Passo a passo de como instalar um teto de policarbonato em casa

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
Cobertizo 2 La Florida, Constructora Acuña Constructora Acuña Varandas, alpendres e terraços rústicos Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

O policarbonato ondulado é um material muito versátil com vários usos possíveis. As vantagens são muitas: é impermeável, resistente, acessível economicamente e pode ser encontrado com diferentes gruas de transparência, dependendo do uso que dará ao material.

Ideal para pérgolas, espaços gourmet e coberturas de áreas externas no geral, neste livro de ideias, vamos te mostrar como instalar um lindo teto de policarbonato. Acompanhe-nos e se inspire!

1. Optar pela transparência e modo de instalação

O primeiro passo, antes de mais nada, é escolher a transparênica do policarnonato e o tipo de instalação: fixa ou deslizante. A vantagem de ter uma cobertura com um sistema deslizante é poder refrescar o ambiente durante os dias de muito calor. Esta opção é ainda mais vantajosa se trata de um espaço fechado com um jardim de inverno, por exemplo. Já que poder abrir e fechar, permitirá que você controle a entrada de ar fresco e a ventilação natural do espaço.

2. Instalando o policarbonato ondulado

As chapas de policarbonato devem estar parafusadas na estrutura sempre pela parte superior da ondulação. Isso evita infiltrações da água acumulada que pode passar pelas áreas de perfuração do parafuso.

​3. O selamento

O próximo passo é selar as partes das chapas sobrepostas umas as outras, para evitar que entre qualquer sujeira e principalmente água nos dias de chuva. As técnicas de selamento são várias, a mais comum é o uso de um perfil metálico.

4. Utilizar silicone

Para união das chapas com a parede também é necessário selar com um material resistente e que possa estar em contato com a umidade. Este material pode ser o silicone já que além de ser resistente não danifica o material.

5. Os marcos

Os marcos, que permitirão que os trilhos deslizem, são dimensionados a medida dependendo de cada caso. O mais recomendado é utilizar a madeira, já que se adapta bem às mudanças de temperaturas. Uma vez terminados, os marcos devem ser impermeabilizados.

6. Instalar os marcos

Junto ao marco maior, vai um marco menor que deslizará com o policarbonato. O sistema de deslizamento é composto por uma roda e um marco para a mesma. O mecanismo é o mesmo usado para uma porta de correr. Depois de instalado tudo, corta-se a chapa que deverá deslizar.

7. Os detalhes

É essencial resolver os detalhes para conseguir um espaço devidamente hermético. Isso vale tanto para o teto como para os marcos e trilhos. É importante protegê-los da chuva além de colocar uma canaleta na parte inferior da cobertura para conduzir devidamente a água ao chão.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista