7 estilos fantásticos para sua pequena sala de estar!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
MM apartment, Studio ro+ca Studio ro+ca Salas de estar industriais
Loading admin actions …

Se o espaço é pouco, a criatividade deve ser grande. Esta é a melhor forma de fazer do seu espaço um lugar confortável, mesmo que os passos estejam contados por todo o ambiente. Estilos, cores, mobília e todas as outras coisas que compõem o ambiente podem ser pensadas para que o resultado decorativo traga mais beleza para o seu lar. 

Quando recorrer à criatividade é a forma ideal de fazer mais com menos, uma das melhores escolhas, sem dúvidas, é aproveitar a consultoria profissional de arquitetos e decoradores. Com o laptop, lápis e papel nas mãos, eles encontrarão as melhores opções para que, em cada canto, sua sala de estar seja do jeito que você deseja. Confie e trabalhe junto. Os resultados certamente deixarão você ainda mais apaixonado por seu lar.

E para aproveitar as experiências bem sucedidas dos melhores profissionais do mundo que estão aqui, no homify, selecionamos algumas opções de decoração baseada em 7 estilos incríveis que você poderá empregar à sua sala de estar – por menor que ela seja. Ambientes decorados com estilos minimalista, mediterrâneo, moderno, clássico, rústico, eclético e industrial fazem da nossa lista uma fonte maravilhosa de inspirações para deixar a sua casa tão incrível quanto você deseje.

Recomendamos que você fique atento a cada detalhe empregado nos espaços e aproveite as ideias abaixo com um toque da sua personalidade. Esta soma certamente sera o suficiente para fazer do seu lar, um lugar ainda melhor para aproveitar os dias de descanso e receber suas visitas de uma forma ainda mais especial e estilosa. 

Aproveite cada uma de nossas inspirações acomode-se conosco nestas salas de estar maravilhosas!

Minimalista

Espaços bem planejados, cores claras e muita organização. O estilo minimalista surgiu após a segunda grande guerra, onde algumas famílias perderam boa parte de tudo o que tinham. A necessidade de manter uma decoração com os poucos objetos forçou uma saída criativa e de bom gosto para que o lar ficasse bem decorado. Com o passar dos anos, o estilo minimalista passou a ser um lifestyle, onde as pessoas decidem conviver com o mínimo possível de objetos. Para acertar na decoração com este estilo, é preciso ter em mente duas regras essenciais: a preservação dos grandes espaços e a difusão da iluminação do ambiente. Ou seja, quanto mais amplo e iluminado, melhor para reforçar este estilo de decoração. Uma dica que deve ser sempre utilizada é uma peça de cores fortes em meio ao ambiente neutro. Isto destacará ainda mais o ambiente decorado.

Neste projeto do Studio Bocardin.Corsi Arquitetura, de Curitiba (PR), a elegância e o luxo fizeram uma excelente soma de escolhas para a sala de estar. Com um rasgo na parede e a instalação de luminárias em LED, o ambiente ganha um espaço ainda mais destacado. O sofá na cor roxa em meio ao ambiente branco ficou simplesmente um luxo, enquanto podemos notar também a excelente escolha quanto ao tapete nesta decoração. 

Mediterrâneo

Acolhedora, confortável, estilosa e pronta para relaxar completamente. Estes são os adjetivos de uma sala de estar no estilo mediterrâneo, decoração muito comum em países como Grécia, Espanha, Itália e Portugal, que fazem conexão com o mar mediterrâneo. Para deixar a sua sala de estar com este estilo, é importante buscar referências na natureza e empregá-las com delicadeza e cuidado em meio aos elementos decorativos. Pedras e elementos com madeira e vime são complementos excelentes para reforçar a personalidade desta decoração. 

Um bom exemplo de decoração mediterrânea é o projeto da foto, desenhado pelo escritório Cactus Arquitetura e Urbanismo, de São Paulo (SP). Com estampas zebradas e móveis de palha e composições leves, trouxe uma soma ideal com a elegância atemporal do sofá. O conforto está presente em todas as peças, assim como podemos notar diversas referências de natureza nas almofadas. O resultado foi um projeto lindo, elegante e muito confortável. 

Clássico

O estilo clássico soma peças que rememoram modelos de séculos passados. Com linhas elegantes e muito bem detalhadas, este estilo teve origem na Grécia, onde o requinte e os detalhes refinados eram muito valorizados. A decoração com este estilo prima por peças tradicionais, como o sofá elegantes e ornamentados, assim como poltronas e mesas com os pés arredondados. 

Neste belo projeto do escritório Piloni Arquitetura, de São José do Rio Preto (SP), somou à sala de estar alguns toques clássicos, como o longo sofá e as poltronas ao fundo. Esta soma de elementos clássicos com elementos modernos, conferiu ao ambiente uma composição rica em detalhes e muito confortável em cada pequeno espaço.

Eclético

Se você procurar composições que deixem o ambiente alegre com o uso decorativo de elementos artísticos, o estilo eclético será perfeito para você. A liberdade decorativa com este estilo é total. Você poderá buscar elementos que abusem de texturas, cores fortes e diversas características de outros estilos decorativos somados em um só espaço. Neste ambiente, você ficará completamente à vontade para compor a decoração com características extravagantes que tenham ligação com a sua personalidade. A dica fundamental é o equilíbrio na composição de suas escolhas. 

Neste projeto do Dunder Koch Arquitetura, o uso dos quadros são bons exemplos de texturas fortes em meio ao ambiente. O projeto, lindo em cada detalhe, trouxe um equilíbrio perfeito nesta composição que, mesmo com pouco espaço, deixou a sala de estar incrível. 

Industrial

Referências no ambiente de fábricas e bairros industrializados fazem a decoração no estilo industrial. Para compor o ambiente, o uso de cimento queimado, canos de aço à mostra e luminárias de metal suspensas são ótimas possibilidades. Ter um ambiente funcional e bem organizado é a chave para o sucesso na escolha deste modelo de decoração, como podemos notar neste ótimo projeto do Studio Ro+Ca Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ).

Moderno

Por fim, chegamos à decoração da sala de estar com elementos do estilo moderno. A composição para a decoração neste estilo é composta por objetos de linhas suaves e que principalmente não agridam a natureza. A evolução constante é a principal ideia a ser repassada em um ambiente projetado neste estilo. 

Agora, dentre todos os estilos que mencionamos, se você não gostou de nenhum em particular, saiba que seja qual for a composição da sua pequena sala de estar, o mais importante é você se sentir feliz no lugar em que mora em um espaço que seja exatamente como você gostaria que fosse. 

De qual estilo você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista