Como aproveitar a iluminação natural no banheiro

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Começar bem o dia faz toda a diferença. E se tem algo que valorizamos muito no nosso dia a dia, é a presença do sol que desperta os passarinhos nas árvores e invade pouco a pouco o nosso lar. A energia da luz natural é, sem dúvidas, algo revigorante. Se as plantas precisam do contato diário dos raios do sol para que produzam mais energia, para nós o contato solar não deixa de ser menos benéfico. Um dia que começa bonito e com boas sensações, tem muito mais chances de terminar bem.

E falando em sensações, se existe um lugar onde procuramos nos revigorar e nos preparar para um novo dia, é o banheiro. É lá, na maioria das vezes, o primeiro lugar que visitamos logo que acordamos. E é lá também o local onde relaxamos o corpo após um dia de muitas tarefas. Por isso, ter um banheiro confortável e relaxante é fundamental. E há um detalhe fundamental para o qual devemos nos atentar para que este conforto seja ideal: ela mesma, a luz natural que inundou o comecinho do nosso artigo.

A luz natural é um benefício que deve ser utilizado sem moderação no banheiro. Com ela, além de economizarmos no consumo de energia elétrica, proporcionamos um ambiente mais vivo ao banheiro. A luz natural beneficia o espaço para a decoração com plantas, por exemplo, além de ser uma ótima forma de reforçar a luz nos momentos de maquiagem e fazer a barba.

Para que você aproveite ainda melhor este recurso no seu espaço, mostraremos a seguir algumas dicas excelentes para que o seu banheiro fiquei ainda mais bem iluminado e, com isso, mais confortável. Veja como as excelentes soluções profissionais foram capazes de transformar os ambientes nos mais diferentes tamanhos, com o uso inteligente de cores e elementos decorativos. 

Aproveite mais este ótimo artigo e vamos seguir juntos para ver algumas ótimas ideias para se inspirar!

Aproveitando toda a luz

Se você mora em uma casa com sótão, está acostumado a ver as paredes do teto inclinadas de uma forma triangular. Este tipo de arquitetura, embora ofereça um espaço menor, é beneficiado pela posição em que aproveita a luz natural de uma forma muito melhor. Instalar janelas no teto inclinada em uma posição estrategicamente direcionado para o local onde está a pia fará com que o seu espaço receba uma iluminação natural perfeita durante o dia. A ideia de um teto inclinado pode ser considerada no seu novo lar, por exemplo, onde você poderá consultar um bom arquiteto que dará opções excelentes para que a luz invada o seu banheiro e deixe a decoração ainda mais valorizada.

Janelas amplas

Se você tem a opção de redesenhar a estrutura da parede do seu banheiro com a consultoria de um profissional, a opção de colocar uma janela ampla e horizontal irá promover ótimas melhores no pequeno cômodo.  Desenhe um espaço onde a janela fique ampla e próxima, permitindo a entrada de luz na direção do box e pia. Para controlar a quantidade de luz no espaço, você poderá utilizar cortinas persianas de madeira, como podemos ver no lindo projeto da imagem. O resultado será um ambiente mais fresquinho, melhor iluminado e mais econômico a longo prazo. 

Pequenas janelas

Se você prefere optar pela escolha de pequenas janelas para aproveitar a iluminação natural, uma boa escolha são as peças mais alongadas, vendidas muitas vezes em um par de estruturas com abertura de correr. Neste belo projeto, a posição da janela foi cuidadosamente escolhida para que a luz penetrasse no espaço de banho e no balcão próximo ao espelho. O uso de cortinas brancas em tecido leve deu maior delicadeza ao espaço e possibilita uma boa iluminação natural mesmo com as cortinas fechadas. No espelho, a luz de LED embutida deu um efeito ótimo à parede, contornado os espaços e deixando o ambiente mais aconchegante. 

Cortinas longas

O uso de cortinas é realmente uma excelente forma de valorizar a delicadeza do ambiente. Como dissemos anteriormente, cortinas em cores claras permitem uma melhor iluminação do ambiente, mesmo que sejam utilizadas de forma fechada. Neste lindo projeto, a decoração rústica deixou o ambiente muito charmoso e delicado. O espaço para o banho foi estruturado em um patamar pouco mais alto, trazendo uma divisão ótimas ao ambiente. Na área do lavabo, a grande janela permite que a iluminação natural favoreça a beleza dos tons de madeira em todo o espaço. As cortinas grandes e alongadas, foram posicionadas por um varão sobre as janelas, reforçando a beleza simplista do local.

Portas de vidro

Banheiros projetados para serem fora da casa permitem um pouco mais de ousadia na decoração do espaço. Para estes locais, o uso de portas de vidro podem beneficiar todo o espaço, dando muito mais charme ao ambiente. Neste projeto com detalhes clássicos, criado pela dupla de arquitetos Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes, de São Paulo (SP), o uso da porta de vidro realçou de uma maneira singular a pintura rosa das paredes, fazendo com que o banheiro em formato alongado ganhasse uma vibração colorida e criativa. Para os detalhes, o espelho e a torneira muito elegantes trazem um complemento excelente à decoração. A presença do espelho auxilia a luz natural a ficar ainda melhor distribuída por todo o espaço, e o brilho da grande pia de mármore branco deixa o ambiente ainda mais charmoso.

Pequena janela elegante

Apartamento Lourdes - Caxias do Sul: Banheiros clássicos por Fabris Franco Arquitetura
Fabris Franco Arquitetura

Apartamento Lourdes – Caxias do Sul

Fabris Franco Arquitetura

Se você não tem a possibilidade de fazer grandes aberturas na parede do seu banheiro, posicionar uma janela no local próximo ao lavabo permitirá que o ar fique mais fresco, evitando odores no ambiente. Para este belo projeto, o escritório Fabris Franco, de Caxias do Sul (RS), escolheu um lindo papel de parede com uma textura elegante para combinar com as peças de mármore desenhado. A cortina mais uma vez merece o nosso destaque, com sua utilização amarrada e de um tecido leve, que permite a melhor iluminação natural do ambiente. 

Box transparente

Quando a janela do banheiro é posicionada na parede onde está o chuveiro, o ideal é escolher uma posição do objeto que permita à luz ser refletida no espelho, clareando outros pontos do cômodo. Para isto, é necessário a utilização de um box transparente, para que a luz natural não fique restrita apenas à área do banho. Neste projeto, a arquiteta Eliane Mesquita, de São Paulo (SP), soube utilizar muito bem este truque para valorizar a iluminação natural no pequeno, mas lindo banheiro que tem nos tons claros a facilidade para deixar o local mais claro. 

E você, qual dica tem para melhorar a iluminação do banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!