Como deixar o home office mais confortável

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

O despertador toca. Ainda é cedo, mas você não cede aos cinco minutos de sono. Abre a janela, mesmo ainda cambaleando de sono e percebe a luz do dia invadir seu quarto. Você vai até o banheiro, lava o rosto, escova os dentes e volta. No guarda-roupas, as gravatas penduradas ao lado do terno cada vez dão mais espaços para as camisetas de algodão confortáveis. Na sapateira, o sapato social, já sem receber graxa há algum tempo, está quase escondido por novos tênis e chinelos que têm o uso intervalado no dia a dia. O traje para o trabalho, formado por camiseta de algodão, bermuda e chinelo de dedo, já está pronto para mais uma jornada diária. Isto, claro, depois de passar um bom café que será o companheiro em boa parte do dia.

Na sala, uma cadeira confortável está ergonomicamente ajustada na frente de uma mesa simples, mas muito bem organizada, com o computador, alguns elementos decorativos e bloco de notas. Um login no e-mail, música para se concentrar e pronto. O trabalho começa sem que seja necessário bater ponto para marcar isto. 

Se você gostou desta rotina, bem, talvez seja a hora de repensar o seu dia a dia profissional. Ou, ainda, talvez a sua empresa já esteja pensando nesta nova possibilidade de trabalho remoto. O home office é cada vez mais uma tendência valorizada pelas empresas e profissionais. Mais eficaz para o conforto e melhor produção de trabalho, esta nova forma de relacionamento entre empresa e empregado tem benefícios cada vez mais bem vistos pelos dois lados. A busca pela qualidade de vida melhor, evitando trânsito e desgastes relacionados ao deslocamento rotineiro de casa para o trabalho está cada vez mais valorizada e ganhando adeptos no mundo. 

No entanto, é preciso ser cuidadoso quanto a rotina de trabalho em casa. A primeira atenção deverá ser voltada para a disciplina em saber separar o dia a dia do trabalho e o dia a dia da casa. E nisto, a organização do espaço é fundamental. 

Para ajudar você, que há algum tempo aproveita esta forma de se relacionar com o trabalho ou que começa agora a trocas o sapato pelo chinelo de dedo, separamos algumas dicas que deixarão o seu home office melhor organizado e perfeito para encarar as tarefas do dia a dia. Estas ideias, além de ter dicas ótimas para melhorar o seu espaço de trabalho em casa, poderão aumentar sua produtividade e, assim, convencer o seu chefe que esta é a melhor escolha.

Por isso, separe o bloco de notas, siga nossas dicas e comece agora mesmo a planejar o seu home office

Mesa

Fundamentais, as mesas deverão ter uma escolha cuidadosa para que a organização seja sempre a melhor possível. Defina a compra por um móvel que tenha espaço para as coisas fundamentais do dia a dia e que se adeque da melhor forma em meio ao ambiente do seu lar. Existem muitos modelos de mesa feitas especialmente para o trabalho em casa. Atente-se para as mesas que tenham uma altura entre 72 e 74 cm para uma melhor postura. 

Uma dica econômica e criativa é você mesmo produzir sua mesa. Para isto, compre dois cavaletes, pinte-os e escolha um tampo que mais agradar você, como neste excelente exemplo da arquiteta Ana Paula Carneiro, de Belo Horizonte (MG). Para o tampo, uma ótima alternativa é utilizar uma folha de porta que pode ser facilmente personalizada com papel contact. 

Tamanho

Office Descolado : Escritórios  por Bethina Wulff
Bethina Wulff

Office Descolado

Bethina Wulff

Uma das primeiras dúvidas quando pensamos em montar uma estação de trabalho em casa, é sobre o tamanho livre que devemos dispor no lar para que o nosso trabalho possa fluir da melhor maneira possível. Para a instalação de mesa e cadeira, é recomendável um espaço de, no mínimo 2,5 x 2 m. Com este espaço, será possível ter uma boa movimentação no ambiente. A instalação da mesa próxima à parede permite ainda a instalação de um painel e objetos de decoração na parede próxima. Caso sobre um pouco mais de espaço, o uso de um armário é uma boa sugestão. 

Na imagem, um escritório perfeitamente projetado pela talentosa arquiteta Bethina Wolf, de Novo Hamburgo (RS), que escolhe um espaço confortável, bem iluminado e com opções decorativas para a parede de uma forma simples, elegante e criativa.

Organização

Depois de definir o tamanho, a organização é fundamental. É necessário escolher quais itens ficarão sobre a mesa e quais objetos deverão estar à mão, como mouses, canetas, blocos de notas e telefone celular. Organize de forma a otimizar o seu próprio tempo. Lembre-se: você está em casa. Se terminar o trabalho cedo, terá mais tempo de sobra para descansar. Uma ótima dica é aproveitar as sempre excelentes prateleiras para organizar elementos decorativos, como fotos, pôsteres, livros e etc.

Neste projeto, a Amis Arquitetura & Design, de Belo Horizonte (MG), fez do pequeno home office um espaço muito bem organizado para o dia a dia profissional. 

Iluminação

Prefira sempre que possível a iluminação natural do ambiente. Para isto, posicione a mesa em locais próximos à janela. A luz natural, além de ajudar na economia de energia elétrica, ajudará a renovar o ambiente. A proximidade com as janelas vai permitir que a brisa leve entre para o ambiente, quando não houver ar condicionado. Para a iluminação artificial, escolha lâmpadas elétricas com bom ajuste de luz sobre o local de trabalho. Lâmpadas LED são excelentes alternativas para uma iluminação econômica e que não aquecem o ambiente. 

Neste projeto da arquiteta Mágda Braga, o escritório é perfeitamente iluminado e conta com uma decoração com detalhes vermelhos que enriquecem o ambiente. 

Plantas

Decora Lider Rio de Janeiro - Home Office: Escritórios  por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Rio de Janeiro – Home Office

Lider Interiores

Sempre que possível, mantenha plantas na decoração do seu home office. Além de terapêuticas, deixarem o ar mais fresco e trazer vida à decoração, as plantas fazem você pensar na disciplina necessária para manter uma rotina saudável no ambiente.

Neste excelente projeto da Líder Interiores, de Belo Horizonte (MG), o local ficou muito agradável para o trabalho diário com a presença de muitas pequenas plantas na decoração do espaço.

Descanso

Escritórios  por Art-i-Chok
Art-i-Chok

Пентхаус с камином

Art-i-Chok

Trabalhar em casa é ótimo para melhor a produtividade e trocar o tempo no trânsito por mais horas curtindo o lar. No entanto, não esqueça das pausas. Afundar-se em trabalho em nada irá contribuir para as vantagens do home office. Por isso, tenha sempre um local de descanso por perto e tire pequenos intervalos diários para refrescar as idéias. Sua saúde e o seu chefe agradecerão.

Você já aderiu ao home office? Quais são as suas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!