Sala pequena com área de refeições: 8 dicas para aproveitar o espaço ao máximo

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Le charme parisien, bypierrepetit bypierrepetit Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Numa casa pequena ou num apartamento, é normal encontrarmos a sala de estar a partilhar o espaço com a de jantar. Aliás, nos espaços modernos, esta configuração em plano aberto é a mais comum. Esta integração de espaços gera, como é natural, desafios de decoração. Deve haver uma fluidez e harmonia estética no ambiente e há formas de o conseguir. 

Antes de mais, importa saber escolher os móveis e organizá-los de forma a ganhar espaço. Depois, deve-se ter em atenção a escolha da paleta cromática e das texturas. Para o inspirar, escolhemos 8 salas que partilham o espaço com a sala de jantar

Venha vê-las e tome nota!

1. Imprima a sua personalidade através dos acessórios de decoração

O branco é a cor de eleição para os móveis em salas de estar e salas de jantar pequenas. O seu poder de reflectir a luz tende a fazer com que os espaços pareçam maiores. Porém, para evitar criar um espaço estéril e sem vida, é importante introduzirmos elementos que reflictam a nossa personalidade.

A melhor forma de o fazer é através dos acessórios. Seja a arte que escolhe para as paredes, um tapete que saia do comum ou umas almofadas divertidas, escolha peças que dêem vida à atmosfera e que reflictam a sua maneira de ser e estilo de vida. 

- Já leu o nosso artigo sobre o branco? Então, não o perca de vista: A pureza do branco.

2. Cores neutras para a decoração

Os espaços pequenos beneficiam de um estilo de decoração simples: paredes lisas, pisos de madeira e móveis de linhas clean. As cores neutras como o branco, o bege ou o cinza são ideais para espaços pequenos porque lhes emprestam luz e fazem com que pareçam maiores. 

Procure juntar detalhes de interesse à decoração através de candeeiros fora do comum, fotografias pessoais, flores e plantas. 

3. O estilo escandinavo para uma sala de delicada elegância

estilo escandinavo, importado dos países do norte da Europa, é cada vez mais popular ao nível mundial pela sua acessibilidade e elegância. Destaca-se por utilizar cores suaves e por misturá-las com materiais naturais como a madeira.

Quando a sala de estar e a sala de jantar partilham a mesma área é oportuno tentar criar uma divisão entre os espaços. Pode fazê-lo através da disposição dos móveis e dos objectos de decoração. Um tapete na sala, por exemplo, demarca esse ambiente do que lhe está adjacente.

4. Detalhes que proporcionam conforto

O conforto não é dispensável, independentemente do tamanho da divisão em casa. Não se esqueça dos detalhes que consubstanciam esse conforto. Se vai ter apenas um sofá, procure que seja o mais cómodo possível. Se precisa de mais lugares para se sentar, escolha cadeiras em vez de poltronas, mas não se esqueça de lhes pôr uma almofada ou uma mantinha. 

Não se esqueça, ainda, de colocar um espelho numa das paredes para dar dimensão ao espaço e se tiver uma lareira, tanto melhor. Nada como uma lareira para tornar um espaço mais confortável. 

5. Um sofá em L

Um dos móveis que melhor se adapta a uma sala pequena que partilha o espaço com uma zona de refeições é um sofá em L. A sala é um espaço de socialização onde, por norma, recebemos as pessoas. O sofá deve, por isso, ser cómodo e espaçoso. Todavia, não se esqueça de tirar medidas ao espaço antes de ir comprar um sofá para escolher o tamanho perfeito. Lembre-se também de se deitar entre 10 a 15 minutos sobre o sofá para determinar se é confortável. Pergunte, na loja, que cuidados é que o sofá exige, se as almofadas são laváveis e certifique-se de que a cor é versátil para ser fácil de combinar com almofadas e uma otomana.

6. Móveis de tamanho adequado para uma sala pequena

Para maximizar o espaço numa sala pequena e zona de refeições, é importante saber escolher os móveis que têm que ser proporcionais às dimensões da área em que se inserem. Depois de distribuídos, os móveis devem ainda permitir uma fácil circulação no ambiente. 

Os móveis com pés, por exemplo, são mais leves e, como tal, fazem com que o espaço pareça maior e mais arejado. 

7. Detalhes que coordenam a decoração entre a sala de estar e a de jantar

Quando dois ambientes com propósitos diferentes partilham o espaço, a decoração deve contemplar elementos que criem harmonia entre eles. Pode, por exemplo, usar o mesmo tipo de materiais – madeira escura e vidro – para a sua mesa de centro da sala e a mesa da sala de jantar. Visualmente, haverá uma coordenação entre ambas que é mais agradável à vista. 

8. Escolha com cuidado os materiais

Outra forma de obter esse equilíbrio entre ambos os espaços é através das cores. Neste caso, os tons de cinza do sofá repete-se na carpete, nas cadeiras da sala de jantar e nas cortinas, o que dá uma sensação de harmonia a toda a divisão.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista