Móveis Usados: 10 dicas que você vai amar

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Móveis antigos e usados tem um charme e uma atração inegáveis. Seja pela história que carregam consigo ou pelo visual retrô – que se tornou uma tendência mundial -, móveis, objetos de decoração e aparelhos de outras décadas estão cada vez mais presentes nos mais diversos projetos de decoração. Estes objetos, grandes ou pequenos, podem ser aproveitados em sua estrutura original ou adaptados para servirem a outros propósitos. Uma televisão antiga pode, por exemplo, virar um aparador ou uma mesinha de canto. Do mesmo modo, uma cadeira antiga pode funcionar como um puro elemento decorativo mesmo. 

Tão importante quanto saber utilizar estes elementos e extrair deles o melhor uso em seu projeto, é conhecer um pouco de sua história e compreender que, na decoração de ambientes, assim como na natureza, tudo pode e deve ser reciclado. Afinal, a imaginação humana está aí justamente para incentivar novas ideias e novos hábitos.

Mas vamos ao trabalho. Confira nesse artigo 10 dicas curiosas e criativas sobre como aproveitar móveis e objetos antigos e usados. A gente garante que você vai gostar.

Ao pé da janela

Ao ver esta imagem, é difícil não pensarmos em uma daquelas casas antigas do interior da Inglaterra. O clima bucólico, a cama ao pé da janela, as cores leves do ambiente e aquela insuspeita árvore saindo do chão não deixam dúvidas que estamos próximos à natureza. Neste espaço privilegiado, nada mais autêntico do que ter esta cama com design antiquado e revestimento em pátina para estabelecer o clima. O viés de despojamento continua na cadeira de metal – que agora parece funcionar como um criado-mudo – na qual as manchas de ferrugem contam uma história que se iniciou há muitos anos.

Mesa de jantar

Seguindo a linha bucólica do móvel anterior, temos agora uma mesa de trabalho que esbanja charme e personalidade. Se fosse possível adivinhar, diríamos que é o espaço de trabalho de um artista – inspiração é o que não falta. A mesa com revestimento em pátina branca equilibra-se como o centro da sala. O carpet antigo, assim como os tapetes de estampas tradicionais completam o clima vintage, que é quebrado eventualmente pelas belas cortinas de estampas florais e os vasos de vidro que se posicionam com equilíbrio e harmonia nesta mesa tão simples quanto elegante.

Espaço gourmet

Saímos do passado e voltamos ao presente mais do que bem-vindo. Neste espaço gourmet absolutamente contemporâneo, encontramos uma churrasqueira, um forno para pizza e apetrechos dos mais diversos para uma tarde de diversão com os amigos. Os detalhes mais charmosos deste projeto ficam por conta do ótimo uso de móveis usados antigos integrados com elementos novos. A televisão, por exemplo, localiza-se sobre um aparador antigo, criando uma combinação tão bela quanto curiosa. O banquinho azul, por sua vez, parece completamente integrado à esta decoração que também abusa das cores – mas sempre com inteligência.

Rack

Neste projeto do Estúdio Barino, de Brasília, temos uma antiga cômoda servindo agora como rack para os aparelhos de som, DVD player e livros. Trabalhando com muitas cores e elementos dos mais diversos, este projeto tem uma queda inegável pelo vintage e pelo inusitado. O vintage, além da cômoda, claro, pode ser visto no aparelho de telefone – típico dos anos 80 – e nos vasos de formatos diferentes. Já o inusitado pode ser encontrado nas duas cadeiras ao lado do rack. Reparem: as duas estão com as pernas cruzadas! Um toque fino de humor que valoriza ainda mais este belo projeto.

Peso da madeira

Este ambiente tipicamente industrial mescla elementos que parecem saídos de alguma ficção dos anos 60 com elementos de peso, como a mesa de madeira – reparem nas tiras de metal nos pés – e os armários ao fundo. O toque de antiguidade mesmo fica com as cadeiras em couro marrom que parecem ter pertencido a alguma sala de espera ou escritório do mesmo período. As luminárias, o acabamento dos armários e os pés das cadeiras criam um curioso contraste com o tom claro da madeira, tornando este ambiente ainda mais desafiador e interessante.

Histórias

Sala de estar  por VETZARA 3 S.L.
VETZARA 3 S.L.

VETZARA/ nuestra tienda estudio

VETZARA 3 S.L.

Aqui, histórias diversas se confundem e criam um passado repleto de mistérios. Reparem como cada porta e gaveta deste pequeno móvel é feito de uma madeira diferente. Este é um móvel que traz muito mais do que o olho pode contar. Cada elemento, cada tipo de madeira traz uma história diferente. Esta é a magia de se usar móveis usados na decoração: o que cada um deles traz consigo. Aqui, temos um móvel só com várias histórias. E que agora, faz parte de uma nova família – uma nova narrativa. Quem diria que um simples aparador seria tão interessante!

Cores

O uso dos móveis usados não segue regra. Esta é uma grande vantagem. Em resumo: você pode fazer o que quiser com este móvel: revesti-lo externamente com pátina, alterar sua funcionalidade ou colori-lo da maneira que achar mais adequada. Vejam o caso deste aparador. Para combinar com o estilo da casa e dos móveis, decidiu-se pintá-lo com as cores mais vibrantes possíveis, transformando-o em uma peça colorida, alegre e contagiante. Os vasos de cores complementares sobre o móvel estabelecem o equilíbrio temático e a cadeira também antiga finaliza este conjunto divertido!

Novos usos

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Móveis e objetos usados, como dissemos, podem ter sua funcionalidade alterada. Nesta moderna sala de estar, encontramos dois exemplos clássicos de como objetos antigos ou usados podem se reinventar e ainda manter o seu charme. O barril, próximo da janela, se transforma em um divertido aparador para livros e um singelo vaso de flores. Já a geladeira antiga, com aquele tom azul típico dos anos 70, ganha vida nova ao se tornar base para – vejam só – um toca-discos! Neste apartamento que respira cultura, estabelecer novas funções para objetos e móveis usados e antigos não parece nenhum esforço – é algo absolutamente natural.

Estampas

As Cores que contrastam com o Cinza de SP: Sala de estar  por Osvaldo Vintage Store
Osvaldo Vintage Store

As Cores que contrastam com o Cinza de SP

Osvaldo Vintage Store

Aqui a ideia é aproveitar objetos e móveis usados e antigos e revesti-los com estampas modernas, deixando-os mais em harmonia com os dias de hoje. Produto típico dos anos 50, estas cadeiras tem um charme todo especial que as pessoas vão amar. Reparem nas linhas arrojadas e dinâmicas. Mais do que elementos de uso diário, o que temos aqui são verdadeiras obras de arte que podem ser colocadas tranquilamente para admiração na sala de estar, complementando a decoração com charme, elegância e estilo.

Simplicidade

A mesa esta revestida com pátina branca. Elementos de metal enferrujado comprovam se tratar de um móvel usado e antigo. A proposta aqui foi – utilizando novamente o conceito da reinvenção – transformar esta mesa em um balcão de banheiro, com a cuba posicionada sobre ela de forma elegante. Percebam como há uma quebra de expectativa nesta peça – esperamos tudo dela, menos que seja um balcão de banheiro. Aqui, novamente, temos a riqueza no uso destes móveis antigos: oferece aquilo que ninguém espera.

O que achou destes móveis antigos? Quer fazer o mesmo em casa? Conte para a gente a sua experiência.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!