O que é um microloft?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O microloft é um estilo de residência moderna que consiste num espaço aberto, ou seja, não necessita de paredes para separar os ambientes. Caso você seja solteiro, sabe bem de todas as dificuldades em morar sozinho, principalmente quando isto acontece em um apartamento pequeno, não é nada fácil. Se você mora em um loft é preciso saber aproveitar cada cantinho para delimitar os ambientes . Além disso, é importante manter a organização e praticidade nos espaços para não deixar a bagunça tomar conta.

Nascido em Nova York (EUA) na década de 60, os lofts continuam atuais e modernos. Afinal, este tipo de moradia não tem quase paredes e integra os ambientes de forma descolada e cativa quem vive sozinho. 

Mais de 50 anos depois, o microloft se consagrou como um tipo de apartamento que tem praticidade e estilo de sobra. Se você vive em um ou já pensou em derrubar as paredes do seu apê, vai adorar saber que, com truques de decoração, dá para delimitar o espaço.

Confira como aproveitar e decorar o seu microloft!

Faça melhor proveito do seu microloft

Dentro do microloft, tudo está sempre à vista. Para que a casa não pareça confusa ou desarrumada, é importante pensar em armários que guardem os objeto do dia a dia. Além disso, investir na integração dos ambientes é algo interessante, isto ocorre com a finalidade de aumentar a área útil dos apartamentos, principalmente se forem pequenos, no caso dos lofts é ideal integrar os ambientes, até mesmo os quartos. 

Use unidades multifuncionais

Para deixar clara a integração no loft, o mais indicado é optar por um mesmo revestimento para todo o piso e a mesma cor para as paredes. Mesmo assim, é possível definir cada espaço com a marcação de tons e texturas. Para o projeto ganhar personalidade, brinque com a escolha de uma cor em evidência ou um revestimento diferente para o balcão e uma parte do piso que você queira destacar.

A dica para decoração de Loft pequeno, quarto e a sala podem ser integrados, esta famosa composição é interessante e charmosa, sem invadir a sua privacidade. Com algumas luminárias nos lugares certos, você terá uma boa sensação de conforto.

Cama em um sótão

Mas, para ficar bacana é preciso originalidade para saber dividir os ambientes de maneira harmoniosa, ganhando privacidade em alguns ambientes, como cozinha e banheiro, até para evitar que o cheiro dos alimentos sendo preparados se espalhe pelos demais cômodos ou que o vapor do chuveiro estrague algum quadro da parede. 

Ambientes integrados

JC 201 | reforma de interiores: Quartos  por .Villa arquitetura e algo mais
.Villa arquitetura e algo mais

JC 201 | reforma de interiores

.Villa arquitetura e algo mais

Pé-direito alto, grandes janelas e dormitório preferencialmente localizado no mezanino são algumas das características dos lofts, assim como tijolos e tubulações elétricas aparentes. Mas todo projeto pode – e deve – ser customizado de acordo com o cliente e nada impede o uso de pisos sofisticados, iluminação projetada e objetos decorativos que deixam o local com a sua personalidade. O projeto da foto foi desenvolvido pelo escritório .Villa Arquitetura e Algo Mais, localizado em Porto Alegre, RS.

Criar a sensação de loft

Quartos  por .8 / TENHACHI

Um microloft é um espaço ideal para projetar um estilo minimalista e moderno. A simplicidade e a escolha de cores claras são alguns dos aspectos que caracterizam este estilo decorativo. No caso dos móveis com tonalidades que sejam queimadas ou caramelo são ótimas alternativas, estes móveis conferem para o microloft maior aconchego, por isso é uma aposta certa e que pode o diferencial no seu espaço. 

Cores

Para decorar o seu loft, comece por escolher as cores mais favorecedoras para as paredes. Existe sempre a possibilidade de dar um toque de cor aos espaços e a melhor opção para um loft é dar protagonismo a uma das paredes pintado-a numa cor escura. Além disso, o contraste com as restantes paredes é surpreendente e, ao mesmo tempo, a habitação ganha vivacidade, pois praticamente o seu espaço não tem divisórias. 

Cama com armazenamento prático

Preste atenção à divisão do espaço e decida se quer criar divisões novas ou estabelecer a separação entre elas. A decoração de um loft neste sentido permite utilizar uma infinidade de estilos, desenhos de mobiliário e objetos para separar os espaços. Você também pode utilizar uma cama com armazenamento prático ou uma escada funcional para guardar livros e objetos decorativos. 

Plantas na vertical e mobiliário

Apartamento | Cobertura: Terraços  por Piacesi Arquitetos
Piacesi Arquitetos

Apartamento | Cobertura

Piacesi Arquitetos

Quanto ao mobiliário, é aconselhável optar por móveis que sejam práticos, que sirvam para manter todas as coisas bem ordenadas e guardadas, mas, por sua vez, sem sobrecarregar demasiado o espaço. Parece complicado, mas uma forma simples de o conseguir é colocar móveis verticais altos nas esquinas das divisões e, ao centro colocar móveis mais baixos como o sofá, as poltronas, a mesa de centro e mesa e cadeiras no caso de ser uma sala de jantar, enquanto que armários, estantes, livrarias e móveis de armazenamento devem estar nas paredes. E para finalizar a decoração, invista em uma parede verde, ou seja, um lindo jardim na vertical, assim o seu loft ficará charmoso e agradável. 

E aí?! Gostou do artigo sobre microloft? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!