10 exemplos de como misturar o estilo shabby chic com o moderno

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
AGNESE 3 - CUCINELUBE: La cucina è il modello Adele di Lube in Rovere Grigio finitura decapè, Studio Ferriani Studio Ferriani Cozinhas clássicas
Loading admin actions …

O estilo shabby chic é usualmente associado a uma decoração romântica e feminina. Contudo, hoje em dia, não raros são os projectos em que este estilo aparece de mãos dadas com elementos modernos e inovadores.

Mobilar a casa com um estilo shabby chic significa prestar atenção a detalhes como os tecidos, os padrões e os materiais naturais. Neste livro de ideias, vamos mostrar-lhe 10 projectos onde este estilo foi usado de forma exímia e onde a modernidade também tem espaço.

Vamos vê-los?

1. Tecidos e cores

Começamos com um bonito detalhe de uma sala shabby chic onde as cores e os tecidos foram bem escolhidos. O canapé tem uma estrutura em ferro forjado que surge complementada por almofadas em cinza e rosa claro. Para maior conforto, acrescentaram-se várias almofadas e mantas. A parede coberta com tijolo aparente branco remata a composição.

2. Mistura de estilos

Passamos agora para uma cozinha shabby chic que combina a modernidade dos armários com apontamentos rústicos. As cores claras e pastel também nos remetem a um estilo campestre que é ainda mais reforçado pela presença das vigas de madeira do tecto.

3. A importância dos têxteis

Os têxteis são importantes na decoração. São eles que criam conforto e completam os ambientes. Um espaço sem cortinas, tapetes, almofadas, mantas, e assim sucessivamente, é, por norma, um espaço frio, estéril e pouco convidativo. Nesta cozinha com móveis modernos brancos, as cortinas vêm introduzir um contraste agradável com o seu padrão elegante às riscas bege. 

4. Puro design

Esta sala de jantar tem uma elegância e beleza intemporais. Os tons claros e as LEDs modernas embutidas no tecto encontram-se com elementos rústicos como a mesa branca, o aparador comprido que a acompanha e as peças de decoração. As cadeiras cor de café com leite com debrum branco foram a melhor escolha para complementar esta mesa.

5. Cores pastel

Esta bela sala de jantar tem uma alma shabby chic porque consegue transmitir romantismo e delicadeza sem dispensar o espírito moderno. O azul remete-nos às características deste estilo, assim como a madeira do chão e a forma das cadeiras. Os complementos, como o candeeiro, são, no entanto, modernos.

6. Elegância

A elegância deste quarto de casal é indiscutível. A decoração do quarto foi tratada ao detalhe, destacando-se nela o formato da cama, a escolha das cores e a textura dos tecidos. 

7. Aço inoxidável

Mostramos-lhe agora uma cozinha que podia ser fria se, para além dos móveis em aço inoxidável, não houvesse uma cor a suavizar e a tornar o ambiente mais confortável. Os candeeiros suspensos são também importantes nesse sentido e fazem deste conjunto um sucesso. 

8. Funcionalidade

Um exemplo do estilo shabby chic misturado com o moderno onde os elementos românticos e clássicos se misturam com outros totalmente modernos e funcionais. Não há assim tantas coisas a encher este quarto. O espaço acomoda apenas uma cama, um roupeiro e uma secretária. Todavia, e como não podia deixar de ser, as cores e os têxteis garantem o conforto. 

9. Passado e presente

Uma sala de sonho que nos deixa boquiabertos. Concorda? Adoramos a solução encontrada para a televisão. A madeira com um acabamento decapê é a perfeita expressão do estilo shabby chic. No conjunto, há uma peça moderna que sobressai. Estamos a falar da consola por detrás do sofá. Em branco e com linhas minimalistas, contrasta com as peças clássicas e rústicas do espaço.

10. Mosaico e madeira

Terminamos em cheio com uma casa de banho onde se aproveitou uma mesa antiga para servir como suporte aos lavatórios. Esta é uma excelente forma de oferecer exclusividade à sua casa e de poupar dinheiro pois evita a compra de uma peça nova. O espelho é igualmente clássico, embora seja retroiluminado (uma característica moderna). O piso em mosaico é também moderno.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista