ele é com certeza a melhor escolha que poderá fazer. Para além da parte estética, que resulta sempre maravilhosamente bem, tem ainda a parte do conforto que é tão simplesmente sair da sua cama, colocar os pés nos chão e não o sentir frio. Pequenas coisas que marcam a diferença.

Espaço arrumado

Uma das maiores fontes de harmonia de um espaço tem que ver com a sua organização e a forma como estão dispostos todos as peças e objectos que lá se encontram. Assim, ter um espaço arrumado é imperativo para que o feng shui se possa fazer sentir e mais do que isso, possa existir. O truque é não ter demasiadas coisas, pois já se sabe que quantos mais objectos tivermos à nossa volta, mais facilmente entraremos numa espiral onde a falta de arrumação se começará a fazer sentir cada vez mais de dia para dia. Poucos elementos num quarto são o segredo para que o espaço respire e para que as suas noites de sono sejam pautadas por tranquilidade e bem estar.

Tipo e localização de espelhos

O feng shui não é muito apologista de espelhos em frente à nossa cama uma vez que ao termos a nossa imagem reflectida neles, desperta outro tipo de presenças. Mais ou menos crente nesta corrente, o que lhe podemos dizer é para posicionar o espelho numa parede que não reflita directamente a cama  e que seja um espelho simples que use para satisfazer as suas necessidades enquanto se veste. Ainda que seja uma coisa mais ligada a superstição, deixamos-lhe a sugestão.

Sem televisão

A televisão bem como os restantes aparelhos electrónicos, são algo que o feng shui rejeita totalmente no nosso quarto uma vez que estes são agentes perturbadores do descanso. Na verdade não é só o feng shui que defende que aparelhos electrónicos não devem permanecer no espaço onde descansamos – se é uma das muitas pessoas que usa o telemóvel como despertador, aconselhamo-lo vivamente a mudar os seus hábitos – uma vez que estes acabam por sempre por condicionar o silêncio e a paz que é suposto sentir nestes espaços. E já agora só como nota é altamente desaconselhado ver televisão na cama mesmo antes de dormir, uma vez que o nosso cérebro acaba por ficar demasiado activo quando aquilo que é suposto é que aconteça exactamente o contrário.

Uso de algumas plantas ou flores

Quarto  por homify
homify

Pastel Mint

homify

Terminamos com mais uma alusão a elementos naturais dentro do nosso quarto já que estes acabam por se afirmar como um pedaço de exterior e isso pode ser extremamente relaxante. Escolha algumas plantas ou flores de que goste e ponha-as num sítio ao seu agrado do seu quarto e onde as possa ver quando acorda. Se é uma pessoa que gosta de natureza, efectivamente, um pormenor destes fará uma grande diferença. Experimente e verá que temos razão!

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!