Salas de estar modernas por ROMERO DE LA MORA

Saiba como aplicar papel de parede em uma superfície com textura

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Algumas tendências transformam-se com muita rapidez na arquitetura de interiores, como é o caso das patinas e paredes texturizadas. Enquanto algumas soluções têm uma característica atemporal, outras saem de moda com o passar dos anos, e às vezes tornam-se até mesmo difícil de tolerar. Afinal, quem nunca enjoou de uma parede em casa? Além disso, renovar as paredes de casa é uma maneira rápida e simples de modernizar os ares do lar.

Hoje falaremos especificamente da substituição de uma tendência ultrapassada por outra mais atual, cujo uso vem crescendo cada vez mais. Que o papel de parede voltou à moda já não é nenhuma novidade, e se você está planejando aplicar este elemento nas antigas paredes com texturas, preparamos algumas dicas neste livro de ideias. Venha conosco e informe-se!

Posso aplicar papel de parede em uma superfície com textura?

A resposta simplificada e direta é: não. Antes de mais nada, contactar um profissional especializado no assunto é o mais indicado, inclusive para aplicar o papel de parede. Muitos são os que se arriscam a aplicar o material por conta própria, mas na realidade esse é um dos casos no qual o barato sai caro.

No entanto, nem tudo está perdido. Se você quer substituir as texturas pelo papel de parede, continue a leitura e saiba um pouco mais antes de entrar em contato com um profissional.

Como livrar-se da textura?

Tudo depende do tipo de textura em questão. Em alguns casos, diríamos que nem vale à pena fazer a substituição, como é o caso das pedras naturais, pois são um elemento nobre que não vale a pena revestir. Já no caso de paredes com uma textura em argamassa, o processo pode ser mais simples do que se imagina.

Dependendo da composição da textura, a mesma pode ser amolecida com ajuda de uma estopa umedecida com solução de aguarrás. Em seguida, deve-se utilizar outros equipamentos, como raspadeiras ou espátulas, para auxiliar no nivelamento da superfície, para então aplicar camadas finas de massa.

Regularizando a superfície

Uma segunda opção é aplicar massa regularizadora diretamente sobre a superfície texturizada, no entanto tudo depende da intensidade das texturas. Esta maneira pode funcionar para texturas mais suaves, cujo picos de altura não sejam tão abruptos. De fato, os profissionais especializados são os que devem ter a palavra final na hora de decidir qual processo é o mais apropriado para livrar-se das texturas e regularizar as paredes.

Lembre-se que sem o nivelamento, poderão aparecer bolhas de ar que prejudicarão o resultado final.

Lixar e limpar

Após aplicar a massa na parede e ter certeza de que a mesma está devidamente regularizada, é importante lixar as superfícies e deixa-las limpas, como se estivessem prontas para receber uma pintura.

Paredes lisas e limpas? Então, já pode aplicar o papel de parede!

Escolha do papel de parede

Há muitas opções em relação às estampas, cores e tipos de papel de parede no mercado. Em geral, esta é uma questão bastante pessoal, pois depende do gosto dos moradores e estilo da casa. Contratar um arquiteto é sempre um ótimo auxílio para ajudar na escolha de um modelo que fique bem com a decoração existente na casa.

Como sempre, tenha em mente que escolher marcas de qualidade é sempre o investimento que acaba apresentando o melhor custo-benefício.

Aplique e desfrute!

Como já sugerimos no início, o resultado final será melhor caso a aplicação seja feita por um profissional especializado, o que inclusive evita desperdício de material, reduzindo os custos. Portanto, pergunte ao seu arquiteto por uma mão-de-obra de confiança. 

Vai renovar as paredes? Conte-nos como!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!