Apê inova com cogobós e guitarra!

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Elemento bastante presente nas obras de Niemeyer, Lúcio Costa e de grandes nomes da arquitetura da metade do século passado, os cobogós estão de volta não somente nas fachadas, mas na divisão de espaços internos, conferindo um charme único aos ambientes e um jogo de luz e sombra surpreendente. Os cobogós surgiram inspirados nas tramas vazadas de madeira, os muxarabiês, elemento da arquitetura tradicional moura, que por aqui sofreu algumas adaptações e ganhou nova configuração e nome, mas manteve sua função de dar maior privacidade ao interior das casas, sem comprometer a luminosidade e a visão do espaço exterior. Porém, aos poucos esses elementos vazados deixaram de embelezar as fachadas e migraram para os ambientes internos, onde têm ganhado cada vez mais importância.

Sabendo e aproveitando-se das suas vantagens, o estúdio Sesso & Dalanezi fez do cobogó cerâmico o protagonista do projeto de interiores de um apartamento compacto e ideal para o dia-a-dia e para receber amigos e familiares com conforto e requinte.

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto surpreendente e inovador que comprova que uma moradia é tão acolhedora e agradável quanto o desejo dos seus moradores de acolherem e receberem bem amigos e convidados. 

Living room

Brooklin | Decorados: Salas de estar modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

Nosso tour pelo apartamento começa no living room, que integra a sala de TV, a sala de jantar, cozinha e sala de estar, situada na sacada, em um mesmo ambiente. A integração espacial permitiu a criação de um espaço contínuo e fluído que aproveitou bem o espaço útil e a luz natural, que adentra os ambientes internos devido à ampla abertura da sacada e ao predomínio de superfícies brancas que contribuem para a difusão da luz natural. O piso de madeira, que se estende pelo living room reforça a sensação de integração espacial e torna os ambientes mais aconchegantes.

Sacada

Brooklin | Decorados: Terraços  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

Uma das soluções mais criativas e vantajosas adotadas pelo projeto de interiores do estúdio Sesso & Dalanezi foi aproveitar o espaço da sacada como espaço social, integrando-a aos demais ambientes e ganhando mais uma área útil e de convívio social. Esta solução, além de otimizar o uso do espaço da sacada como área de convivência, resultou na liberação de mais espaço para o living room, que se estendeu para a sacada e desta forma ficou mais amplo e confortável. A sacada foi convertida em uma sala de estar, com piso de madeira e móveis em marcenaria. Além disto, para garantir maior conforto e privacidade, a área da sacada foi fechada com planos de vidro temperado.

Elementos vazados

Brooklin | Decorados: Parede e pavimento  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

O living room foi separado do home-office através de uma parede vazada composta de blocos de cobogós, que permitem a passagem na luz e da ventilação, mas ao mesmo tempo dividem o espaço social do home-office, conferindo-lhe maior privacidade. Neste exemplo, os cobogós são feitos de material cerâmico e além de protegerem o ambiente do home-office, produzem um efeito de luz e sombra surpreendente e tornam o ambiente mais personalizado e sofisticado.

Para obter mais informações sobre projetos de interiores com elementos vazados, leia este artigo.

Sala de estar

Brooklin | Decorados: Cozinhas modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

A cor azul dá identidade aos espaços sociais. Na sala de estar, elementos em marcenaria, como o painel de madeira talhada e o aparador com acabamento em laca branca, que serve também de rack, tornam o living room mais acolhedor e funcional. O piso de madeira é interrompido na cozinha, que ganhou piso cerâmico, na cor cinza. 

Home-office

Brooklin | Decorados: Escritórios  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

O home-office ganhou uma decoração personalizada com os objetos pessoais dos moradores, como as duas guitarras emolduradas em nichos, que dão identidade ao ambiente, que conta ainda com mesa de trabalho de madeira, duas cadeiras acrílicas com pés de apoio metálicos, um sofá cama, cortinas na cor bege e paredes azuis, que conferem uma atmosfera despojada e alegre. Além disto, o home-office, em circunstâncias especiais, pode ser utilizado como quarto de hóspede, agregando versatilidade e funcionalidade ao home-office.

Sala de jantar

Brooklin | Decorados: Salas de jantar modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

A sala de estar é composta de mesa de jantar circular, a famosa mesa Tulipa, desenhada por Eero Saarinen em 1956, com sua forma orgânica, elegante e de design atemporal, feita de estrutura de alumínio com pintura PU branca e tampo de madeira Imbuia com pintura Pu branca, de conjunto de cadeiras com estrutura em madeira maciça, de um amplo painel espelhado, que amplia a sensação de profundidade espacial da sala de jantar, de uma tela suspensa na parede de cor azul e de luminária com cúpulas de tecido.

Cozinha

Brooklin | Decorados: Cozinhas modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

Na cozinha em estilo americano priorizou-se a funcionalidade e a praticidade. Portanto, o projeto buscou a funcionalidade dos armários planejados de madeira e feitos sob medida. O revestimento cerâmico foi escolhido tanto para o piso quanto para as paredes. A integração com a área de serviço tornou- a cozinha mais ampla e bem iluminada, além de assegurar sua versatilidade e funcionalidade.

Banheiro

Brooklin | Decorados: Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

No banheiro se destacam os materiais de acabamentos e revestimentos, como o revestimento cimentício da área do box do chuveiro, combinado com revestimento cerâmico, que imita tijolinhos, e o amplo painel de espelhos que reveste a parede do lavatório, que além de ampliar a sensação de profundidade do ambiente, dá um toque de elegância e sofisticação ao ambiente. Uma banqueta de madeira, sob a pia, serve para o armazenamento de toalhas e complementa a decoração do banheiro.

Suíte principal

Brooklin | Decorados: Quartos  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

Na suíte ao invés de cores vibrantes, como as presentes no living room, optou-se por cores mais neutras e tons sóbrios, que estimulam o relaxamento e o descanso. A suíte ganhou portanto um amplo painel de madeira talhada, uma cabeceira estofada, na cor marrom, nichos em madeira, para o armazenamento de objetos decorativos, um painel de espelho e cortinas na cor bege, que criam um ambiente aconchegante e elegante, que estimula a introspeção e a intimidade.

Detalhe: portas espelhadas

Brooklin | Decorados: Quarto  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

De modo geral, neste projeto os espelhos foram bastante utilizados para criar a sensação de ampliação da profundidade espacial dos ambientes, como na suíte, na qual as portas do closet e a parte superior da parede da cabeceira da cama foram revestidos de espelhos, que além da funcionalidade, emprestou suas qualidades estéticas ao ambiente, tornando-o mais elegante e sofisticado. 

Para obter mais informações sobre projetos de quartos, basta acessar nossa sessão especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

O que você achou do uso de cobogós na decoração deste apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!