10 opções de estantes básicas

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Estantes básicas são peças mais do que essenciais em diferentes tipos de cômodos. Elas são capazes e organizar uma sala de estar, de enfeitar um quarto e de equilibrarem um escritório. Uma estante estreita é o suficiente para organizar livros e expor objetos decorativos. Os acabamentos podem ser em determinados tipos de madeira, metal, acrílico ou em laca. Elas podem ser foscas ou podem ter brilho. Podem ser cruas ou podem ser revestidas em cores, o que pode destacar o móvel e trazer ousadia para ambientes neutros. 

O que pode diferenciá-las também são as características de seus compartimentos. Eles poder ser confeccionados com espaços diferenciados pra abrigar livros, objetos e enfeites ou podem seguir um mesmo tamanho para todas as divisórias. Quando usada, a iluminação indireta por trás, pode além de valorizar o móvel, trazer também um clima agradável para o espaço em que estiver localizada. A disposição dos objetos tem o dom de enriquecer ainda mais o móvel com livros em posição vertical e horizontal, belos vasos com plantas, quadros apoiados e outros artefatos.

Em muitas estantes temos a presença de suportes verticais inclinados e dos gavetões de base. Estes detalhes servem para guardar o que não precisa ficar aparente. Apesar de serem relativamente básicas, as opções são muitas. Por este motivo, aqui vamos te auxiliar mostrando dez possibilidades de estantes ideais para sua casa!

Linhas finas

Nesta incomum sala de estar ao lado, temos um ambiente moderno e jovem. O mobiliário foi todo constituído por móveis confeccionados em aço revestido de branco ou por peças em vidro. O ambiente se transforma em uma mistura de um clima industrial e também de um clima leve. A estante larga e comprida segue um design básico e simples, composto por linhas finas e retas. A peça permite a organização de uma coleção vasta de livros e revistas. O móvel cria um contraste em relação a parede cinza escura que é interessante e que chama a atenção no ambiente.

Dados em cor

Nesta sala discreta e delicada ao lado, as paredes brancas e o chão claro trazem um clima pacífico e tranquilo. No entanto, toda essa aparência calma e suave pede cor, detalhes e, por fim, um toque efetivo de elementos alegres. Para trazer tudo isso e mais, a aposta foi nesta estante básica, mas cheia de personalidade e com muito charme. Esta peça é composta por nichos enfileirados que formam uma espécie de escadinha. Cada nicho tem sua porta, o que possibilita que os itens não decorativos sejam guardados e armazenados sem ter que serem vistos. Além disso, os nichos formam degraus que fornecem apoio para os itens de decoração ficarem expostos, como vasos com flores, estatuetas e livros.

Mais que discreta

Nesta sala de estar moderna e cheia de vida, temos a presença do contraste entre o cinza gelo e o verde grama. A maioria dos elementos segue os tons claros de cinza e bege, mas os detalhes em verde são fortes e marcam presença dando destaque nos objetos. O sofá em L tem um desenho reto e básico. Ele é responsável pelo equilíbrio da composição, junto com o tapete e o piso. A escolha das prateleiras foi em duas peças que andam de mãos dadas. Elas ficam fixas e estruturadas na parede. Seguem o tom claro e tem prateleiras de vidro, que trazem suavidade e paz ao local. 

Conjunto

Sala de estar  por Big Blu Furniture
Big Blu Furniture

Industrial Square Coffee Table from our Urban Chic Range

Big Blu Furniture

Nesta sala ao lado, todos os itens do mobiliário conversam entre si. Eles seguem uma linha modular e são confeccionados em aço preto junto a madeira de demolição. Todas as peças são vazadas e foram desenhadas em linhas ultra finas e retas. Tudo muito simples e nada além do necessário. O conjunto todo foi desenvolvido pelo escritório de design de objeto Big Blu Furniture. A estante em questão é um móvel estreito e alto, mas que tem espaço o suficiente para ser muito funcional. As quatro divisórias permitem disciplina e uma boa decoração no local.

Recheada

Nesta sala de estar projetada pela arquiteta Michelle Martins, temos um ambiente despojado e moderno. O espaço conta com peças que contrastam entre si e com uma grande quantidade de elementos decorativos espalhados. O piso escuro e original dos anos 60 auxilia trazendo um clima mais neutro e mais sério ao local. A aposta da estante foi em um móvel confeccionado em madeira revestida em branco com diversos tamanhos e larguras de compartimentos. A peça foi tomada por artigos decorativos de diferentes estilos. Todos cheios de cores, formas, grafismos e texturas. Eles trazem vida ao local e transformam o lugar em um espaço divertido.

Oriental

Apartamento Ninho: Sala de estar  por Coutinho+Vilela
Coutinho+Vilela

Apartamento Ninho

Coutinho+Vilela

No quarto de menino ao lado, temos um estante que tem um design simples e com pouquíssimas alegorias. Em contrapartida, o móvel tem um estilo oriental e vintage ao mesmo tempo, que ganha destaque e chama a atenção no cômodo. Sua cor em vermelho queimado traz um aspecto de aconchego e tranquilidade ao local. A peça também tem uma aparência tradicional, que transmite um quê de elegância ao cômodo. Além disso, as portas frontais que ela possui possibilitam que os itens sejam guardados e não precisem ficar aparentes no meio do quarto. Isso gera disciplina no local. Os detalhes encontrados na porta e maçaneta também ajudam na decoração do ambiente.

Rústica

Neste apartamento projetado pelo escritório de Vaiano e Rossetto Arquitetura e Interiores, encontramos um ambiente repleto de elementos rústicos, como tijolos aparentes, madeira no mobiliário e fibra nos revestimentos. O resultado destes elementos é um toque do resgate campestre, sem deixar o clima moderno de lado. A mistura da paleta cromática entre tons de branco, bege e marrom traz um clima agradável e de conforto. A estante escolhida foi um item suspenso que fica fixo na parede. As prateleiras são largas peças em madeira de Carvalho que têm espaço para receber diversos objetos. No caso, ela foi decorada com estatuetas de animais, vasos com plantas, quadros e outros artigos rústicos.

Painel

Nesta sala de estar que faz parte do projeto das arquitetas Flavia Lucas e Adriana Esteves, a aposta de estante foi em uma peça que ocupa toda uma parede. Toda confeccionada em madeira de Cerejeira, ela carrega consigo cinco divisórias. Os compartimentos são estreitos, mas são altos, possibilitando que livros, revistas, quadros e posters sejam armazenados. O móvel ainda recebe uma iluminação indireta, instalada em todas as divisórias. Isto valoriza tanto a peça, quanto os objetos que estão dispostos nele.

Sutil

Nesta sala que faz parte do projeto da arquiteta Lena Pinheiro, temos um ambiente marcado por cores sóbrias e discretas. A parede em cinza, o estofado dos sofás em marrom, o piso bem bege e alguns detalhes de madeira trazem um quê de conforto e tranquilidade. Os móveis seguem uma linha de design moderno com poucas peças dispostas ao redor. A decoração do local também conta com algumas obras de arte moderna. No centro da parede frontal, encontramos uma pequena, estreita e delicada estante. Ela foi confeccionada em aço e vidro. Ela recebe vasos e objetos decorativos em branco que neutralizam o ambiente.

Minimal

Arara Noir: Sala de estar  por Hugo Sigaud
Hugo Sigaud

Arara Noir

Hugo Sigaud

Apesar de não seguir o formato mais comum, esta pequena e delicada estante foi desenhada em linhas finas, retas e simples. A peça recebe o nome de Arara Noir e foi confeccionada pelo designer paulista Hugo Sigaud. Este móvel é uma peça básica e conta com três níveis de estantes e uma barra para pendurar roupas. Além de decorar o espaço com seu formato refinado e moderno, ela é muito funcional no papel de armazenar artigos decorativos e também para segurar peças de roupas ou chapéus. Para mais dicas de móveis como este, veja 7 exemplos de estantes incríveis.

Você está em busca de estantes para decorar e organizar sua casa? Qual dessas estantes você usaria no décor do seu cômodo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!