Como Limpar Os Azulejos Da Cozinha | homify

Como Limpar Os Azulejos Da Cozinha

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Cozinhas modernas por homify Moderno
Loading admin actions …

limpeza da cozinha é sempre trabalhosa, especialmente por conta da gordura que se acumula nas superfícies. Revestimentos como azulejos, e especialmente seus rejuntes, demandam uma limpeza mais extensa que nem sempre é bem sucedida. Mas existem várias maneiras relativamente fáceis de se realizar essa limpeza na cozinha. Ela pode ser feita com o auxílio de produtos industriais ou caseiros fáceis de encontrar no mercado. Neste livro de ideias, apresentamos seis limpezas com produtos diferentes e duas dicas valiosas. Depois, é só apreciar a decoração da sua cozinha!

2. Limpeza com detergente

Outro produto industrial que dá conta do recado é o detergente nosso de cada dia. Mas também existem detergentes clorados e especiais para a limpeza de azulejos que têm a vantagem de conservá-los. Tendo em mãos qualquer um desses produtos, sempre na versão neutra, coloque em torno de 10 gotas dele em um litro de água morna. Em seguida, aplique a mistura nos azulejos com um pano macio e enxágue. Espere os azulejos secarem e passe uma flanela neles para aumentar o brilho. 

1. Limpeza com desengordurante

Duplex ME Cozinhas modernas por homify Moderno
homify

Duplex ME

homify

Esta é a melhor alternativa: os produtos desengordurantes disponíveis no mercado costumam ser muito eficientes na limpeza dos azulejos da cozinha, especialmente aqueles engordurados próximos ao fogão. Escolha o desengordurante da sua marca preferida e aplique-o nos azulejos diariamente depois de cozinhar, deixando-o agir por alguns minutos. A etapa seguinte é remover os resíduos dos azulejos com um pano umedecido e depois secá-los.  

Limpe o rejunte com frequência

Apartamento moderno e cheio de personalidade para casal jovem Cozinhas modernas por Studio Elã Moderno
Studio Elã

Apartamento moderno e cheio de personalidade para casal jovem

Studio Elã
Para manter o rejunte do banheiro ou cozinha sempre limpo, limpe com frequência, assim a sujeira e a gordura serão menos resistentes. Ventile os ambientes, o que evita o aparecimento de manchas de bolor e dissipa a gordura de frituras.

Teste os produtos

Projeto Apartamento MF, Recreio dos Bandeirantes, RJ Cozinhas modernas por Rafael Ramos Arquitetura Moderno
Rafael Ramos Arquitetura

Projeto Apartamento MF, Recreio dos Bandeirantes, RJ

Rafael Ramos Arquitetura
Um conselho: antes de começar a limpar o rejunte branco é muito importante testar o produto em uma pequena área, de preferência mais escondida.

4. Limpeza com detergente e vinagre

Também é possível usar produtos industriais e caseiros em uma mesma fórmula. Misture detergente neutro e vinagre em um balde com água morna. Antes de aplicar o produto nos azulejos, limpe o pó deles para que não haja excesso de sujeira na hora de limpar. Para tirar a gordura acumulada, faça movimentos circulares nos azulejos com uma esponja umedecida na mistura. Depois deixe-a agir por cinco minutos e, então, passe um pano limpo e macio nos azulejos.

3. Limpeza com vinagre e limão

Residência Jardim Botânico 02 - Cozinha Gourmet Cozinhas modernas por Adoro Arquitetura Moderno Cerâmica
Adoro Arquitetura

Residência Jardim Botânico 02 – Cozinha Gourmet

Adoro Arquitetura

Mas há quem prefira uma alternativa caseira para a limpeza dos azulejos. Nesse caso, misture uma xícara de vinagre branco e outra de suco de limão puro e coloque a mistura em uma garrafa spray. Aplique-a nos azulejos e, em seguida, esfregue-os com uma esponja macia e depois enxágue-os com água fria.

5. Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto com muitas aplicações, incluindo a limpeza dos azulejos. Faça uma pasta de bicarbonato e água (pode ser substituída por suco de limão), aplique em todos os azulejos e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, utilize uma escova de esfregar roupa para retirar a mistura. Depois, enxágue os azulejos com muita água e seque-os. 

Conselho final

Apartamento Santa Teresa Cozinhas modernas por Atelier CT Moderno
Atelier CT

Apartamento Santa Teresa

Atelier CT
E por último, quando estiver cozinhando, limpe imediatamente sempre que a gordura ou outra substância entrar em contato com o rejunte.

6. Limpeza com amido de milho

Apartamento Assunção I Cozinhas modernas por AZ Arquitetura Moderno
AZ Arquitetura

Apartamento Assunção I

AZ Arquitetura

O amido de milho é especialmente indicado para azulejos brancos, que ficam brilhantes e renovados desde que a aplicação seja frequente. Misture uma colher de sopa do produto com um litro de água, aplique sobre os azulejos e, depois, enxágue-os.

7. Quando os azulejos estão muito engordurados

Um acúmulo maior de gordura e sujeira exige uma limpeza mais intensa e detalhada. Comece pelo rejunte, que é onde a sujeira acumula mais. Se houver muita gordura impregnada, retire-a com um estilete ou palito de churrasco. Se não houver tanto assim, esfregue um produto desengordurante com a ajuda de uma escova de dentes velha. Depois passe o desengordurante por toda a extensão dos azulejos, com movimentos leves de baixo para cima. Deixe-o agir por 10 minutos, passe um pano limpo umedecido nos azulejos para retirar a gordura e outros resíduos e, finalmente, espere os azulejos secarem para passar uma flanela para dar brilho.

Agora, você não quer pensar em limpar azulejos? Que tal apostar em um projeto de cozinha sem azulejos? Você precisa ler então o nosso livro de ideias onde selecionamos cozinhas sem azulejo: mais econômicas, modernas e livres de mofo!


8. Como limpar rejuntes brancos?

Reforma de apartamento - Ateliê Paralelo Cozinhas modernas por Joana França Moderno
Joana França

Reforma de apartamento – Ateliê Paralelo

Joana França

Os rejuntes dos azulejos costumam ficar enegrecidos pelos vapores, pela gordura e outras sujeiras. Se observar que isso acontece com os rejuntes dos azulejos da sua cozinha, não raspe a superfície e passe neles um pincel umedecido com lixívia até que recuperem a cor branca original.

Ao pensar no projeto da sua cozinha, converse com seu designer de interiores ou decorador para que a sua cozinha conte com materiais mais duradouros e fáceis de limpar.

Gostou das dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!