6 erros e dicas básicas para aplicar seu papel de parede com perfeição

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Apartamento ML, Maluf & Ferraz interiores Maluf & Ferraz interiores Corredores, halls e escadas modernos
Loading admin actions …

O papel de parede é uma ótimo recurso para incrementar ou repaginar a decoração da casa, dando aos ambientes uma nova casa e nova personalidade. Os papéis de parede podem ser encontrados em uma imensa variedade de cores, estampas, texturas, colagens, grafismos e efeitos tridimensionais, que permitem a criação de ambientes agradáveis, ousados, bonitos e cheios de estilo e tudo isto sem gastar demais. 

Obviamente existem algum erros comuns que devem ser evitados na hora de aplicar o papel de parede. Por esta razão reunimos neste artigo erros comuns e dicas para quem deseja empregar papel de parede para renovar a decoração da casa. Confira as dicas a seguir e inspire-se neste ambientes decorados com papéis de parede para deixar a sua casa mais animada, alegre e bonita.

1 – Preparação das superfícies

homify Quartos ecléticos

O primeiro erro que você deve evitar é aplicar o papel de parede em áreas externas expostas a intempéres, pois a chuva e o sol podem danificar o material. É necessário também preparar a sua parede, pois não é qualquer superfície que se adapta e este material. A superfície deve estar limpa e seca. Além disto, as paredes não devem possuir imperfeições. Aplique também uma demão de tinta latex, antes de aplicar o papel. E, não aplique um papel sobre outro. Remova sempre a camada anterior.

2 – Papel de parede e medidas padronizadas

Os papéis de parede podem ser encontrados em formatos padronizados. Isto significa que se você não tiver a medida exata da parede e comprar o padrão errado, você terá muita perda de material e consequentemente prejuízo. Certifique se as medidas do ambiente são compatíveis com a metragem do rolo do papel de parede escolhido para evitar desperdícios.´

3 – Papel de parede por último

Planks Wallpaper by Mister smith interiors homify Paredes e pisos rústicos Papel de parede

O papel de parede é um material de acabamento. Isto significa que ele será o último item a ser aplicado, pois se trata de um produto sensível. Imagina que você instalou o papel de parede antes da casa ser pintada ou antes da instalação do gesso ou montagem dos móveis planejados. Isto poderá causar danos no papel recém aplicado.

4 – Papel de parede com listras

Em ambientes pequenos, os papéis de parede produzirão um efeito diferente do produzido em ambientes grandes. Para ambientes pequenos, prefira os modelos com estampas pequenas e claras ou com listras, de modo a atenuar as carências do ambiente. Se o ambiente é baixo, use listas verticais, como neste projeto. Nos espaços mais amplos, você pode empregar modelos estampados, cores mais escuras ou vibrantes.

5 – Como escolher o papel de parede

Os papéis de parede possuem uma ampla variedade de cores e estampas. Evite o excesso de cores fortes e estampas coloridas, principalmente em ambientes sociais, pois causam cansaço visual e podem provocar inquietação. O ideal é escolher cores que combinam com as cores existentes no ambiente ou que se adaptam perfeitamente ao clima da decoração, como este papel de parede com estampa de tijolinhos, que dialoga perfeitamente com o jardim vertical e com os móveis de madeira da sala de jantar.

6 – Faça você mesmo – mas tome cuidado

Diferente do assentamento do piso ou da instalação do gesso, a colocação do papel de parede não é tão complicada. portanto, você mesmo, desde que adulto, pode aplicar o papel de parede. Mas é comum as pessoas errarem nesta etapa, não se atentando à continuidade dos desenhos e estampas. Além de cumprir os requisitos já mencionados, tome um cuidado maior com papéis de parede com listas ou estampas, pois as estampas e listras devem ter continuidade na faixa seguinte.

Você decora sua casa com papel de parede?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista