Como decorar com móveis usados?!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Collection Tripode Chaises, binome binome Mais espaços
Loading admin actions …

A decoração é um prazer único que movimenta a criatividade e a vontade de deixar os ambientes do jeito que você sempre sonhou. Poder levar ao ambiente parte das ideias que formam sua personalidade, é colocar em vista muito sobre o que as suas experiências de vida trouxeram para você. No entanto, após as primeiras ideias de decoração colocadas em prática, a morada no lar ganha mais tempo e a decoração, pouco a pouco, começa a perder o frescor inicial. Assim, a necessidade de colocar uma nova roupagem em prática é essencial para que a rotina não canse a moradia no lar. Porém, muitas vezes esbarramos nos prolemas comuns que a vida nos traz e, entre estes o problema maior, que, invariavelmente, iremos atravessar: a escassez de dinheiro e recursos para apostar em novas peças que decoram a casa e, consequentemente, a impossibilidade de mudar os móveis. Mas, será este o fim aceitável para quem ama tanto o frescor do lar? Sabemos que não. Afinal, com a criatividade nada é sempre o mesmo e o mesmo não pode dar lugar a tudo. 

Por isso, neste Livro de Ideias, traremos opções para que você possa repaginar os seus móveis e, assim, inovar na decoração de sua casa. As opções são para pequenos e grandes espaços, com pinturas ou reconstruções a partir de materiais – o famoso Do it yourselfi ou ’faça você mesmo’. 

Venha conosco e aproveite!

Armário sem portas

Sabe aquele armário já meio detonado pelo tempo e que você reluta em se desfazer? Se ela ainda conserva bem as prateleiras, não pense duas vezes em escolher uma tinta bem bonita e pintá-la para que o móvel usado e maltratado pelo tempo, vire uma prateleira nova para a sala. Neste exemplo, a cor azul deixou a peça muito bonita e perfeita para abrigar livros e objetos da casa. Perfeita para ocupar espaços nos cantos, basta separar algumas horinhas do dia e poder incrementar o seu lar com uma peça nova!

Mesa de centro

Raumobjekte, Fraktali Fraktali Mais espaços Outras obras de arte

Não há nada que incomode mais o trânsito no lar do que aquelas peças que o tempo degrada e, que, por desinteresse, acabamos não dando mais utilidade. Se esse é o seu caso e, mais especificamente, é o seu caso com aquela máquina de lavar sem conserto, bem nós temos uma sugestão incrível. Utilize a parte interna dela como uma mesa de centro moderna e com design lindo para a sala. Neste exemplo, na parte central foi projetada uma pequena porta que serviu como revisteiro e no topo da mesa, uma peça pintada à mão dá o toque incrível à peça.

Colchão reutilizado

Sabe aquele colchão esquecido que fica em algum canto do quarto e que, raramente é utilizado por alguma visita? Pois bem, ele pode ganhar uma nova roupagem com tecidos coloridos e ficar perfeito em um novo espaço da casa. Ao lado, esta ideia foi utilizada em um projeto do escritório carioca, Gisele Taranto Arquitetura,  para dar à casa um novo espaço para leitura. Com almofadas reutilizadas e uma parede especialmente colorida ao fundo, o local ficou confortável e aconchegante para as horas de descanso. A possibilidade pode servir também para as horas de descanso das crianças. Aposte!

Estofados renovados

Collection Tripode Chaises, binome binome Mais espaços Outras obras de arte

Já que estamos falando de peças que só dependem de você para ganhar uma nova vida, por que não aproveitar para incrementar, entre os móveis usados, aquelas cadeiras já há algum tempo sem uso? Utilize tecidos estampados para repaginar as cadeiras e não economize na criatividade para escolher a cor. Se o conjunto for com um grande número de peças, aposte na variação das estampas. Ao lado, a estampa tropical em conjunto com a cor verde deixa uma opção feliz para compor um ambiente alegre e único.

Novas estampas

Para cadeiras que já atravessaram muitos anos e, às vezes, até décadas na família, aposte na busca de estampas felizes para deixá-las como novas. Peças criadas pela loja Osvaldo Vintage Store, as cadeiras ganharam uma roupagem mais alegre para as tardes no jardim ou na varanda. Para deixar suas cadeiras assim, basta uma visita rápida nas lojas de tecidos e escolher as opções com as quais você mais se identifica. Temos certeza que, além de fazer uma ótima escolha, você ficará muito feliz em dar a si uma linda cadeira nova, sem perder a antiga. 

Cores para repaginar

A utilização de moveis usados em nossa casa pode se dar por diversos motivos, como aquisição já em estado de usado, longo período após compra ou, em muitas vezes, a passagem do móvel de família em família, valorizando a história da peça. Seja qual for o motivo ou o período do móvel antigo no lar, fique atento às possibilidades de dar uma nova roupagem, como esta da foto. Produzida com cores lindas, a antiga cômoda ficou colorida e maravilhosa para usar na sala de visitas ou em algum espaço mais social da casa. O projeto é da Arquiteta Nara Cunha.

Palete – Faça você mesmo

homify Salas de estar industriais

Se você costuma estar sempre atento às novidades dos nosso profissionais para que o seu lar. Entre as principais novidades entre tendências e outras coisas, a abordagem sempre cai em móveis usados ou peças que podem virar móveis para o uso rotineiro no ambiente. Neste lindo exemplo, vemos a utilização de um palete para servir como mesa de centro. Inovadora e ecologicamente perfeita, com a adoção das técnicas para ser um craque na arte do ’faça você mesmo’, basta colocar a criatividade em foco para alcançar resultados incríveis!

Novas cores

homify Salas de estar clássicas

Para dar continuidade às dicas sobre cores, colocamos um móvel que, pela cor, dá um tom incrível ao ambiente. O antigo guarda-roupa recebeu uma tintura bem viva na cor verde e somou-se aos demais elementos da mesma cor no ambiente. Perfeito, colorido e prático, o móvel usado e antigo, caiu de forma ímpar neste exemplo de decoração.

Pia de barril

O uso da pia de barril como uma peça para renovar a casa, além de ter colocado charme e glamour no cômodo, mostra-se como uma alternativa perfeita para reciclar peças que, certamente, prejudicariam muito a natureza.

Porta de armário

Por fim, deixamos a ideia de uma porta de armário solta para servir como prateleira no banheiro. Peça separada de um móvel usado, a ideia, além de ser muito inteligente, colabora muito bem com a ideia de decoração barata para o lar.

E você, tem uma ideia diferente para utilizar os móveis usados?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista