As 7 melhores plantas para se ter na sala de estar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

As 7 melhores plantas para se ter na sala de estar

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Sala de estar: Salas de estar  por Haus Brasil Arquitetura e Interiores
Loading admin actions …

Estar em meio à natureza traz uma sensação de paz sem igual. Por isso, levar um pedacinho dela para dentro de casa é uma ideia formidável. Não é à toa que ter flores ou um vaso de planta de médio porte no canto da sala de estar deixa o espaço tão mais agradável e cheio de vida.

Não importa o tamanho da sua sala, se você tem a sorte de contar com grandes janelas, escolha as espécies que gostam de luz. A dica é optar pelas folhas mais largas, que acumulam água e não ressecam com facilidade.

Para ajudá-lo a escolher a espécie ideal, esse livro de ideias traz 7 plantas para você ter na sua sala de estar ou se inspirar para criar um bonito jardim de inverno. Confira as sugestões dos arquitetos paisagistas da homify.

3. Mini cactos

Os cactos são recomendados para a decoração do centro de mesa, principalmente os pequenos que não ocupam espaço e requerem pouca manutenção. Eles também ficam lindos nas janelas, prateleiras, escadas, pias e até no banheiro. A escolha do tamanho pode variar de acordo com o espaço disponível na sala de estar.

1. Samambaia

Ateliê do Mestre Cervejeiro: Salas de estar  por Sarau Arquitetura
Sarau Arquitetura

Ateliê do Mestre Cervejeiro

Sarau Arquitetura

A começar pela samambaia, que é uma das plantas mais comuns para ter dentro de casa. Ela é uma planta que se desenvolve com perfeição em um ambiente escuro e você pode criar diferentes arranjos, como colocá-la suspensa no teto sozinha, com mais algumas acompanhando ou fazer uma parede verde. Por conta do seu volume é uma planta que enche a sala de estar de vida.

4. ​Bromélia

Essa também é outra planta perfeita para uma sala com pouca iluminação. A bromélia precisa ficar longe da janela para que a luz do sol não queime a sua folhagem. Também é necessário que seja irrigada frequentemente, a cada dois dias.

2. Dracena

A dracena é considerada uma planta forte, pois sobrevive com níveis de luz muito baixos e suporta bem o ar seco. É importante esperar secar completamente a terra para fazer a próxima rega. Também é uma espécie que se destaca, então colocá-la atrás do sofá com um spot de luz como no exemplo, cria um ambiente sofisticado e elegante.

5. ​Orquídea

Por ser uma planta bastante delicada e elegante, a orquídea combina perfeitamente com qualquer estilo de decoração. Uma escolha certeira para deixar a sua sala de estar renovada. Só vai ter que escolher entre mais de 100 espécies que vai encontrar no Brasil. Mas certamente, em uma boa floricultura ou em um orquidário você vai receber as orientações para escolher a espécie de orquídea que melhor se adapta ao seu ambiente.

6. Palmeira-ráfia

Essa planta possui caules finos e longos. De crescimento lento, a palmeira-ráfia leva uma inspiração oriental e ao mesmo tempo tropical para a decoração da sala de estar. Para cuidar com carinho, mantenha o seu cultivo longe da luz solar e regue semanalmente.

7. ​Bambu da sorte

Segundo a filosofia do Feng Shui, essa é uma planta que traz boas energias, por isso vale a pena tê-la na sala de estar. Ele também tem o poder de deixar o ambiente mais agradável e com a sensação de frescor. Você precisa ter o cuidado de regar constantemente para que o seu bambu fique sempre lindo.

Mais dicas de plantas para ter na sala de estar

Decoração de Interiores: Salas de estar  por Arquiteta Joana Monteiro
Arquiteta Joana Monteiro

Decoração de Interiores

Arquiteta Joana Monteiro

Além dessas espécies que você já conferiu, há várias outras que se adaptam bem dentro de casa, ornamentando lindamente a sua sala de estar ou jardim de inverno. Veja mais algumas ideias:

Jiboia

A jiboia é uma planta trepadeira de folhas largas e arredondadas com um lindo tom de verde. Sua manutenção é simples e ela cresce rápido, seja à meia sombra ou pegando sol direto. Essa é uma planta ótima para a composição de paredes verdes e para deixar crescer ao lado de estantes.

Costela de Adão

Essa folhagem tem folhas grandes, largas e com aberturas nas laterais, caracterizando uma costela. Também é uma das mais usadas plantas para sala de estar e não há segredo para preservá-las. Ela fica bem em meia sombra, com regas espaçadas e, para que o verde das folhas mantenha-se sempre vivo, é recomendado limpá-las com um pano úmido para remover a poeira.

Espada-de-são-jorge

Outra espécie de planta muito popular por conta da sua beleza e facilidade de cultivo é a espada-de-são-jorge. Ela também tem o grande benefício de purificar o ar do ambiente, absorvendo os metais pesados e devolvendo a puro. Por conta dessa característica é popularmente usada na entrada da casa para proteger contra as más energias.

Ripsalis

Essa é uma planta de aparência diferente, com folhas que se parecem com palitinhos pendentes. Seu nome popular é cacto macarrão. Ela fica bem sobre cômodas, mesinhas, estantes e combina com quaisquer outras espécies de plantas para sala de estar.

Signônio

Essa também é uma folhagem de folhas com três pontas. Conforme vão ficando mais velhas, as folhas alteram de cor, ficando mais esbranquiçadas. Oferecem um bom volume e ficam bem em grandes vasos ou na composição de paredes vivas.

Jardim vertical com musgo moss

Para finalizar, uma ideia simples e encantadora que certamente vai transformar o visual da sua sala. Você pode contratar uma empresa especializada, como a Vertical Garden, para montar uma parede viva na sua casa utilizando a beleza da planta musgo moss.

Ele não necessita de irrigação, iluminação natural nem ventilação especial. Ou seja, não tem manutenção. Também é uma espécie que vive bastante, é fácil de ser instalada, não atrai insetos, aceita bem as mudanças climáticas e cria uma barreira de som entre as paredes. Pode ser a escolha perfeita para você.

Continue a sua leitura, acesse: 25 ideias de quadros vivos, mini hortas e jardins verticais para a sua casa.

Qual é a sua planta favorita? Deixe o seu comentário.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!