Um refúgio incrível na montanha

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quando pensamos em um refúgio no campo ou em meio à natureza, imaginamos aquelas casinhas de madeira e de pedra com seus telhados inclinados e cobertos de telhas cerâmicas ou de sapê. Estas construções tradicionais são muito charmosas e podem oferecer muito conforto e muita praticidade. Mas existem outras soluções arquitetônicas que também se adaptam perfeitamente ao ambiente campestre e à atmosfera interiorana. Que tal conhecermos um refúgio sensacional, feito de concreto aparente, que assim como uma cabaninha simples, adapta-se perfeitamente à paisagem natural?

Homify desembarca hoje em Portugal, mais precisamente em Montaria, na Viana do Castelo, para apresentar um refúgio moderno incrível, encravado em meio às montanhas. A casa foi projetada pelo arquiteto Carvalho Araújo e localiza-se em um terreno íngreme, desfrutando de uma vista privilegiada para a serra d’Arga. A casa possui uma presença marcante na paisagem, devido à sua forma de prisma e aparência monolítica. 

Curioso para desvendar os encantos e as surpresas deste refúgio incrível situado em meio à paisagem campestre? Então confira a seguir mais imagens e detalhes desta casa moderna, compacta e funcional, que além de muito conforto e requinte, proporciona aos moradores vistas deslumbrantes para a serra e o contato prazeroso com a natureza.

Um bloco de concreto na paisagem

Casas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

Os clientes fizeram as seguintes exigências, eles queriam uma casa pequena, compacta e com uma piscina.  A casa ocupa o terreno, onde antes havia uma antiga ruína, que foi então demolida. No seu lugar surgiu um edifício imponente e robusto, composto de um prisma monolítico, inteiramente feito de concreto aparente. Situado em um terreno de inclinação acentuada, o edifício tirou proveito da condição natural do terreno. A maior parte do programa de necessidades fica encravado na encosta, graças a um recorte de terra, que liberou espaço para a criação de um platô, sobre o qual os espaços estão organizados. Curiosamente, o volume que enxergamos, erguendo-se da superfície como uma rocha lapidada, é apenas a cobertura e a estrutura da piscina, sob os quais o espaço habitável acontece.

A Piscina

Casas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

Se a casa encontra-se enterrada e situada debaixo de uma robusta caixa de concreto, de onde vêm a luz e como se dá a ventilação? O projeto resolveu esta questão técnica com a criação de um poço de luz, que pode ser identificada no terreno como a caixa de concreto vazia, um estrutura independente situada na parte posterior. Este poço de luz ilumina o ambiente interno e permite ainda a saída do ar quente, funcionando como um exaustor natural. O bloco de concreto contrasta com as construções locais, mas adapta-se ao terreno e a paisagem natural com harmonia. A piscina, situada na cobertura, representa simbolicamente os antigos tanques de água que abasteciam os vilarejos rurais. 

Estrutura imponente

Jardins modernos por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

Um portão metálico delimita o acesso à propriedade. A robusta estrutura de concreto ergue-se sobre o terreno íngreme e parece levitar, devido ao generoso balanço que forma um espaço protegido e aberto, onde se dá o acesso à residência. O espaço sob o volume de concreto serve também de varanda, que se comunica diretamente com o living room.

Living room

Salas de estar modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

A casa é compacta, mas bastante funcional e aconchegante. Apesar de estar encravada no terreno, o que sugeriria espaços escuros e claustrofóbicos, o interior da residência apresenta-se como um ambiente banhado pela luz natural e com espaços amplos e integrados. O programa de necessidades inclui apenas sala, cozinha, quarto e banheiro, além da piscina, é claro. A sala de estar e a cozinha formam um único ambiente e abrem-se tanto para o pátio interno, como para a varanda situada na parte frontal. Móveis planejados garantem a otimização dos espaços e funcionalidade aos ambientes. A sala de estar contém armários de madeira planejados, com acabamento em laca branca e uma lareia a lenha embutida. O mobiliário de design contemporâneo, na cor verde, dá um toque de sofisticação e personalidade ao ambiente.

Cozinha e sala de jantar

Salas de jantar modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

A cozinha é organizada de forma linear, em estilo americano. A bancada é composta de armários de madeira laqueada em preto e tampo em vidro pintado. Um painel de vidro pintado protege a parede junto à pia. O destaque é a coifa de design arrojado e feita de inox, que realça a sofisticação e elegância do ambiente. A cozinha conta ainda com uma mesa de jantar metálica e retrátil, que pode ser expandida para acomodar mais pessoas. 

Mais ideias e modelos de cozinhas americanas extraordinárias, você encontra aqui.

Dormitório

Quartos  por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

O quarto está situado na parte mais profunda do terreno, o que garante uma sensação maior de privacidade. Mas não confunda privacidade com isolamento e claustrofobia. O dormitório está ligado diretamente ao pátio interno, que permite a entrada de luz natural abundante no interior do dormitório. Além disto, o pátio é uma espécie de varanda para o dormitório, embora possa servir também ao living room. O dormitório é simples e aconchegante. O mobiliário prioriza a sensação de conforto e otimização espacial, fator essencial em um projeto compacto. 

Mais informações e projetos de quartos, você encontra nesta seção especial.

Terraço

Piscinas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

A piscina assumiu um papel relevante no projeto, remetendo à imagem dos antigos tanques comunitários ou privados que serviam para lavar, abastecer água ou até para brincadeiras de criança e, acima de tudo, funcionavam como um importante ponto de encontro, de trabalho e de vida em comunidade. A piscina, situada na cobertura, tem o papel de representar a tradição dos tanques de água, como um elemento essencial da memória e cultura locais. Além disto, a piscina era uma exigência dos moradores, que sonhavam em desfrutar dos banhos de piscina em seu refúgio compacto na montanha. A localização na cobertura, solução inusitada, rendeu aos moradores um terraço com vistas estonteantes para a serra d’Arga e sem nenhuma sombra para estragar os banhos de sol.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!