Uma casa de praia inacreditável

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

O verão é a estação do ano mais divertida e mais propícia ao lazer. É quando nós deixamos a rotina de lado e buscamos lugares onde possamos curtir o calor e desfrutar de momentos de lazer e relaxamento. As praias, obviamente, são os lugares mais procurados por turistas e também por famílias inteiras, que promove uma imensa imigração em direção ao litoral. Afinal de contas, todo mundo quer se refrescar do calor escaldante e aproveitar os poucos dias de descanso em um ambiente relaxante e prazeroso.

Homify desembarca portanto no litoral paulista, mais precisamente em Ubatuba, para mostrar o projeto de uma residência tropical inacreditável, que proporciona aos seus moradores todo a comodidade e aconchego necessários para desfrutar das férias na companhia de amigos e familiares. A Residência JM, projetada pelo estúdio Pitta – Arquitetura e Engenharia,possui 750 m² e apresenta uma forma moderna, de linhas predominantemente retas e uma cor laranja marcante, que a destacam na paisagem natural de verde exuberante. Os principais ambientes, sociais e íntimos, foram projetados com vista para a praia de modo a aproveitar a brisa refrescante e a vista privilegiada.

Curioso para desvendar todos os encantos e atrações desta casa de veraneio inacreditável? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Residência JM, que priorizou o convívio familiar e a integração com a praia, que parece uma extensão do seu quintal. Quem sabe esta casa não inspira a sua futura casa de praia?

Fachada principal

A Residência JM é composta de linhas retas e ergue-se sobre uma plataforma revestida de pedras. Porém, suas paredes de cor alaranjada contrastam com a paisagem e com o verde exuberante das árvores do seu entorno. O amplo programa de necessidades da residência está distribuído em dois pavimentos. De modo geral, a casa é composta de dois volumes. O volume mais aberto e com aberturas generosas abriga os espaços de convivência, enquanto o volume mais fechado acomoda os espaços íntimos, que no entanto também se abrem para o mar, situado a poucos metros da área privativa da residência.

Espaços de convivência

Naturalmente, esta residência foi projetada para uma família que valoriza o contato com a natureza e aprecia passar as férias na praia. Mas além de curtir o verão na praia, a família também aprecia receber os amigos e familiares. Portanto, era indispensável que a casa oferecesse amplos espaços de convivência, que traduzissem o clima tropical e litorâneo e que proporcionasse o máximo de aconchego e de integração com a paisagem natural. Nesta imagem, podemos perceber que o desejo dos proprietários foi satisfatoriamente correspondido. A sala de Tv e a sala de estar são integradas, mas, quando se desejar, podem ser isoladas devido à existência de portas móveis, ocultas detrás da chaminé, revestida de madeira.

Integração com a paisagem

Em todo o espaço interior da residência, diversos elementos em marcenaria, feitos exclusivamente para a residência, e o mobiliário de madeira e de materiais naturais reproduzem um cenário rústico e aconchegante, que expressam a atmosfera tropical desejada. No living room, uma generosa abertura, composta de planos móveis de vidro incolor, permite a total integração entre o ambiente e a paisagem natural circundante, além do aproveitamento da luz e da ventilação natural.

Varanda

O living room, espaço para reunir toda a família e amigos, integra-se diretamente à varanda criando uma sensação de continuidade e fusão entre os dois espaços. A varanda possui mobiliário simples, feitos de fibras naturais, e serve como espaço lounge e espaço de contemplação da paisagem natural. A sua frente, podemos ver a praia e sentir diretamente a brisa do mar, que invade o interior da residência. O aproveitamento da luz e da ventilação naturais tornam a residência mais sustentável e geram ainda redução do consumo de energia.  

Mais informações sobre projetos de varandas e terraços, você encontra aqui.

Cozinha

Em todos os ambientes, os elementos em marcenaria desempenham um papel essencial na decoração e na sensação de rusticidade e tropicalidade. Na cozinha, os elementos em marcenaria adquirem um protagonismo ainda maior. Os armários de madeira planejados foram executados em detalhes ripados, contrastando com as superfícies polidas do granito, que reveste as duas bancadas. O espaço foi organizado em função das duas bancadas paralelas, que agregou funcionalidade e sofisticação à cozinha. A luz natural é mais uma vez trazida para o interior em abundância.

Se você quer fugir do óbvio na decoração da cozinha, confira estas dicas inusitadas de decoração.

Espaço gourmet

Em uma casa de veraneio não pode faltar o espaço para a baixa gastronomia. Afinal, os dias de descanso e lazer são mais prazerosos e proveitosos quando acompanhados de um bom churrasco ou pratos feitos em família. O espaço gourmet se destaca pela qualidade dos acabamentos do painel de madeira e dos armários planejados feitos de madeira ripada. A bancada revestida de granito e a bancada em forma de ilha, também revestida em granito preto absoluto, realçam a elegância e a sofisticação do ambiente.

Piscina

A Residência JM prioriza também o conforto e o bem estar dos moradores. A estrutura de lazer da casa inclui uma sauna e uma piscina integradas. Situada no pavimento térreo, a sauna é inteiramente revestida de madeira e desfruta de uma vista privilegiada para a praia. A vista é emoldurada pelos painéis de madeira, que delimitam  espaço. Após a sauna, o usuário pode refrescar o corpo na piscina, passando simplesmente sob o plano de vidro, que divide a banheira de hidromassagem da piscina. A piscina se prolonga paralelamente à beira da praia e proporciona aos moradores a sensação de comunhão com o mar.

Em qual ambiente desta casa de veraneio você passaria a maior parte do tempo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!