Tapetes perfeitos para salas de estar

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Os tapetes para sala estampados são mais ousados que as certeiras opções em cores sólidas e neutras. Embora sejam mais chamativos e necessitem de mais atenção na hora de combinar com outros elementos que decoram o espaço, eles podem dar um aspecto único a sua sala de estar ou a sua sala de jantar. Os tapetes podem se tornar as peças chaves das composições e podem trazer um charme super especial ao ambiente.

As possibilidades desse tipo de artigo decorativo são repletas de muita criatividade e ousadia em relação a formas e cores em que se encontram disponíveis. É muito importante achar um equilíbrio na composição feito a partir do diálogo entre todos os elementos do local. Pensar em elementos básicos e discretos para seguirem o papel de neutralizar e harmonizar com o peso das estampas muitas vezes carregadas de informações.

O tapete para sala é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeje bem a decoração antes de fazer o cheque. A compra só precede o momento de adquirir objetos e acessórios de decoração.

Em relação a mistura de temas e estilos, é possível usar um tapete listrado e outro floral, por exemplo. Se achar a combinação muito forte, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Veja abaixo a nossa seleção de possibilidades!

Malha

Apartamento Jaú: Sala de estar  por Zemel+ ARQUITETOS
Zemel+ ARQUITETOS

Apartamento Jaú

Zemel+ ARQUITETOS

Neste apartamento jovem e descolado, temos uma sala de TV marcada pelo desenho de um painel em marcenaria que percorre toda sua área até a sala de estar. Este painel funciona como superfície para colocar obras de arte para decorar o espaço e recebe prateleiras na área da TV. O ambiente tem uma área ampla e vasta, que recebe bastante claridade vinda da iluminação externa. A aposta do tapete para sala foi em um artigo de larga escala, que ocupa quase toda a área do lugar. A peça tem um aspecto handmade de malha, que engloba blocos de tecidos de diferentes cores. A arquitetura ficou a cargo de Paula Zemel com colaboração de Camilla Barreto, Cristiano Zan e Bruno Cruz. As fotos são de Maíra Acayaba.

Geométrico

Tatuapé | Decorados: Parede e pavimento  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Tatuapé | Decorados

SESSO & DALANEZI

No projeto deste apartamento desenhado pelo escritório de arquitetura de interior Sesso & Dalanezi, encontramos uma sala de estar integrada a sala de jantar e ao hall de entrada do lar. O ambiente é marcado por texturas vindas do painel decorativo constituído por tijolinhos, do estofado e dos quadros que ficam próximos a mesa de jantar. A escolha do tapete para sala foi em uma peça que tem uma estampa geométrica e com um toque clássico. A peça leva as cores azul médio e cinza. Ela traz conforto ao cômodo e é responsável por delimitar o espaço entre os ambientes da integrados. 

Linhas terrosas

Neste sala de estar encontrada no apartamento que faz parte do projeto da arquiteta Lena Pinheiro, temos um ambiente marcado pela claridade e por um espaço amplo. A sala de estar, sala de jantar e Home Theater são todos integrados neste espaço. A decoração do lugar recebe tons neutros misturados a tons orgânicos, como marrons e beges. O mobiliário em laca branca e em madeira clara marca presença. Na bancada, foi usado o mesmo material do piso, Marmoglass branco e ao lado móvel, um painel em laca preta. A aposta do tapete para sala foi em uma peça com textura marcada por listras irregulares em diferentes tons de marrom. A peça é responsável por trazer um clima relaxante ao local.

Listras quentes

Neste apartamento projetado pela arquiteta Patrícia Fendt e decorado pelo escritório Yamagata Arquitetura, temos um ambiente que integra a sala de estar a sala de jantar amplo, iluminado e marcado por cores claras. O mobiliário é basicamente composto por madeira de Cerejeira, cores neutras e alguns pontos de amarelo e laranja. As últimas cores aparecem em destaque no tapete estampado que foi escolhido para ocupar o piso de taco da sala. A peça traz alegria ao local e faz jogo diretamente com o quadro decorativo. O estofado do sofá e as paredes em branco ajudam a trazer equilíbrio para o cômodo. A produção Visual foi de Aldi Flosi e as fotos foram tiradas por MCA Studio.

Branco e marrom

Nesta sala de estar que faz parte do projeto do escritório Vaiano e Rossetto Arquitetura de Interiores, temos um ambiente marcado pela iluminação externa devido ao tamanho da janela. A sala possui uma área ampla e larga, que foi milimetricamente decorada com louvor. O tapete para sala escolhido foi uma peça de dimensões relevantes e que ocupam boa parte do piso do ambiente. O artigo leva uma estampa não convencional de padrão irregular. A peça é off white e conta com manchas ou pinceladas em marrom. A peça traz ainda mais claridade ao ambiente e faz jogo com as poltronas Daff desenhadas pelo designer Jader Almeida.

Persa clássico

Setorização da sala de estar e jantar: Sala de estar  por msaviarquitetura
msaviarquitetura

Setorização da sala de estar e jantar

msaviarquitetura

Na sala de jantar integrada a sala de estar projetada pelo escritório MSavia Arquitetura, temos um ambiente comprido e largo marcado por cores claras e muita iluminação. O mobiliário conta com uma bela bancada baixa em MDF lume da Duratex, uma mesa de jantar em preto com oito cadeiras dispostas e prateleiras em madeira de Marfim espalhadas pelo recinto. A aposta do tapete para sala foi em uma exuberante e colorida peça Persa de 3,50m de comprimento. O tapete fica encarregado de dar o encaminhamento de quem chega do hall para a sala de estar. As cores encontradas no artigo trazem vida e alegria para o ambiente.

Floral

APARTAMENTO DE UM JOVEM CASAL: Sala de estar  por Dani Santos Arquitetura
Dani Santos Arquitetura

APARTAMENTO DE UM JOVEM CASAL

Dani Santos Arquitetura

Nesta sala de estar desenvolvida pela arquiteta Dani Santos, temos um ambiente com o marcante estilo vintage. Todas os artigos decorativos e de mobiliário são carregados por grafismos belos e delicados. A sala de estar tem um clima único e uma aparência cheia de personalidade. O tapete para sala com estampa floral é uma peça estreita e comprida que ocupa todo o centro do local. O artigo decorativo chama atenção para o lugar e transformar o local em um espaço confortável e agradável para o convívio social. O mobiliário recebe peças com estofado em lilás e outros com estampas retrôs que fazem jogo com o tapete para sala.

Neutro

Nesta sala de estar que faz parte do projeto da arquiteta Maria Teresa Rodrigues Alves, temos uma paleta cromática marcada por tons terrosos e sóbrios. O mobiliário e detalhes ao redor vão de beges, cinzas ao marrom mais escuro. Os estofados são neutros e trazem um clima muito aconchegante ao local.  O quadro moderno e abstrato traz formas mais soltas e cores, que são responsáveis por trazer um clima mais divertido e por quebrar a seriedade transmitida pelo resto dos elementos. O tapete para sala escolhido para completar a composição foi uma peça ultra clássica e discreta. Confeccionado em bege com detalhes discretos em tons de vinho e marrom ele traz elegância e charme ao local.

Losangos

Apartamento Higienópolis/SP: Sala de estar  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Apartamento Higienópolis/SP

Renata Romeiro Interiores

Neste canto de sala desenvolvido pela decoradora de interiores Renata Romeiro, temos um mobiliário marcado pela madeira de Sucupira e estofado em algodão claro. As mesas de centro são blocos em madeira escura e também em laca branca, fazendo um contraste de tons. O piso da sala foi confeccionado em taco de madeira de Carvalho e harmoniza bem com o restante dos elementos. As mesas de lado em vidro trazem leveza e charme para o ambiente. Para completar o jogo de elementos, a aposta do tapete para sala foi em uma peça cheia de vida. O tapete recebe estampa de losangos azuis, brancos e marrons. Os grafismos são delicados e atraentes. 

Vermelho vivo

Nesta sala de estar projetada pelo escritório Tartan Arquitetura, temos uma composição que abusa de uma mistura de materiais, cores que harmonizam entrei e formas variadas. A iluminação externa e a iluminação indireta contribuindo de forma relevante para a composição geral da sala. O jogo de contrastes entre os grafismos do papel de parede,  dos tecidos das almofadas, da textura da madeira e do mármore cria um clima agradável de aconchego e conforto no ambiente. O tapete para sala escolhido foi uma peça que leva vermelho intenso e possui estampas que rondam a cultura Inca e com toques de floral. O artigo traz vida e alegria para a sala de estar. Para mais dicas, confira Como decorar com tapetes.

Sua sala de estar está precisando de uma cara nova e de um charme extra? Os tapetes para sala podem ser a solução que seu cômodo tanto precisa! Qua...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!