Renove a sua sala com o estilo escandinavo

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Renovar é preciso. A renovação traz mudanças necessárias, nos obriga a ver o mundo de uma forma nova. Nos faz ser vistos de um novo jeito. Mais do que importante, a renovação é fundamental. Nos dá novas escolhas, nos faz repensar trajetos para chegarmos mais longe. Muda nosso costume. Acelera as novidades. Se em todos os aspectos a mudança é importante em nossas vidas. Quando optamos por essa mudança em nosso lar, as formas de enxergar a renovação são mais próximas. Nos cercam. Colocam na rotina as diferenças que trazem. É preciso se permitir a elas. E para ajudar você nesta escolha, hoje falaremos de um estilo de decoração que prima pela simplicidade e bom gosto. E que principalmente traz uma soma perfeita para mudar sua sala de estar: simplicidade e conforto.

O estilo escandinavo, como podemos perceber pelo nome, provém da Escandinávia, região norte da Europa que conta com Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca. O estilo foi popularizado pelo desenhista Carlo Larsson e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. 

A decoração com o estilo escandinavo utiliza muito as cores claras em composições que misturam o moderno e o tradicional. A escolha por tons claros neste estilo se dá por causa da pouca luz presente em meio aos invernos rigorosos na região. Por lá, é comum o sol se pôr muito cedo e as noites serem mais longas. Os tons claros proporcionam um melhor reflexo de luzes no ambiente, tornado o espaço mais aconchegante. Por este fato também é comum que ambiente em estilo escandinavo tenha uma grande quantidade de luminárias espalhadas no ambiente, uma ótima forma de deixar o local criativo e moderno.

Dentre tantas outras qualidades deste ambiente que deixa o lar mais agradável, leve e tranquilo, podemos sempre notar o quanto a simplicidade na decoração permite ao local ser convidativo e confortável. Para aproveitarmos ainda mais estas ideias na decoração do seu lar, convidamos você a conferir conosco alguns projetos excelentes de salas de estar em estilo escandinavo. Todos feitos com muito talento e experiência dos profissionais homify, que deixarão ótimas referências para que você decore o seu lar de um jeito incrível.

Aproveite e inspire-se!

Linhas retas

A decoração com o estilo escandinavo prefere a escolha de móveis com linhas retas e curvas suaves. Esta escolha permite ao ambiente uma sensação mais acolhedora e aconchegante. Móveis com cores claras são a preferência nestas composições. Seja em ambiente amplos ou menores, os móveis devem manter uma boa proximidade uns dos outros. Esta é também uma forma de aquecer o ambiente, já que é comum o clima frio na região escandinava. Neste projeto podemos notar a simplicidade e aconchego na decoração. Um bom exemplo disto, é a escolha do piso em madeira na cor clara, que soma-se perfeitamente ao ambiente e ao móvel de madeira maciça ao fundo do cômodo. 

Luminárias

As luminárias são ótimos objetos que deixam o local com uma decoração mais criativa e alegre. Com a decoração no estilo escandinavo é possível escolher um bom conjunto de luminárias em diferentes espaços do cômodo para que a iluminação d sala esteja sempre confortável e presente em todos os cantos. Este cuidado com a iluminação dá-se, principalmente, por conta da pouca luz natural do dia na Escandinávia. 

Neste projeto, a escolha por um incrível conjunto de luminárias LED embutidas sob placas de gesso, trouxeram uma linda e criativa composição de luzes ao ambiente. Além de fazerem o teto praticamente brilhar no espaço, as luminárias reforçam a boa iluminação do local que escolhe os tons claros como predominantes, como podemos perceber no sofá e cortinas. 

Simplicidade

Um dos adjetivos que mais nos chama a atenção no estilo escandinavo é a simplicidade. Muitas vezes vista como um estilo de vida, a simplicidade está presente em cada objeto que faz parte da decoração no estilo escandinavo. Composições com móveis em tons claros ou em madeira maciça, a predominância do branco no ambiente, cortinas com cores suaves e quadros com molduras escuras são elementos que se somam de forma simples e bem equilibrada neste estilo de decoração. Os quadros, por exemplo, podem ser colocados de forma inclinada na parede, de uma forma despojada e simplista. Para este estilo não necessárias muitas peças decorativas espalhadas no ambiente. O uso de poucos elementos é essencial para que o ambiente valorize a presença da luz natural, algo muito valorizado nestas decorações.

Contrastes simples

Salas de estar escandinavas por BURO'82

Se em alguns ambientes notamos a presença de contrastes com cores fortes e vibrantes, no estilo de decoração escandinava, a decoração com contrastes simples, entre o preto e o branco, é a melhor escolha para valorizar a simplicidade do ambiente. Como dissemos anteriormente, quadros com molduras escuras são perfeitos para valorizar o ambiente em cores claras. Tons de cinza e pastéis também são permitidos nas composições, desde que não mantenham a predominância por cores claras. 

Neste projeto, percebemos a beleza na escolha pelo contraste entre o preto e o branco, presente na parede e na almofada estampada. Na parede lateral, um criativo conjunto de peças brancas na parede cinza serve como forma de organizar o ambiente e trabalhar a tonalidade escolhida para o ambiente. Beleza e elegância com simplicidade, são as melhores definições para esta sala.

Luz natural

Como pudemos ver em projetos anteriores e podemos notar em cada detalhe, a iluminação é muito valorizada na decoração escandinava. Seja por meio do uso de luminárias ou pela presença de janelas e portas amplas, é muito importante que a luz esteja presente no ambiente. Como a Escandinávia é uma região onde a luz natural dura pouquíssimo tempo no dia a dia, é comum a escolha de janelas e portas em tamanho grande. Isto permite que o local receba uma grande quantidade de luz natural. Para isto, as cortinas, quando escolhidas, devem ser em tecidos leves e claros. Não é recomendado o uso de peças pesadas para compor o ambiente.

Colorindo

Se mesmo com os exemplos anteriores que mostra toda a beleza na composição do contraste entre o preto e o branco, você desejar decorar com o estilo escandinavo sem abrir mão das cores, uma boa opção é escolher objetos e móveis de tons claros, como podemos ver neste projeto da designer Tatyana Pichugina. Com a escolha por móveis de cores cinza, branca e a presença delicada do verde claro, a decoração ficou um pouco mais vibrante sem que fuja do estilo escandinavo. A presença sempre importante das luminárias reforça a decoração com beleza, luz e muito bom gosto. 

Gostou das decorações? Você teria uma destas em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!