RESIDÊNCIA RMJ: Casas modernas por Felipe Bueno Arquitetura

9 casas lindas construídas em terrenos inclinados

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os terrenos acidentados, inclinados ou com diferentes níveis, desafiam a criatividade dos arquitetos, exigem uma estrutura diferenciada e demandam cuidados especiais. Mas isto não significa que estes terrenos são piores ou melhores do que outros. Apenas é necessário tomar algumas medidas e cuidados para se tirar o maior proveito possível da topografia natural do terreno.

Neste artigo apresentamos 9 projetos residenciais inspiradores situados em terrenos inclinados, para mostrar que é possível tirar proveito desta característica peculiar sem prejuízos para a segurança da edificação e criar espaços habitáveis com qualidade e proporcionar conforto e praticidade aos moradores. 

​1 – Casa dividida em dois níveis

Este projeto respeitou os desníveis naturais de 4 metros do terreno e a presença de uma árvore existente. A casa  foi dividida em dois níveis distintos. A garagem, o depósito e a lavandeira foram situados no nível mais baixo (da rua) e os demais espaços (sociais e íntimos) foram situados no nível superior. A parte principal, portanto, está encontra-se no nível mais elevado, cujo acesso é realizado através da escada de concreto.

2 – Casa de dois pavimentos

A proposta deste projeto é semelhante ao anterior. Mas foram realizados cortes e alterações no terreno, que possuía 4 metros de desnível. A casa foi organizada em dois níveis. A garagem e os serviços foram organizados no pavimento inferior, enquanto os demais espaços foram organizados no pavimento superior. O talude do jardim frontal evidencia o desnível do lote, o que não impediu a criação de uma ótima solução pragmática e plástica.

​3 – Casa de vidro e madeira em meio à natureza

Devido à inclinação de 3 metros do terreno, este projeto optou pela modificação da topografia do terreno. Foi realizado um recorte no perfil do lote, que possibilitou a criação de uma área no pavimento térreo idêntica à área do pavimento superior. Os espaços sociais estão situados no térreo, revestido com planos envidraçados, enquanto os espaços íntimos estão situados no pavimento superior, revestido de madeira de demolição. O contraste entre a transparência do vidro e a opacidade da madeira cria um efeito visual surpreendente, fazendo o volume superior flutuar no espaço. 

​4 – Casa moderna organizada em dois níveis

Como este e o projeto anterior sugerem, é possível efetuar cortes em terrenos inclinados, para se obter áreas planas em níveis diferentes sobre os quais a casa será erguida. Neste tipo de solução, é importante garantir que a construção possua a fundação adequada para o tipo de solo. Sempre contrate um profissional habilitado para desenvolver o projeto arquitetônico e estrutural.

​5 – Casa térrea na parte elevada do lote

O terreno inclinado demanda a criação de áreas planas para a organização do programa de necessidades da residência. Portanto, em muitos casos é necessário alterar a topografia do terreno, através do serviço de terraplanagem, que cria as áreas planas ao tirar terra de uma parte e colocar em outra. Neste projeto todo o programa foi organizado em um único pavimento, com destaque para a laje de concreto em balanço, que serve de acesso e como um terraço, que proporciona uma vista ampla da paisagem circundante.

6 – Casa construída em encosta

A segurança de qualquer edificação é o ponto principal. Antes de comprar um terreno, principalmente se situado em uma encosta, consulte um profissional habilitado para analisar a viabilidade de uma construção neste terreno. A inclinação acentuada deste terreno pode causar apreensão, mas com o acompanhamento de um profissional qualificado a residência foi construída e tirou proveito do desnível do terreno, explorando as vistas para o entorno.

​7 – Casa construída sobre pilotis

Este projeto é bastante inspirador. A casa de forma moderna foi elevada do solo com o uso de dois pilotis. Uma rampa leva até ao nível da entrada principal. Desta forma, a topografia do terreno sofreu o mínimo de alterações. 

​8 – Casa sobre pilares

Como vimos no exemplo anterior, construir a casa sobre pilotis é uma ótima solução para se evitar a modificação do lote (e custos de terraplanagem). Outra vantagem de elevar a casa do solo é a obtenção de vistas para o entorno. Neste projeto, a casa foi elevada sobre pilares, resultando na liberação de um espaço para abrigar a garagem, e na criação de vistas privilegiadas para a Serra da Mantiqueira.

​9 – Casa enterrada no solo

Um terreno inclinado sempre impacta na elaboração do projeto. Neste projeto, Casa da Floresta, o declive acentuado condicionou a seguinte solução. O proposta era alterar o mínimo possível a paisagem natural, de modo a preservar as vistas para das árvores e do mar. Portanto, o programa da casa foi situado na parte inferior do lote, como se a casa tivesse sido escondida debaixo do solo.

Você construiria uma casa em um terreno inclinado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!