Iluminando os corredores | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Iluminando os corredores

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residência CF Corredores, halls e escadas modernos por Yara Mendes Arquitetura e Decoração Moderno
Loading admin actions …

A iluminação é uma das etapas mais importantes de um projeto de decoração e conta hoje com uma infinidade de lâmpadas, equipamentos e estruturas capazes de transformar uma casa ou apartamento em um espaço vivo, brilhante e sofisticado.

Saber usar da forma mais correta a iluminação pode fazer milagres para a sua decoração, ressaltá-la, embelezá-la e dar o devido realce às diferentes peças e ambientes. Até aqui tudo certo, mas a verdade é que tem ambientes que não parecem ser considerados importantes pelo morador e até pelo decorador e pelo arquiteto.. Um desses espaços deixados de lado é o corredor.

Os corredores nem sempre recebem a atenção que merecem, no tocante à iluminação. Existem muitos corredores diferentes – longos e estreitos, curtos e largos, sem recepção de luz natural, com recepção de luz natural, totalmente vazios, mobiliados, com janelas na lateral, como galeria de arte e fotografia, entre outras possibilidades. Cada tipo vai exigir um tipo de iluminação diferente para se possa usufruir ao máximo aquele espaço e também para garantir a segurança de quem trafega por eles. 

Aqui você vai conhecer os tipos de lâmpadas e estruturas necessárias para adequar os corredores aos seus objetivos, tornando-os esses espaços parte integrante e fluida da casa. Uma casa bem iluminada é sempre muito mais bonita do que uma que apresente problemas de iluminação. Saiba como corrigir alguns problemas e reforçar os pontos fortes, contribuindo para uma casa realmente brilhante.

Use luzes fortes

Para destacar um corredor grande ou hall de entrada, aposte nas luzes fortes que iluminam o teto e a porta, além de enfatizar quadros e objetos. Prefira cores neutras nas paredes como o branco, pois a luz é ampliada pela cor. O resultado é um ambiente convidativo, cheio de brilho e leveza e com muita sofisticação. É uma iluminação moderna, repleta de nuances e de soluções criativas. .Sem falar que as luzes fortes favorecem  o sistema de segurança da casa.

Use reflexos

Corredores, halls e escadas modernos por homify Moderno

Uma poderosa forma de dar força e elegância ao seu corredor é usar reflexos. O mais óbvio é a utilização de um ou mais espelhos, mas outras superfícies reflexivas como o vidro podem criar desenhos interessantes pela ação da luz. A vantagem do espelho é que ele amplia o espaço, dando a impressão de um ambiente ainda maior. Já as janelas de vidro trabalhadas elaboram desenhos de luz e sombra que criam climas interessantes para o corredor.

Experimente as diferentes temperaturas de cor

Neste belo corredor o centro recebe luz natural das janelas, mas no fundo a composição de luz destaca um tom quente e acolhedor, que torna o corredor agradável e atraente. Procure testar novas temperaturas de cor ou utilizar fitas de LED, que são bonitas e econômicas. Em qualquer caso, os resultados podem ser interessantes e fazer sobressair os detalhes do corredor, assim como portas e tapetes. Também distribuir pontos quentes ao longo da parede do corredor é uma forma de preencher com luz o espaço.

Ajuste os focos

Em um corredor decorado, podem existir vários pontos que pedem foco particular. A função dessas lâmpadas é ressaltar um determinado detalhe, como objetos decorativos e outros itens que pedem  destaque.. Outra coisa interessante é que as superfícies reflexivas das estantes e armários ajudam a refletir a luz e tornar o espaço ainda mais brilhante e sedutor. Outra coisa que dá personalidade ao corredor é o uso de uma cor vibrante, que se complementa com o branco. 

Não se esqueça da orientação

Geralmente, as pessoas colocam abajures em aparadores ou spots no canto do teto para facilitar a orientação das pessoas pelo corredor. Lembre-se de que o ideal é que essa luz seja suave, nos cantos das paredes, no meio delas ou, ainda, no chão. É muito importante que uma pessoa possa se deslocar pelos corredores à noite, sem bater nos móveis ou ter que acender as luzes principais. Claraboias no piso ou no teto também são boas escolhas

Destaque a personalidade do ambiente

Alguns corredores são tão cheios de estilo que merecem ser enfatizados por meio da iluminação, o que é o caso do projeto de Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. É bastante comum que os corredores sirvam de galerias de arte e de fotografia e, por isso, recebem pintura especial, além, é claro, de quadros, pôsteres, litogravuras, fotografias emolduradas, entre outros itens. O uso de spots com luz dicróicas, que destacam separadamente cada objeto, é o mais indicado nesses casos. Isso não impede, no entanto, que haja luzes de apoio, como arandelas. 

Preste atenção às proporções

Não é bom não prestar a devida atenção às proporções das variadas fontes de energia do seu corredor. A falta de proporção desequilibra todo o conjunto no espaço e isso compromete a harmonia e a beleza do ambiente. Verifique se as arandelas são proporcionais ao espaço do corredor, se os abajures não são grandes demais para o mesmo espaço, se há excesso de pontos de luz, tais como arandelas, abajures, spots e sancas com fitas LED. Aqui menos é mais, desde que as lâmpadas atendam às necessidades de luz do ambiente. 

Use as fontes de luz presentes

Modular Home in Berry, NSW Corredores, halls e escadas minimalistas por Modscape Holdings Pty Ltd Minimalista Madeira Efeito de madeira
Modscape Holdings Pty Ltd

Modular Home in Berry, NSW

Modscape Holdings Pty Ltd

Usar as fontes de luz presentes é dar importância à luz natural no corredor, por meio de janelas amplas ou estruturas de madeira como a que vemos aqui. Essa luz é mais pura e suave e ajuda a uniformizar a claridade no ambiente. No caso desse corredor em estrutura em madeira, a iluminação natural é responsável pelos jogos de luzes geométricos que tornam o espaço tão interessante e atraente. Assim, explore a luz natural em todas as partes da sua casa, não apenas nos corredores, e terá qualidade de luz boa parte do dia. Para outras dicas sobre corredores, leia este artigo.

Como valorizar a iluminação do seu corredor?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!