20 ideias para decorar casas pequenas

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

20 ideias para decorar casas pequenas

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
Salas de jantar  por Paula Herrero | Arquitectura
Loading admin actions …

As casas pequenas têm um encanto particular. Porém, justamente pelo tamanho reduzido, às vezes pode ser difícil tirar proveito de todo o potencial que nos oferecer. E saber aproveitar ao máximo os poucos metros quadrados é essencial para deixar a sua casa cômoda.

A escolha do mobiliário, das cores e dos acessórios deve ser feita com especial cuidado. Além da atenção ao comprar os móveis e demais objetos, outro fator importante a ser levado em conta é a distribuição de cada um desses elementos.

Pode parecer difícil, mas não se desanime. Neste livro de ideias te mostraremos 20 exemplos de como decorar uma casa pequena de maneira prática e fácil. Continue lendo e você encontrará ideias inspiradoras tanto para a sua sala de estar como para o quarto, cozinha e até banheiro.

Acompanhe-nos!

1. Boa iluminação

ANTES E DEPOIS - BEFORE AND AFTER : Salas de estar  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

ANTES E DEPOIS – BEFORE AND AFTER

Bender Arquitetura

Um dos fatores que devemos prestar especial atenção em uma casa reduzida é a iluminação. Além de garantir o máximo de entrada de luz natural, também devemos nos preocupar em distribuir bem as luminárias e evitar zonas escuras. Uma boa iluminação é capaz de dar a sensação de maior amplitude ao espaço. Para personalizar a decoração, você pode jogar com as formas e estilos diferentes de lâmpadas e luminárias.

2. Ambientes integrados

Atualmente os projetos arquitetônicos apostam pelo ambiente integrado. Esta prática não é somente uma tendência, mas principalmente uma solução quando se trata de casas pequenas. A integração da sala de jantar com a sala de estar é um exemplo de como otimizar o espaço dando-lhe dupla função.

Na proposta acima vemos que o projeto recorreu a soluções práticas e com estética moderna. A parede foi aproveitada para realizar uma prateleira composta com diferentes nichos para organizar os objetos necessários. Além disso, o projeto também contou com um espaço para um banco embutido, o permite que mais pessoas possam sentar-se sem ocupar muito espaço.

3. Linhas puras e simples

O mobiliário com design moderno ajuda a deixar o espaço com ar de ordenado, já que este estilo tende a carregar menos o ambiente. E isso, para um espaço reduzido, é muito importante.

4. Nichos: função e beleza

Este é outro exemplo de como os nichos podem ser práticos e uma ótima opção para decorar o seu lar. Aqui as paredes foram aproveitadas ao máximo. De um lado temos a televisão e do outro, objetos decorativos. Na parte superior de ambas as paredes os armários embutidos oferecem mais ainda mais espaços para organização.

5. Divisórias especiais

Em alguns casos é necessário delimitar bem os espaços, porém é necessário buscar alternativas atrativas e simples para não reduzir ainda mais os cômodos. Neste exemplo vemos uma fantástica proposta em que uma bancada de madeira divide a sala de estar da cozinha. Desta maneira a bancada pode ser usada tanto para um ambiente como para o outro.

6. Outro exemplo

As cortinas, além de cobrir as janelas e dar privacidade, também podem ser usadas para dividir dois ambientes de maneira original e sem gastar muito.

Na imagem acima vemos que a cortina separa a cozinha da sala de jantar. Dependendo da situação é possível abri-la por completo e deixar os dois cômodos integrados outra vez.

7. Elementos transparentes

Integração com a Sala de Estar: Salas de jantar  por Bruno Sgrillo Arquitetura
Bruno Sgrillo Arquitetura

Integração com a Sala de Estar

Bruno Sgrillo Arquitetura

Ao vidro ajuda a dar mais leveza, e algumas vezes ressalta a iluminação. Além disso, o vidro também é um elemento que combina muito bem com cores vibrantes como, por exemplo, o amarelo.

8. Cores

Salas de estar  por Bhavin Taylor Design
Bhavin Taylor Design

Hells Kitchen Penthouse

Bhavin Taylor Design

Mesmo que você prefira o uso de cores neutras, não se feche para a ideia de incluir alguns elementos com cores. Almofadas e cadeiras são alguns exemplos de como podemos usar cores fortes e deixar a decoração personalizada.

9. Texturas

As texturas são muito importantes na decoração. Elas enriquecem visualmente os espaços e deixam o ambiente cálido e elegante. A pedra e a madeira são os materiais favoritos para revestir as paredes internas e gerar a sensação de conforto ideal.

10. Espelhos

Outro elemento mágico e ideal para a decoração de qualquer cômodo de uma casa pequena é o espelho. Em um quarto, por exemplo, o espelho ajudar a ampliar o espaço.

11. Móveis suspensos

Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene: Quartos  por Joana França
Joana França

Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene

Joana França

Os móveis suspensos dão sensação de leveza e são ideias para cômodos pequenos, já que não tocam o chão. A imagem acima é um ótimo exemplo de como usar este tipo de mobiliário. O projeto incluiu os criados mudos no desenho da cabeceira e deixou o quarto com um estilo moderno e jovem.

12. Prateleiras

Ao utilizar a superfície das paredes para colocar prateleiras aproveitamos de maneira eficaz o espaço sem ocupar áreas para a circulação com móveis. Uma vez instaladas, podemos utilizá-las para organizar livros e outros objetos

13. Um escritório em casa

Sala de estar  por Idea Interior
Idea Interior

Sala estudio

Idea Interior

Cada vez é mais comum a possibilidade de trabalhar desde casa, e para isso é necessário ter um espaço especial. Em uma casa pequena ter um cômodo especificamente dedicado a esta função é um luxo, porém não é impossível. Uma solução é escolher móveis adequados e adaptar a sala de estar da mesma maneira que vemos no exemplo acima.

14. Uma cozinha bem desenhada

Uma cozinha pequena e funcional deve estar bem organizada, e isso significa contar com bons espaços de armazenagem. Dedique tempo para planejar os armários e suas divisões. Mesmo que pequenas ate ajudaram aproveitar o pouco espaço de modo mais eficaz. Opte por um design mais simples e cuidado para não carregar demais o ambiente.

15. Padrões geométricos

Os padrões geométricos têm um efeito muito interessante na decoração, já são capazes de criar ilusões ópticas como, por exemplo, de um espaço mais amplo. Esta solução pode ser usada no desenho do papel de parede ou então no desenho do tapete.

16. Uma paisagem no banheiro

Os banheiros sem janela além de carecer de luz natural, dão a sensação de um espaço ainda menor. Colocar uma foto de uma paisagem em uma das paredes é uma solução diferente e muito criativa.

17. Brilho e cor

Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene: Banheiros  por Joana França
Joana França

Apartamento Trama, Arquiteta Clarice Semerene

Joana França

Outras alternativas de decoração para um banheiro pequeno são: escolher um espelho grande, um armário com uma cor vibrante e revestir o piso com um desenho geométrico.

18. Móveis baixos e horizontais

Apartamento Tutóia: Salas de estar  por Alvorada Arquitetos
Alvorada Arquitetos

Apartamento Tutóia

Alvorada Arquitetos

Como vimos até agora a escolha do mobiliário influencia na ocupação espacial do cômodo. Uma dica importante para salas de estar pequenas é escolher móveis baixos e horizontais que não ocupem toda a extensão da parede.

Aqui vemos um lindo projeto que soube coordenar o armário com a decoração da sala.

19. Não se esqueça do hall

Corredores e halls de entrada  por Región 4 Arquitectura
Región 4 Arquitectura

MURO VERDE COMO REMATE VISUAL

Región 4 Arquitectura

Até o hall de entrada deve ser incluído na decoração, mesmo que seja pequeno.  Uma parede verde, como a que vemos neste exemplo, é uma solução fácil e muito prática para deixar a entrada da sua casa transformada e perfeita para dar as boas vindas às suas visitas.

Leis também: 9 formas de decorar um hall de entrada com plantas.

20. Gama de tons neutros

Finalmente, escolher cores claras e tons neutros é sempre uma boa opção para casas pequenas.  Esses tons ajudam dar a sensação de maior espaço e também resultam em uma decoração elegante.

Qual dica você achou a mais legal?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!