Dicas de limpeza de última hora!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Você precisa ou gosta de limpar sua casa sozinha, mas não tem muito tempo para executar essa tarefa, além disso, tem uma vida muito corrida, um monte de coisas para fazer e ainda tem aquela questão: como faço para limpar rápido a minha casa? A maioria das pessoas, principalmente a que trabalham fora e têm pouco tempo para os afazeres domésticos, buscam alternativas e soluções práticas para a limpeza do lar.

Quando se trata de limpeza e organização, todo mundo tem alguns costumes. Porém, é importante também prezar por alguns hábitos que deixem a casa sempre menos bagunçada, o que facilitará na hora de limpar e organizar. Se você faz a limpeza uma ou duas vezes na semana, nos outros dias tente manter os cômodos limpos sem acumular sujeira fazendo algumas limpezas pequenas.

Confira algumas dicas de limpeza de última hora, mas não esqueça depois de lavar a louça, por exemplo. Mantenha sempre sua casa limpa e organizada!

Lavar os pratos sujos

Cozinhas rústicas por Fabio Carria
Fabio Carria

Vista della cucina

Fabio Carria

Uma maneira rápida de limpar a cozinhar, por exemplo, é colocar a louça suja em uma bacia com detergente e água e ponha a bacia dentro da cuba da pia ou na área de serviço. Limpe a pia, as bancadas e o fogão, recolha o lixo e limpe o piso. E num passe de mágica a sua cozinha estará limpa!

Limpar superfícies

Passe uma vassoura ou aspirador de pó no chão e nas cortinas, utilize uma flanela úmida para tirar o pó dos móveis e objetos e termine com um pano úmido no chão. Limpe a bagunça no sofá. Você atirou a sua jaqueta no braço do sofá quando chegou em casa ontem? Pendure-a no cabideiro! Coloque papéis em uma gaveta ou na cômoda e recicle todos os papéis soltos. O projeto da foto foi desenvolvido pela arquiteta, Camila Bruzamolin, localizada em Curitiba.

Espanar a TV

Ajuda se você recolher todos os objetos espalhados e colocar em uma sacola. Arrume as almofadas e cortinas, limpe o piso e depois retire o pó com um pano de microfibra ou espanador eletrostático, que não solta o pó. O primeiro passo para arrumar a sala é guardar tudo no lugar certo – almofadas, revistas, controles remotos e chaves. 

Banheiro limpo e perfumado

Projeto Cobertura : Banheiros modernos por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Projeto Cobertura

Laura Santos Design

No banheiro, o essencial é lavar o vaso sanitário com a bucha apropriada para isso e um pouco de sabão em pó, mas na falta de tempo: recolha o lixo, limpe o piso, limpe a bancada e o vaso sanitário, utilize um borrifador com 500 ml de água e 8 gotas de detergente para não precisar enxaguar. E em 10 minutos o banheiro estará limpo e pronto para ser usado.

Limpeza da sala

Evite comer em outros lugares que não seja a cozinha ou sala de jantar para que seja mais fácil de enxergar a sujeira e limpar logo após a refeição. Comer e beber no sofá da sala, por exemplo, pode deixar alguns rastros que dificultam a faxina. Tenha o costume de sempre limpar o local onde comeu e sua casa ficará limpa por mais tempo. Mantenha sua sala sempre limpar e retire o pó com ajuda de um aspirador. 

Quarto organizado

No quarto, a primeira coisa a se fazer é arrumar a cama; depois, guarde as roupas, sapatos e bolsas nos seus lugares. Você limpou a sala, então da mesma forma, faça a limpeza de cima para baixo: primeiro tire o pó dos móveis e depois, varra e passe um pano levemente úmido. O mais importante é a sua cama não ter nada em cima e ter tudo no lugar, ou seja, nada de roupa em cima da cama.

Objetos brilhantes

Apartamento IC: Terraços  por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

Apartamento IC

Bastos & Duarte

Essas sugestões podem não adiantar muito se você segui-las, mas os outros habitantes da casa não o fizerem. Por isso, procure orientá-los e encorajar estes hábitos inteligentes. Assim, seu lar fica sempre limpo e arrumado e você gasta menos tempo sofrendo para remover a sujeira e organizar a bagunça. E se você tiver objetos de decoração, por exemplo, nunca esqueça de retirar o pó.

Limpeza em 10 minutos

Apartamento IC: Terraços  por Bastos & Duarte
Bastos & Duarte

Apartamento IC

Bastos & Duarte

Então você já sabe: numa situação de “urgência”, ou quando a correria estiver muito grande, você pode arrumar sua casa gastando cerca de 10 minutos em cada cômodo – ou, se for o caso, arrumando somente a parte da casa que estiver mais bagunçada em 10 minutos.

Mas, vale ressaltar, é muito importante que seja reservado um dia na semana, quinzena ou mês, para fazer uma faxina mais pesada, dar mais atenção aos detalhes, por exemplo, rodapé, enfeites, lustre, ventilador de teto, etc… O ideal é você sempre manter a manutenção da limpeza do seu lar!

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!