Jardim de Ervas: Jardins ecléticos por Adriana Baccari Projetos de Interiores

12 ideias simples para o corredor do quintal

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A área externa da residência é parte do programa de necessidades de uma residência e o seu bom aproveitamento tem um impacto direto na praticidade e no bem-estar dos seus moradores. Mas como aproveitar bem os corredores laterais da casa de modo a deixar a casa mais funcional e ao mesmo tempo bonita?

Neste artigo apresentamos 12 ideias simples de como aproveitar a área externa de modo eficiente, como área útil ou como jardim. Confira as 12 ideias simples e aproveite para se inspirar e repaginar o seu quintal, agregando beleza ao ambiente externo e valor ao imóvel.

​1 – Jardim de vegetação exuberante

As plantas são uma ótima opção para ornamentar as áreas laterais do terreno e deixar a propriedade mais bonita. Neste jardim, o paisagismo fez uso de alpínias, xanadu, capim do texas e de peças cerâmicas, como o comedouro para pássaros, da ceramista Malu Serra, proprietária e moradora da casa.

2 – Jardim vertical

Os jardins verticais são uma alternativa para quem quer desfrutar das vistas para a vegetação, mas gosta de praticidade na hora de limpar e cuidar do quintal. Neste projeto, a área lateral foi pavimentada, mas o jardim vertical feito de blocos de concreto proporciona o contato agradável com a natureza.

​3 – Jardim vertical feito de vasos

Vasos de plantas também podem ornamentar a área externa, como os corredores laterais, pois ocupam pouco espaço, são fáceis de cuidar e permitem o cultivo de plantas ornamentais. Para ampliar a área de cultivo e ter uma vista mais agradável do exterior, você pode se inspirar neste painel de madeira, que serve de suporte para pequenos vasos de plantas.

4 – Um jardim com a essência do Espírito Santo

Este jardim, denominado Jardim de Ervas de estilo eclético é a inspiração que você buscava para repaginar o seu quintal. Note a quantidade de detalhes e elementos. Desenhos no piso, cascata, painel de madeira, vasos de plantas e panelas de barro, ícone da cultura capixaba, realçam a estética regional e beleza do jardim.   

Mais informações sobre dicas de decoração inspiradas nas regiões brasileiras, você encontra aqui.

​5 – Corredor coberto

Cobrir o corredor lateral com uma pérgola de madeira, aberta ou fechada com vidro, é uma ótima maneira de expandir a área útil e ganhar um espaço externo protegido, que pode adquirir diversas funções e ser integrado aos ambientes já existentes, como vemos neste projeto, no qual a sala de jantar se conectou com o espaço da churrasqueira, na parte externa.

​6 – Corredor com deck de madeira

A área externa é principalmente um espaço de circulação, que necessita de caminhos. Uma forma diferente de deixar a área lateral mais bonita e acolhedora é instalar um piso de deck de madeira, como vemos neste projeto, que pode ser combinado com canteiros e vasos de plantas.

​7 – Corredor com um lago

A água é um elemento natural com um poder de sedução incrível. Difícil resistir à beleza de um espelho d'água ou de um lago. Neste projeto de retrofit, a área lateral da residência foi repaginada com jardins verticais e com um lago com peixes, que realça a atmosfera relaxante e exuberante do ambiente.

​8 – Jardim de pedras

As pedras são uma ótima alternativa para quem não dispõe de tempo para cuidar da manutenção de um gramado, mas quer ter vistas para o jardim. Neste projeto, além das pedrinhas, o jardim lateral é composto de bambus, samambaias de vasos suspensos e Antúrios tropicais. 

9 – Toque diferenciado

Existem diversos elementos que podem ser adicionados ao corredor lateral, de modo a agregar conforto e praticidade aos moradores. Se você curte tirar um cochilo de rede, que tal instalar uma rede na área externa como vemos neste projeto? Seu quintal ganhará mais funcionalidade e você terá um lugar para relaxar e curtir o jardim.

​10 – Jardim de vasos e uma rede

Não gosta de terra no jardim? Então opte por um ambiente inteiramente pavimentado, como vemos neste projeto. Mas não deixe de acrescentar vasos de plantas, pois as plantas são as protagonistas de qualquer jardim. Depois é só dar um uso novo para o espaço. Gosta de curtir momentos de descanso? Então aposte em acessórios como pufes, redes, poltronas e espreguiçadeiras para deixar o quintal mais agradável e prático.

11 – Jardim vertical

Nesta área de lazer com espaço gourmet e piscina, os jardins verticais são o principal destaque da decoração, combinados com painéis de madeira cumaru. Os painéis com jardins dividem a área gourmet da piscina.

12 – Jardim vertical

Esta imagem é uma vista do mesmo espaço ilustrado acima. A trepadeira plantada em vaso ao lado do chuveiro foi colocada propositalmente para fazer uma pequena sombra embaixo da cobertura com o propósito de trazer mais frescor a área gourmet, além de um jardim de ervas e um limoeiro siciliano. 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!