Decoração de quarto infantil: 10 boas dicas para evitar erros comuns

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Quarto do Bernardo Pri Martins Arquitetura Quartos de bebê Madeira Amarelo
Loading admin actions …

Para quem está próximo de ser papai ou mamãe, decorar o quarto infantil é um processo delicioso. Pensar em cada detalhe que deixará o quartinho mais criativo, acolhedor e seguro para o pequeno ou a pequena é uma terapia! Contudo, mesmo com tantas boas ideias que você encontra, é sempre muito importante levar em consideração alguns cuidados essenciais que garantem o bem-estar da criança.

Desde a posição do berço ao tipo de iluminação escolhida, existem diversos pontos importantes que devem ser considerados para o dia a dia do neném. E foi pensando em sobre como ajudar você nesta necessidade de tomar diversos cuidados na organização deste espaço, que trouxemos abaixo dez boas dicas que, certamente, serão muito importantes para deixarem o quartinho do jeito mais perfeito possível.

Por isso, siga conosco, confira a ótima lista abaixo e tome nota!

1. Use prateleiras para organizar a decoração

Prateleiras são práticas, versáteis e fundamentais para otimizar espaços. Na decoração do quarto infantil, você poderá utilizar pequenas peças decorativas que deixarão o quarto ainda mais alegre e ainda garantir que objetos práticos, como talco e fraldas, estejam sempre à mão.

2. Evite tomadas aparentes

​Moonlight Cot Bed homify Quartos de bebê Madeira Branco
homify

​Moonlight Cot Bed

homify

Esta é uma dica muito importante já quando você projetar o quarto do neném. É importante saber que a criança estará ali por muitos anos e, em um determinado momento, estará no piso para brincar. Portanto, evite tomadas com baixa altura ou, no mínimo, coloque placas de seguranças de difícil remoção nas tomadas. 

3. Prefira brinquedos grandes

Projetos - Arquiteto Renato Sabadin Renato Sabadin Quartos de bebê Madeira Bege
Renato Sabadin

Projetos – Arquiteto Renato Sabadin

Renato Sabadin

Além de preencher bem os espaços e darem sensação lúdica à decoração, os brinquedos grandes serão companheiros de longa data para a criança e poderá ser utilizado sem grandes preocupações com acidentes, como no caso de ingestão de pequenas peças.

4. Papeis de parede vinílico são mais fáceis de serem limpos

​QUARTO DA BIA - MONTESSORIANO homify Quartos de bebê Madeira Multi colorido
homify

​QUARTO DA BIA – MONTESSORIANO

homify

Se a ideia é decorar com papel de parede, saiba que muitos tipos podem acumular poeira e sujeira ao longo do tempo. Para manter o quarto infantil sempre bem limpo, uma ótima dica é utilizar papeis de parede produzidos com vinílico, que suportam a limpeza com água. 

5. Organize o trocador próximo às gavetas

AAB | Dormitório Bebê Kali Arquitetura Quartos de bebê Branco
Kali Arquitetura

AAB | Dormitório Bebê

Kali Arquitetura

Praticidade é fundamental no quarto infantil. E para que a troca de fraldas seja rápida, é importante organizar o trocador em um local que tenha gavetas e prateleiras próximas para armazenar fraldas, talco e demais acessórios. 

6. Deixe a área de circulação sempre livre

Evite organizar os móveis com muita proximidade e não deixe brinquedos espalhados pelo chão. Em uma eventual necessidade de correr para acolher a criança, isto poderá causar até mesmo acidentes. 

7. Quartos pequenos pedem móveis pequenos

Lembre-se de que a principal ideia para quartos infantis é mantê-los aconchegantes ao máximo. Portanto, tenha cuidado ao escolher o tamanho do mobiliário para o espaço. Sempre priorize móveis pequenos para locais pequenos, por exemplo.

8. O berço deve ficar longe da janela

É importante que a iluminação entre no quarto infantil, mas, é fundamental que a janela não chame a atenção da criança para eventuais brincadeiras. Portanto, mantenha o berço sempre afastado de janelas e, em caso de apartamentos, utilize grades ou rede de proteção nas janelas. 

9. Escolha tapetes de pelo baixo

Tapetes são importantes para reforçar a sensação de conforto no quartinho infantil. Contudo, até mesmo esta escolha deve ser considerada com cuidado para garantir segurança. Prefira tapetes de pelo baixo para evitar tropeços e garantir maior facilidade na limpeza.

10. Prefira luzes que possam ter a intensidade controlada

Por fim, vale a pena falar das lâmpadas com dimmer, modelos que permitem o controle da intensidade da iluminação no quarto, o que pode ser importante para proporcionar sonos mais tranquilos ao bebê, sem deixar a luz totalmente apagada ou totalmente acesa. 

De qual quarto infantil você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!