SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

13 dicas fáceis sobre como deixar sua casa mais aconchegante

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Sala de estar : Salas de estar  por Thaisa Camargo Arquitetura e Interiores
Loading admin actions …

Fazer com que a casa fique mais aconchegante é um dos grandes segredos para ter um lar perfeito. O lado ótimo desta solução está no fato de que, para isso, não são necessários grandes gastos. Afinal, alguns bons truques podem resolver muito bem de forma prática e fácil a questão do aconchego nos ambientes, principalmente na sala de estar.

E para mostrar quais são esses truques, fomos em busca de projetos incríveis de nossos profissionais, onde observamos que pequenos detalhes realmente fizeram toda a diferença na decoração. Por isso, convidamos você a conferir as imagens abaixo e anotar cada dica para utilizar em seu lar. Temos a certeza de que, ao final, você terá muitas ideias para deixar toda a sua casa ainda mais aconchegante. 

Siga conosco e inspire-se!

1. Use almofadas nos sofás

Começamos com uma dica simples, fácil de ser colocada em prática, mas que traz sensação imediata de conforto: utilizar almofadas no sofá. Utilize uma quantidade que não ocupe muito espaço no móvel, mas que sirva para complementar o conforto. Outra boa dica é escolher cores ou estampas que harmonizem com o ambiente.

Neste projeto, por exemplo, a escolha por almofadas coloridas ficou ótima nos sofás de cor neutra, já que harmoniza muito bem também com os demais elementos coloridos que compõem o espaço.

2. Tenha um tapete com pelo macio

Tapetes são ótimas opções para reforçar sensação de conforto. Um bom truque é sempre escolhê-lo na mesma cor que a cortina, valorizando a unidade visual do espaço. A opção por pelos longos é perfeita para quem deseja reforçar a sensação de acolhimento imediatamente. 

3. Use plantas na decoração

Casa de praia - Guaecá SP: Salas de estar  por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

Plantas são ótimas para dar um toque de vida ao ambiente e ainda proporcionam conforto térmico ao espaço. Pequenas ou grandes, o mais importante é que estejam bem organizadas em meio a decoração, mantendo o cuidado para que não interfiram no transitar do dia a dia.

4. Madeira é sempre uma boa opção

Além de elegante, a presença da madeira contribui para que os ambientes fiquem visualmente mais aquecidos e aconchegantes. Seja na escolha da mobília ou mesmo nos revestimentos no piso ou paredes, o resultado será sempre interessante. 

Neste projeto, a estante moderna com nichos de madeira faz ótimo conjunto com o painel de vigas que, além de oferecer beleza à decoração, garante ótima divisão de ambientes. 

5. Aproveite a iluminação natural

Fácil de ser valorizada e totalmente gratuita, a iluminação natural pode ser muito bem trabalhada em sua casa a partir da ausência de cortinas ou com tecidos mais leves cobrindo as janelas. Com isso, os espaços ficam mais arejados, acolhedores e perfeitamente iluminados. 

6. Prefira as cores claras

Assim como garantir o aproveitamento da iluminação natural é importante, otimizar sua presença é fundamental. Para isso, a escolha de cores claras é sempre boa opção, principalmente em ambientes de menor espaço. Desta forma, você proporciona maior amplitude visual e oferece um toque a mais de aconchego no lar. 

7. Utilize pequenos objetos para decorar

Preencha mesas de centro e prateleiras com pequenos objetos para embelezar a decoração de sua casa. Destaque as peças que têm história própria, como peças compradas em viagens e experiências especiais. Contudo, tome o cuidado de não exagerar na quantidade para que o ambiente não fique visualmente poluído. 

8. Velas aromáticas podem fazer toda a diferença

Não pense que velas aromáticas devem ser utilizadas apenas em raras situações. Acender algumas na sala de estar, por exemplo, é uma ótima ideia para aromatizar o ambiente, deixar o cenário mais romântico e proporcionar aconchego.

9. Jardins verticais são boas opções

Outra sugestão para quem ama plantas, mas se vê impedido de utilizá-las na decoração pelo pouco espaço disponível, é utilizar jardins verticais. Com cachepôs ou quadros vivos, esta opção pode ser ótima tanto para um delicado jardim na varanda, quanto para uma pequena horta na cozinha.

10. Use criatividade com crochê

banquinho friorento - ap bossa: Cozinhas  por omnibus arquitetura
omnibus arquitetura

banquinho friorento – ap bossa

omnibus arquitetura

Esta dica está mais moderna e em alta do que nunca: o crochê. São muitas as possibilidades de utilizá-lo na decoração do seu lar. Desde souplats na sala de jantar, capas para vasos de plantas ou até capas para cadeiras. Solte sua imaginação!

11. Ramos de algodão

Escritórios  por Erfurt & Sohn KG
Erfurt & Sohn KG

Trendvlies Sisal

Erfurt & Sohn KG

A aparência fofinha de alguns elementos podem surpreender quanto ao efeito que emprestam à decoração. Que tal, por exemplo, utilizar flores de algodão para deixar o ambiente mais acolhedor? A ideia é simples e ótima para complementar o espaço. 

12. Ou ramos de lavanda

Lavandas sempre exalam um aroma maravilhoso onde quer que estejam. E a decoração com alguns raminhos é fácil e encantadora, principalmente para o Natal!

13. Use soluções com bambu

Salas de jantar  por Daifuku Designs
Daifuku Designs

Japón en BCN – El comedor

Daifuku Designs

Ramos de galhos e bambus (secos ou frescos) em vasos gigantes deixam qualquer casa mais chique em segundos. Algumas pessoas também amarram diversos bambus juntos para fazer um arranjo sem precisar comprar nenhum vaso!

14. Galhos secos em um vaso de vidro também trazem o charme da natureza rústica

Quarto  por brush64
brush64

French linen duvet covers & pillowcases

brush64

Gosta do estilo shabby chic ou meio country? Essa cabeceira de cama ganhou um charme todos especial com simples galhos secos.

15. E se você prefere decoração minimalista, um galho apoiado na parede dá um toque diferente

Quartos  por Daifuku Designs
Daifuku Designs

Japón en BCN – El dormitorio principal

Daifuku Designs

Chique, lindo, simples e moderno: apenas um objeto decorativo pode fazer toda a diferença!

Qual o estilo mais aconchegante para a casa?

O estilo decorativo escolhido é o segredo para um lar ficar mais aconchegante. E para escolher o melhor estilo para a sua casa, existem diferentes fatores que influenciam no resultado.

O primeiro deles é o espaço disponível. De acordo com o tamanho dos ambientes de seu lar, é possível definir se a melhor escolha é pelo estilo clássico ou minimalista, moderno ou rústico.

Outro ponto fundamental é o nível de iluminação natural, ou não, dos ambientes. Quanto menos luz, maior será a necessidade de escolher poucos elementos para os ambientes. Quanto mais luz, maiores as possibilidades de trabalhar cenários específicos com elementos decorativos para a casa,

Por fim, é muito importante considerar o olhar analítico de um bom profissional de arquitetura ou decoração de interiores. O conhecimento técnico especializado faz toda a diferença para que cada escolha esteja alinhada com fatores importantes, como o estilo de vida da família, os elementos decorativos que devem ser priorizados, entre outros pontos. Além disso, a consultoria com bons arquitetos ou designers pode até mesmo possibilitar grandes economias para evitar desperdícios.

A iluminação é o segredo do aconchego

Área de Lazer Churrasqueira | RJ: Armários e bancadas de cozinha  por Gelker Ribeiro Arquitetura | Arquiteto Rio de Janeiro

Entre as dicas infalíveis para que determinados ambientes fiquem mais aconchegantes, está o projeto luminotécnico. Mas, calma, isso não significa que você precise de planejamentos específicos para definir toda a iluminação do seu lar. Isso é importante, claro, mas se houver indisponibilidade financeira, a consultoria com bons profissionais especializados poderá fazer muita diferença.

O ideal é que os ambientes não mantenham pontos de sombras nos cantos, o que pode ser resolvido a partir da distribuição de spots, arandelas e outras peças de iluminação direta ou indireta.

Espaços como a cozinha ou a sala de jantar podem ser ajustados com o uso de pendentes, enquanto quartos e salas de estar ficam muito bem complementados com abajures e luminárias.

Para não ter medo de errar ao escolher uma peça de iluminação complementar, considere o estilo decorativo do ambiente, bem como cores que estejam alinhadas às já utilizadas nos espaços.

De qual dica você mais gostou?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!