Moveis antigos dão personalidade à sua casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Ambientes evocadores., Interiorista María Victoria Mengual Interiorista María Victoria Mengual Salas de jantar clássicas
Loading admin actions …

Não importa o estilo da sua casa – clássico, moderno, contemporâneo, eclético, rústico, minimalista – nem o espaço que você tem disponível. Os móveis antigos, por mais discretos que sejam, sempre têm o dom de conferir personalidade ao ambiente.

É como se eles, de alguma forma, ancorassem uma solidez e uma história que pode nem mesmo ser conhecida. O passado dá o ar da sua graça de uma maneira sutil e o efeito na decoração é sempre lindo, convidativo, aconchegante.

Não é preciso, no entanto, que as peças antigas sejam muito antigas de fato ou que sejam requintadas: móveis rústicos ou com apenas algumas décadas já podem fazer a diferença no ambiente.

Nesta seleção de imagens, escolhemos alguns móveis que podem dar um toque todo especial à sua casa. Quem sabe você já não tem alguma peça antiga que só precisa ser reformada para proporcionar uma atmosfera diferente a algum espaço da sua casa?

Estantes para a biblioteca

No passado, nas grandes propriedades, geralmente havia uma sala requintada e sóbria, cheia de estantes de livros, à qual se dava o nome de biblioteca. Hoje em dia, as bibliotecas são muito mais acervos públicos do que privados, ainda mais com as novas tecnologias, que permitem a leitura nos tablets e celulares. Isso, porém, não significa que não existam mais pessoas que amem os livros e que adorem colecioná-los. Para essas pessoas, resgatar a antiga biblioteca dos castelos pode ser algo prazeroso. É o caso destas estantes em madeira, em estilo clássico. Apesar da madeira clara, as estantes mantêm um ar de sobriedade, o que pode compor lindamente com um lustre de cristal, coleções de objetos e muitos quadros nas paredes. Para mais dicas sobre móveis antigos, leia este artigo

Cômoda clássica

Casa CR, Neoarch Neoarch Salas de estar clássicas TV e mobiliário

Nesta sala de estar em estilo eclético, em que elementos clássicos, modernos e contemporâneos se misturam harmoniosamente, a cômoda de madeira envernizada chama toda a atenção para si. Uma linda peça com linhas clássicas e puxadores de metal, o móvel de madeira nobre e trabalhada evoca tempos elegantes em que sobriedade e elegância andavam de mãos dadas. Por outro lado, a cômoda faz uma dobradinha inusitada com a TV de tela plana, lembrando que o presente é feito de novas referências. 

Escrivaninha cheia de charme

homify Corredores, halls e escadas ecléticos

No projeto também eclético do Studio Marcelo Brito, o hall desta residência tornou-se um cantinho encantador com a presença da escrivaninha de madeira escura, uma peça clássica que lembra tempos em que se escreviam cartas de próprio punho. O móvel é emoldurado por um conjunto de quadros em estilo clássico, apresentando figuras e fotografias antigas. Um belo tapete completa o cenário vintage, mas a surpresa que confirma o encanto das peças antigas é a cadeira transparente que acompanha a escrivaninha. Um espaço onde mergulhar no passado sem esquecer do presente.

Buffet vintage

Este buffet de madeira escura, portas com cortinas brancas e gavetas com puxadores redondos de metal tem uma elegância discreta e sóbria própria dos anos 1950 e início dos anos 1960. A peça de linhas retas cai perfeitamente bem nesta residência russa de estilo clássico, contrastando com as paredes claras e o piso de madeira. Os abajures com cúpula preta e o quadro com moldura prateada e motivo arquitetônico complementam o conjunto.

Aparador e poltrona antigos

homify Salas de jantar clássicas

Nesta casa espanhola, a decoração chama a atenção para o uso de tons neutros – branco, bege, creme – e dos papéis de parede listrados e florais. O aparador creme com puxadores escuros tem inspirações barrocas, enquanto a poltrona com estofado creme e estrutura em madeira dourada evoca vários estilos antigos. Apenas a almofada rosa fúcsia proporciona um pouco de cor ao ambiente, de forma vibrante. O resultado é um espaço que nos transporta para outras épocas, de forma quase relaxante. 

Buffet e cadeira que se completam

A decoração desta sala de estar em estilo clássico ganha ares modernos com os estofados claros e a iluminação planejada. Mas móveis antigos se destacam de um lado e do outro da porta que separa o aposento de outro. É o caso de uma cadeira em madeira com braços, disposta contra uma parede interna à sala de estar, que forma uma bela composição com o buffet branco com puxadores em metal, o qual, na verdade, está em uma antessala. Para finalizar, os castiçais brancos e prateados sobre o buffet aumentam a sensação de antiguidade que o móvel proporciona.     

Buffet com detalhes dourados

Nesta sala de jantar na Itália, o jogo de mesa e cadeiras é moderno, privilegiando o tampo de vidro na mesa e o encosto branco com estrutura em metal nas cadeiras. Mas o que confere elegância e sofisticação ao ambiente é, sem dúvida nenhuma, o belíssimo buffet de madeira envernizada com puxadores dourados. A peça é acompanhada por um grande espelho retangular de moldura dourada e uma cadeira clássica de madeira com encosto oval e braços. Por fim, o papel de parede claro com estampa delicada reforça a beleza do móvel.  

Relógio de piso com pêndulo

Nem sempre os móveis antigos precisam ser centenários ou sofisticados. Aqui nesta sala de jantar simples, o jogo de mesa e cadeiras, assim como o buffet, são herança de família e foram reformados para recuperarem o aspecto original. No entanto, uma peça marca presença no ambiente: o relógio de piso com pêndulo. A caixa de madeira um pouco mais escura do que a madeira dos demais móveis a destaca ainda mais. Sem falar que este objeto é cada vez mais uma raridade em tempos digitais. 

Sala de jantar com tendência barroca

Esta ampla sala de jantar na Espanha recebeu apenas móveis antigos, que foram restaurados para compor o ambiente com ares barrocos. A mesa de jantar branca e com tampo de madeira clara conta com cadeiras na mesma cor e encostos em tecido listrado em azul, branco e creme. O guarda-louças e o buffet, também brancos, complementam a decoração, assim como o espelho retangular com moldura dourada, o lustre de cristal e o tapete com vários tons de azul. O resultado é um ambiente que evoca épocas passadas, onde os móveis parecem envelhecidos, mas que tem um toque de modernidade na composição minimalista do espaço.     

Sala de jantar rústica

Casa no litoral homify Salas de jantar rústicas

Nesta sala de jantar em estilo rústico, os móveis antigos fazem questão de aparecer. A começar pela mesa de jantar de madeira, com tampo cru e estrutura pintada de azul, que não esconde o seu desgaste. Na verdade, isso apenas salienta a graça da decoração, que se complementa com cadeiras de madeira com encosto de palhinha e um armário de madeira lixada, muito simples, com linhas retas e um ar de mobiliário artesanal. O contraste dos móveis antigos com as paredes caiadas de amarelo claro, acrescido da presença de plantas, tornam o espaço aconchegante e alegre. 

Qual móvel antigo você gostaria de ter na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista