5 dicas de como cuidar das suas plantas dentro de casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Apê - Igloo Vila Olímpia, Aurora Interiores e Paisagismo Aurora Interiores e Paisagismo Salas de estar escandinavas
Loading admin actions …

Ter um jardim no quintal de casa é um sonho que poucos conseguem realizar. Afinal, quem vive nas grandes cidades acaba escolhendo os apartamentos – uma alternativa econômica e, principalmente segura. No entanto, não importa o tamanho da sua habitação, pois é possível criar um cantinho verde na cozinha, na sala de estar, na sala de jantar, no banheiro ou qualquer outro ambiente.

Depois que escolher a espécie certa para decorar o interior da sua residência, agora é o momento de saber como cuidar das flores e das plantas. Por exemplo, os cactos e as suculentas, exigem regas pouco frequentes.

Por isso, hoje selecionamos 5 dicas para conservar a saúde e a boa aparência das plantas dentro da sua casa ou apartamento. 

1. Escolha a localização adequada para a planta

Você pode imaginar uma mesinha de canto ou uma bancada de metal onde determinado vaso de planta ficaria perfeito, mas antes é preciso pensar e ajustar as coisas de acordo com as necessidades de cada espécie. Primeiro é necessário encontrar um local com ótima luminosidade.

Dica: coloque as plantas na janela, mas sem as cortinas - isso pode dificultar a regulação da temperatura.

2. Fertilize cada planta

É recomendado fertilizar plantas mantidas em vasos. Você pode comprar um fertilizante solúvel e misturá-lo à água antes de regar. Ele pode ser aplicado uma ou duas vezes durante o período de crescimento da planta.

Dica: escolha o fertilizante de acordo com a planta.

3. Dê às plantas a quantidade certa de água

Seja pelo excesso ou pela falta, a água é a principal causa de morte entre as plantas e flores. Faça a rega de acordo com a necessidade da espécie. 

Dica: o solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Por outro lado, ele nunca deve ficar seco a ponto de esfarelar-se entre os seus dedos.

4. Proteger das pragas e da poeira

Com o passar do tempo, as plantas podem ganhar um aspecto doente e feio, resultado do acúmulo de poeira ou picada de insetos. Você pode evitar limpando as folhas com um pano macio embebido em algum inseticida natural. 

Dica: caso você note uma aparência mais empoeirada ou folha mais seca do que o normal, reforce os cuidados – limpe-as com mais frequência, e transfira-as para um novo vaso ou lugar – mas apenas se precisar.

5. Remova partes não saudáveis

Mesmo as plantas no solo e mantidas em ambientes internos não estão a salvo dos eventuais danos. É importante usar uma tesoura pequena (de jardinagem) para aparar o crescimento excessivo, assim como as folhas doentes.

Dica: para mantê-la sempre com boa aparência é preciso limpar as folhas ou borrifar com água.

Qual é a sua dica para manter a planta dentro de casa sempre bonita? Deixe o seu comentário

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista