Como aplicar texturas nas paredes Como aplicar texturas nas paredes

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como aplicar texturas nas paredes

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Paredes e pisos modernos por KEYSTONE DESIGN STUDIOS Moderno
Loading admin actions …

As paredes são os espaços mais amplos da casa. Logo, pensar em soluções para decorá-las é sempre interessante. Uma das principais alternativas para isso, são as texturas, que além de criar efeitos interessantes, ajudam a corrigir imperfeições. 

Embora muitas pessoas sintam dúvidas, criar esse efeito não traz grandes dificuldades. Como veremos nas imagens abaixo, basta um pouco de técnica e treinamento em pequenos espaços para que os resultados sejam os mais interessantes possíveis. 

Por isso, trouxemos um breve post hoje que dará boas dicas sobre como aplicar esse efeito de diferentes formas em sua casa, alcançando um visual ainda mais interessante para valorizar seu lar. 

Siga conosco, confira e inspire-se!

1. Como preparar a parede para aplicar textura

Para ter uma parede perfeita para receber textura, é fundamental que a superfície dela esteja totalmente limpa e lisa. Por isso, limpe as paredes com detergente e passe um pano macio para secá-las. Após isso, lixe as imperfeições ou sujeiras mais profundas para garantir que o resultado fique o mais interessante possível. 

Com desempenadeiras, trinchas, espátulas, esponjas ou rolos na mão, escolha a cor desejada e aplique o efeito conforme desejar. 

Um ponto importante é iniciar e finalizar a pintura no mesmo dia. Assim, será possível evitar efeitos de emendas. 

2. Marmorato

Se você ama efeitos com mármore, mas não tem orçamento disponível para contar com esse tipo de revestimento, uma boa ideia é tentar a aplicação do efeito marmorato como textura na parede. 

Para isso, você precisará de: 

- Tinta marmorato na cor desejada;

- Espátula de aço;

- Desempenadeira de pontas arredondadas;

- Cera incolor para mármore ou madeira;

- Pano de algodão. 

Para começar, lixe a parede para remover imperfeições e demarque com uma fita crepe a área em que irá aplicar o efeito para evitar manchas nos rodapés ou outras tintas. Limpe a parede com um pano seco e passe a primeira camada de tinta marmorato com a ajuda de uma espátula. O tempo de secagem é de 8 horas. 

Aplique uma nova demão de tinta marmorato e deixe secar por mais 8 horas. Após a secagem, remova o excesso com o auxílio de uma lixa e deixe a parede uniformizada ao máximo. Remova a poeira com um pano seco e dê a terceira demão de tinta com a desempenadeira para obter o efeito de mármore. Após a secagem, aplique a cera e aguarde 15 minutos. Agora é só utilizar um pano limpo e macio para polir a parede e pronto! O resultado ficará ótimo!

3. Textura com massa

A textura rústica, como também é conhecida, deve ser realizada por um bom profissional para que o efeito seja o melhor possível. Para ambientes internos, essa textura deverá ser aplicada com massa corrida e uma espátula ou desempenadeira dentada. Para ambientes externos, a aplicação deverá ser com massa corrida. 

Com a parede já devidamente lixada e limpa, utilize uma desempenadeira para aplicar a massa corrida em cerca de 1 m2 de parede. Pressione suavemente a desempenadeira sobre o local para criar o efeito desejado. Se desejar, existem materiais emborrachados específicos para garantir um efeito mais uniforme. 

Mantenha o padrão de aplicação de 1 em 1 m2 para evitar rachaduras conforme a massa for secando. Após a secagem, passe uma lixa suavemente para remover as pontas, limpe a parede e pronto! Basta pintar com a cor desejada para que o acabamento fique perfeito. 

4. Grafiato

O grafiato é uma das técnicas mais populares utilizadas como texturas nas paredes. Além de corrigir imperfeições, a massa do grafiato protege a parede da umidade e garante um efeito belíssimo interna ou externamente. 

Para aplicá-lo, você precisará de:

- Fita crepe;

- Lona para proteger o piso;

- Balde;

- Mexedor;

- Ferramenta para risca;

- Primer acrílico;

- Pincel ou rolo;

- Massa de grafiato;

- Desempenadeira plástica.

Após proteger os rodapés e o piso, limpe a parede para remover manchas de gordura e, se necessário, remova com uma espátula possível descascamentos. Após isso, dilua o primer com um pouco de água até que vire uma mistura homogênea. Aplique com rolo ou pincel e aguarde a secagem de 4 a 6 horas. 

O próximo passo será preparar a massa do grafiato conforme indicação da embalagem e aplicá-la com o uso da desempenadeira de plástico. Nesta etapa, é importante manter a uniformidade. Sobre a massa, utilize a ferramente para risca no sentido de cima para baixo, mantendo a direção. Remova os excessos de massa com o auxílio da desempenadeira e aguarde a secagem de 24 a 48 horas e pronto! O resultado ficará ótimo!

5. Esponjado

Paredes e pisos modernos por piano a Moderno

A textura esponjada é muito simples de ser aplicada e traz um efeito muito interessante para oferecer decoração mais moderna nas paredes. 

Para isso, você precisará apenas de:

- Esponja cortada (pode ser uma espuma de colchão velho e limpo)

- Tinta 

- Verniz

- Pincel 

- Jornal velho para remover o excesso de tinta da esponja

Para aplicar a técnica, basta passar a esponja sobre a tinta e remover o excesso no jornal velho. Aplique a esponja sobre a parede fazendo leves movimentos circulares. Faça sobreposições sobre as aplicações de maneira a obter tons mais fortes. Se desejar, dilua um pouco da tinta para proporcionar contrastes. Espere a secagem e pronto! O resultado será muito interessante.

Textura projetada6.

A textura projetada é aplicada por meio de pistolas de alta pressão que conferem um resultado bastante interessante. 

Para a aplicação, utiliza-se um selador acrílico na parede que será decorada. É importante que o selador seja da mesma cor da textura que será empregada. A secagem demora entre 3 e 4 horas e, após isso, projeta-se a pistola de ar sobre a aplicação no formato desejado. Por fim, basta alisar as pontas com a ajuda de uma desempenadeira sem pontas e pronto! O resultado ficará artístico e fará toda a diferença na decoração! 

De qual efeito você mais gosta para as paredes?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!