Uma casa de concreto deslumbrante

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Homify desembarca hoje no México, no Valle do Bravo, no Estado do México, para apresentar uma casa deslumbrante feita de concreto aparente, que explora todo o potencial do local no qual está inserida. O projeto é de autoria do escritório Buro Arquiteturaa, que buscou adaptar  o projeto ao terreno de declive acentuado e aproveitar as vistas para o lago. 

A Casa RR, nas palavras do seu criador, é robusta, porque ela deve resistir ao vento, ela é aberta porque ela deve permitir a entrada de luz natural e do vento, ela é gentil porque deve ser um lar e é rica em sua expressão plástica porque deve erguer-se como única e pessoal. A casa é uma demonstração de liberdade formal e racionalidade arquitetônica e construtiva. O lugar, o terreno, o lago e as árvores é que moldaram o casa do modo como ela se apresenta. O arquiteto apenas interpretou as necessidades do cliente e o edifício é a expressão do modo como estas necessidades se adaptam ao lugar e ao terreno. 

Os espaços sociais e íntimos abrem-se totalmente para a paisagem natural circundante. Mas a Casa RR tem muito mais a lhe mostrar. Portanto, acompanhe-nos neste tour completo pela residência e desvende todos os seus encantos e mistérios. A origem mexicana é a garantia de qualidade desta obra de arte habitável.

Fachada principal

A Casa RR possui 499 m². O programa de necessidades está distribuído em três pavimentos. Esta solução foi a opção mais natural para acomodar o edifício no terreno de topografia bastante inclinada. A entrada principal é feita pelo nível da rua, o nível mais alto. Vista da parte frontal, a casa parece acomodar de forma linear sobre o terreno, como se tivesse crescido em conjunto com a paisagem. Na fachada opaca, destacam-se a cobertura composta de telhas cerâmicas e o painel de madeira, que contrasta com as superfícies de concreto aparente.  

Fachada posterior e paisagismo

A fachada posterior, voltada para os fundos do terreno e para as montanhas circundantes, revela uma casa aberta para o espaço externo. As paredes robustas de concreto aparente dão forma a um imenso paralelepípedo que repousa sobre o terreno semiárido da região. O deck de madeira situado na cobertura do pavimento superior serve como espaço de estar, de lazer e como um mirante privativo, com vista privilegiada para as montanhas e para o lago. 

O paisagismo com vegetação típica do deserto dialoga com a textura áspera das superfícies de concreto da edificação.

Living room

Uma das maiores atrações do local é a vista magnífica para as montanhas do Valle do Bravo e do lago. Esta vista privilegiada e a inclinação natural do terreno nortearam toda a organização espacial da casa. Os espaços sociais, portanto, foram situados no nível mais alto, proporcionando aos moradores vistas espetaculares para a paisagem natural circundante. O living room abre-se completamente para a paisagem, que invade o interior da casa através dos generosos planos de vidro incolor, que percorrem toda a fachada. Apesar do aspecto sóbrio e racional da estrutura de concreto de aparente, no interior da residência predomina uma combinação de materiais naturais, como pedras e madeira. 

Sala de estar

Os espaços sociais estão integrados e voltados para o espaço externo. A paisagem natural é a verdadeira e única protagonista da decoração do ambiente. Na sala de estar, o mobiliário de design contemporâneo e discreto possui cores neutras, que realçam o protagonismo da vista deslumbrante da paisagem montanhosa. O piso de madeira de pinho e a estrutura de madeira aparente da cobertura contrastam com a calidez das paredes de concreto aparente e realçam a sensação de aconchego do ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar esbanja charme e elegância. Um dos destaques do ambiente é a mesa de jantar com tampo de vidro temperado e as cadeiras com estofados em tecido, que agregam conforto e requinte ao ambiente. Um pendente em cristal, a lareira a gás de pedras vulcânicas e uma obra de arte incrementam a decoração do ambiente, tornando-o mais elegante e sofisticado.  

Mais informações sobre projetos de salas de jantar, você encontra aqui.

Dormitório

A Casa RR possui três suítes, que desfrutam de banhos e sacadas exclusivas. Os três dormitórios estão situados no pavimento inferior e também desfrutam de vistas incríveis para as montanhas do Valle do Bravo. O quarto de visitas acomoda duas pessoas. Além do painel de pedras, um armário de madeira e o piso de madeira complementam a composição material do quarto e confere-lhe uma atmosfera rústica e aconchegante. A integração com o espaço externo e a vista espetacular da paisagem natural deixam o ambiente ainda mais acolhedor e relaxante.

Suíte principal

Na suíte principal, elementos em marcenaria e o piso de madeira quebram a a calidez das paredes estruturais em concreto aparente e dão mais personalidade e funcionalidade ao quarto. A cama, cuja cabeceira serve como mesa de trabalho e leitura, está voltada para a paisagem natural. A luz natural abundante invade o ambiente, assim como a paisagem natural e sua beleza exuberante.

Para saber como deixar o seu quarto mais aconchegante, leia este artigo.

Terraço e deck de madeira

Como mencionado anteriormente, a Casa RR foi projetada para se integrar à paisagem e ao terreno inclinado. A casa abre-se completamente para a paisagem natural. O pavimento superior, que abriga os espaços de convivência, disponibiliza também um amplo deck de madeira, que serve de espaço de estar e de mirante, para a contemplação incansável das belezas do entorno do Valle do Bravo. Quando os planos móveis de vidro temperado se abrem, espaço interno e espaço externo se fundem em um único espaço.

Área de lazer

O terraço, situado no pavimento superior, reserva ainda uma atração ainda mais deslumbrante. Além da vista magnífica, os moradores podem desfrutar de uma área de lazer fascinante, situada no terraço. A área de lazer possui uma piscina em forma trapezoidal , com broda praia e borda infinita, que cria a sensação ilusória de água da piscina desaguar no lago cercado pelas montanhas do Valle do Bravo.

A sua casa explora as vistas para a paisagem natural ou para o espaço externo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!