Como evitar acidentes domésticos na terceira idade

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cuidado, carinho e companhia. Conviver com uma pessoa de terceira idade traz atenções que contribuem para sermos uma pessoa melhor. O cuidado que recebemos ao longo da vida agora é direcionado para que as pessoas próximas a nós, já em idade avançada, possam receber o máximo de conforto e atenção no dia a dia. Assim como todas as coisas da vida, o desgaste do tempo também chega ao corpo humano. A dificuldade nas articulações, as dores constantes e o andar mais calmo, trazem um ritmo mais lento à rotina das pessoas idosas. Para que este ritmo seja sempre saudável, devemos nos atentar para qualquer possibilidade de qualquer acidente que possa ocorrer com um idoso. Se o ritmo na rotina é um pouco mais lento, a recuperação em um acidente pode comprometer muito este ritmo. 

Na decoração do lar, os cuidados com alguns detalhes fazem toda a diferença na prevenção de acidentes com pessoas de terceira idade. Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para que nossos vovôs, vovós, pais ou mães estejam sempre felizes e protegidos no nosso cuidado. A retribuição com um sorriso gostoso e o carinho das boas histórias certamente chegarão até você. E não há nada mais gostoso do que ouvir histórias que têm uma ligação muito íntima com nós.

Portanto, para que o seu dia a dia com um idoso seja sempre de boas histórias, convidamos você a ver conosco algumas dicas que devemos tomar na decoração do lar a fim de evitar os acidentes domésticos na terceira idade. Anote algumas sugestões e faça adequações à sua decoração para trazer mais segurança e carinho ao seu lar. Temos certeza que estes cuidados valerão muito a pena e o carinho será recompensado. 

Aproveite e inspire-se! 

Camas mais baixas

É muito comum que o tempo traga desgastes contínuos para o nosso corpo. O cansaço é mais frequente e a respiração mais devagar do que estávamos acostumados. E é preciso ter em mente estas condições para que uma pessoa de terceira idade possa ter um descanso perfeito no dia a dia. Na escolha da cama, prefira móveis com uma altura entre 50 e 55 cm para que, ao levantar, o idoso alcance facilmente e o solo para ter mais segurança e firmeza nas pernas. Os colchões também deverão ser macios e antialérgicos. Para a decoração, consulte o idoso e, se possível, opte por cores mais alegres, que irão estimular maior energia à rotina da pessoa.

Escadas

Recanto ao natural: Corredores e halls de entrada  por Paulinho Peres Group
Paulinho Peres Group

Recanto ao natural

Paulinho Peres Group

Se as escadas já demandam muito cuidado para o nosso dia a dia, para pessoas de terceira idade, são elementos críticos quanto aos cuidados que cercam o uso diário no deslocamento. Por isso, sempre mantenha corrimões nas escadas e, se possível, coloque itens antiderrapantes nos degraus. Luzes sinalizadores em LED podem ajudar no cuidado, especialmente a noite, e além de segurança, proporcionam um efeito moderno e elegante com a utilização de mangueiras com luminárias em LED. Uma iluminação mais forte no começo, meio e fim da escadaria também são ótimas soluções para a prevenção de acidentes. 

Neste projeto, a beleza e a segurança da escadaria são completas com o uso de LED e corrimãos. O projeto é do escritório Paulinho Peres Group, de São Leopoldo (RS).

Móveis arredondados

Quinas e pontas de móveis são muito perigosos na rotina doméstica. Não é incomum que o nosso dedinho do pé encontre a quina de um móvel e nos cause uma dor inenarrável. O quadril é outra região que costuma sofrer com os choques do corpo com as quinas dos móveis. Uma alternativa para evitar que os idosos do lar sofram com este tipo de acidente é optar por mesas, racks e outros móveis que tenham as pontas arredondadas. Móveis em estilo moderno ou a solução mais econômica com o uso de borrachas de proteção são as alternativas que você poderá encontrar facilmente para evitar estes impactos.

Iluminação

Cozinhas modernas por LUSIARTE
LUSIARTE

Villa d exception

LUSIARTE

Planejar uma iluminação especial é também necessário para evitar acidentes, especialmente ao anoitecer. Uma boa distribuição de luminárias embutidas no teto permite uma iluminação uniforme e bem clara no ambiente. Os interruptores também merecem uma atenção especial e deverão ser posicionados em alturas mais baixas e locais de fácil acesso. Uma boa solução como podemos ver neste projeto, é a utilização de mangueiras com lâmpadas em LED nos balcões e divisórias da casa. Isto permitirá uma boa sinalização noturna e evitará acidentes na cozinha. O uso de lâmpadas LED é muito eficiente na decoração, já que são mais econômicas e podem trazer efeitos com cores ao lar.

Ventilação

Um ambiente bem arejado é fundamental para a saúde dos idosos. Por isso, longas janelas e portas são fundamentais para o ambiente onde eles estão. Um ambiente bem arejado evita o acúmulo de umidade e trazem a sensação de bem estar. No entanto, lembre-se de manter as janelas abertas apenas ao longo do dia, fechando-as quando a noite cair, para evitar a presença de insetos e um ambiente demasiadamente frio.

Prateleiras

A indicação para o uso de prateleiras é de que elas sempre estejam em uma altura regular para o manuseio rotineiro. Ou seja, nem muito altas e nem muito baixas, a fim de evitar grandes movimentações para o alcance de objetos. Prefira a instalação de prateleiras na altura dos ombros e escolha prateleiras que sejam mais largas. Uma boa alternativa para substituir as prateleiras na decoração com quadros é a utilização de velcro ou fitas adesivas nas paredes, que não trazem furos às paredes e facilitam a limpeza destes objetos decorativos.

Poltronas

O uso das poltronas, além de conforto trazem mais segurança para o uso diário dos idosos. Com espaço confortável e baixa altura para manter os pés apoiados no chão, o uso das poltronas com braços largos facilita também o ato de sentar e levantar do móvel com mais segurança. Para uma boa composição confortável com as poltronas, utilize revisteiros e prateleiras com livros com um fácil alcance. Além de facilitar a rotina das pessoas de terceira idade no seu lar, um conjunto entre poltronas e sofás deixarão o ambiente mais elegante.

Tapetes no banheiro

No banheiro, evite o uso de tapetes pequenos que possam ficar enroscados nos pés e, assim, levar a tropeços e quedas. Opte por um piso antiderrapante e sempre tenha no ambiente um par de chinelos emborrachados para o uso no banho. 

E você, tem alguma dica de cuidados?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!