7 dicas de como planejar a pintura externa da casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Renovar é preciso. Na decoração, mais ainda. E quando falamos em decoração, logo imaginamos as composições de objetos, cores e móveis na ambientação dos cômodos, mas, especialmente hoje, iremos extrapolar as paredes internas de nossa casa para falar sobre um tipo de decoração que nos chama a atenção nas ruas: a pintura externa. 

Quantas vezes no caminho para o trabalho, casa, faculdade e passeios você já parou para admirar uma casa bem pintada, com uma fachada que impressiona pelas cores escolhidas? Temos certeza que pelo menos algumas vezes a sua atenção foi direcionada por casas que impressionam. Quando pintamos as paredes externas de nossa casa, renovamos parte a lembrança que temos dela e muitas vezes mergulhamos na gostosa sensação de estar morando em um local novo. Decorar a fachada da sua casa com novas cores é trazer um pouco mais de carinho ao lugar onde você, provavelmente, viveu ótimos dias de sua vida.

Para ajudar você a se planejar da melhor forma na nova pintura que o seu lar irá receber, separamos algumas dicas que poderão ajudar muito nesta renovação. São dicas básicas para que você possa ter uma direção mais correta e rápida a partir do momento que decidiu renovar as cores externas de sua casa, até o prazer esquecido de parar para apreciar a sua casa. No entanto, lembre-se de que as nossas dicas são direcionadas para uma melhor orientação quanto ao planejamento e sobre como acompanhar um profissional no trabalho. A nossa sugestão principal é a de que você sempre conte com pelo menos a consultoria de um profissional especializado.

Se a renovação é necessária para despertar novamente os antigos amores, então teremos todo o prazer em ajudar você a se apaixonar novamente por seu lar. Afinal, para nós ele deverá ser sempre o melhor lugar do mundo para você. 

Por isso, separe os materiais necessários: lixa, lona plástica, fita crepe, rolo para pintura, tinta, massa corrida, misturador, trincha, espátula e toda a sua vontade de pintar, para vir conosco, ficar pronto para retomar a inspiração que fez você amar a sua casa! 

Aproveite! 

Escolha da cor

Como pudemos ver no projeto anterior, uma boa escolha das cores é fundamental para que o resultado fique perfeito. Para um melhor efeito visual da tinta, procure por produtos que se adaptem melhor às condições climáticas de sua região. Não economize na escolha da tinta. A exposição contínua ao sol e chuva poderão fazer com que uma tinta de menor qualidade escorra e desbote ao longo do tempo, dobrando o falso investimento econômico. Outras atenções importantes são quanto ao ambiente em torno da casa e de outros elementos que estão na fachada da casa. Procure combinar as cores de forma inteligente e elegante.

Um bom exemplo de combinação inteligente de cores é este projeto do escritório Hecher Yllana Arquitetos, de Porto Alegre (RS), que somou a cor azul da fachada com um tom neutro do cimento que incrementa a estrutura do imóvel. Na imagem, podemos notar que até mesmo o contraste com o verde do jardim externo trabalhou de forma positiva para destacar a fachada.

1. Condições climáticas

Fachada Frontal: Casas ecléticas por Blacher Arquitetura
Blacher Arquitetura

Fachada Frontal

Blacher Arquitetura

Um primeiro passo importante: fique atento às previsões do tempo. Se em outros tempos você se preocupava apenas com as previsões para os feriados prolongados na praia, desta vez você deverá atentar-se a estas previsões para que o serviço não fique mal acabado. Em um país tropical como o Brasil, os períodos de calor intenso e chuvas inesperadas são comuns especialmente no verão. Por isso, recomenda-se que você prepare a pintura pelo menos durante uma semana inteira sem previsões de chuva. Desta forma, a tinta poderá secar rapidamente e os toques poderão ser dados de uma só vez. 

Cores vivas são uma ótima pedida para deixar a fachada mais alegre. Neste projeto da Blacher Arquitetura, de Porto Alegre (RS), a escolha por deixar a parede azul e os detalhes das janelas e portas vermelhos, ofereceu um contraste colorido para um excelente visual externo da casa.

Medindo a área

Este é um momento importante para contar com a consultoria especializada de um profissional. Medir corretamente a área a ser pintada evita que você gaste dinheiro com a quantidade a mais de tinta. Algumas informações importantes como, quantos metros quadrados tem a casa, quantas demãos de tinta serão necessárias e qual o efeito desejado na tinta, são fundamentais para que o cálculo final seja o mais próximo o possível do planejado. Lembre-se: é melhor calcular a sobra de tinta do que a falta dela. Isto evitará que você compre um novo galão e use apenas uma pequena parte dele, desperdiçando o resto. Tintas claras pedem mais demãos, especialmente se destinadas a cobrir um fundo escuro. Já a escolha de tintas escuras poderão facilitar a visualização de falhas e áreas que precisarão de mais demãos.

Removendo a pintura anterior

Em muitos casos, as paredes a serem pintadas já apresentam áreas com a tinta velha descascando em muitos pontos da parede. Para isto, lixas grossas e espátulas deverão estar preparadas para que você trabalhe nestas áreas. Em pontos onde a tinta não descascou completamente, utilize lixas mais finas para que o acabamento com a tinta a ser utilizadas seja mais fino, diminuindo a percepção de crostas diferentes em uma mesma parede. O uso de massa corrida é indicado para que dar uniformidade ao acabamento.

Proteja portas e janelas

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Casas tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Proteger as portas e as janelas é fundamental para que você não precise repintar estes objetos. Para isto, utilize folhas de jornais ou lonas plásticas coladas para cobrir as áreas a serem protegidas. Se a sua intenção for renovar por completo o visual externo da casa, poderá optar por também pintar as janelas e portas. Esta é uma excelente oportunidade para mudar totalmente o visual da casa. 

Neste lindo projeto do escritório Arquitetando Ideias, de Porto Alegre (RS), a escolha por cores vivas de contrastes alegres na pintura das janelas, deu à casinha um visual incrível.

Impermeabilizante

Um item de extrema importância na pintura de sua casa, é a utilização de um bom impermeabilizante para proteger as paredes de sua casa. Aplique, conforme indicado na embalagem do produto, a quantidade necessária e espere secar para pintar com as cores de sua preferência. Isto protegerá sua parede de infiltrações e umidade, dando mais durabilidade e qualidade na aplicação da tinta.

Pintura do telhado

Detalhe da estrutura da cobertura: Casas modernas por Carlos Bratke Arquiteto
Carlos Bratke Arquiteto

Detalhe da estrutura da cobertura

Carlos Bratke Arquiteto

Quer renovar a casa por completo? Que tal então apostar na pintura do telhado? Esta alternativa dará um visual incrível ao seu lar, principalmente quando o revestimento utilizado não permite uma nova pintura, como é o caso de paredes revestidas de pedras. A pintura do telhado poderá ser feita por um profissional especializado com o uso de pistolas e pressurizadores especiais para dar um acabamento perfeito ao visual do seu lar, como neste belo projetado do arquiteto Carlos Brake, de São Paulo (SP).

Qual é a sua cor preferida para a fachada da casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!