6 ideias para deixar a casa mais rústica!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Existem milhares de estilos de decoração ao nosso alcance. Apesar de tamanha diversidade, hoje vamos propor aquele que tem um encanto especial: o estilo rústico. O mesmo que nos lembra das casas de campo, no meio da tranquilidade, calma, paz e sossego. Quando pensamos neste estilos, imediatamente nos direcionamos ao conforto e aconchego, com aquela vontade de reunir toda a família. Nada mais gostoso que o calor do nosso lar!

O estilo rústico é provavelmente aquele que mais coincide com os desejos de inverno e também com a preguiça do verão. E a vantagem é que ele está cada vez mais adaptado ao estilo de vida moderno, onde não necessariamente nos sentimos na casa dos nossos avós. Hoje em dia, o estilo rústico foi recriado e redesenhado, visto com inúmeras possibilidades contemporâneas pelo mundo do design.

Para chegar nele, basta investir em elementos de madeira nas paredes, teto, elementos decorativos, bancadas, mesas… Navegando conosco aqui no homify será possível descobrir dezenas de exemplos deste estilo. Apesar disso, hoje vamos mostrar 6 incríveis projetos em que tudo funciona de forma perfeita e em harmonia neste estilo! Continue sua leitura e inspire-se conosco! Com certeza vai deixar aquele gostinho de vontade de mudar…

Elementos de madeira no banheiro

Banheiros rústicos por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

Começamos pelo ambiente mais pequeno de todos: o banheiro. A verdade é que este banheiro não é nada pequeno, é o sonho de qualquer pessoa! Uma banheira que parece um jacuzzi, uma janela enorme que permite a entrada de luz natural em abundância, dois lavatórios, espelhos grandes e… muita madeira! Elementos de madeira por todo o lado, que deixam o estilo super marcante. Desde o chão, ao entorno da banheira, às vigas no teto. A conjugação de todos os elementos de madeira com a porcelana branca, nos lavatórios e banheira, e com as paredes pintadas de branco também, resultou na perfeição! 

As velas completam também o estilo rústico e criam uma atmosfera ainda mais acolhedora e confortável. Um banheiro estilo se prolonga para o resto da casa, como se vê pela porta de entrada.

Móveis de madeira desbotada

A segunda dica que oferecemos aplica-se a qualquer ambiente: móveis de madeira desbotada. Nada de madeira lisa e perfeitinha e envernizada. Falamos de madeira rústica, irregular, com vários tons. Seja em uma mesa de apoio, estante, aparador, armário, mesa de jantar, bancos… Neste caso falamos dos últimos dois exemplos: a mesa de jantar e os banquinhos. Conseguimos identificar um lado rústico na mesa de madeira, nos bancos e até mesmo na porta que separa a sala de jantar do resto da casa. O lado moderno está, sem dúvida, presente na luminária preta, na parede cinza e nas cadeiras brancas. Todo o espaço transmite harmonia, onde todos os elementos se interligam mesmo com estilos diferentes. Projeto do ateliê Drom Living, a porta de correr que divide a sala de jantar e a cozinha, deixando tudo ainda mais perfeito.

Parede de tijolo

Agora na sala de jantar, vamos falar da parede. Se deseja este estilo, jamais use papel de parede ou simplesmente uma parede pintada de uma única cor. Aqui temos uma parede de tijolos rústicos sem pintura! Uma tendência cada vez mais encontrada. Este ar de incompleto, que nos remete para as casas de pedra rústicas, mas com tijolos, torna tudo mais contemporâneas e interessante. Neste projeto em particular, os tijolos estão acompanhados de dois quadros e a mesa azul de vidro completa todo o look.

Azulejos mediterrâneos coloridos

Ainda se tratando de paredes, passamos dos tijolos para os azulejos. Esta cozinha tem azulejos mediterrâneos coloridos, outro elemento que torna um ambiente mais rústico e ao mesmo tempo moderno, divertido e alegre. Acordarmos de manhã e já vamos tomar o café da manhã com azulejos de tantas cores, perfeito para começar bem o dia! Aqui vemos vermelho, azul, amarelo, roxo, laranja… Não seria qualquer um que teria a coragem de arriscar e misturar todas as cores. Mas o risco vale a pena! E a Raquel Junqueira, arquiteta portuguesa, arriscou e muito bem! 

Móveis com troncos de madeira

Madeira em pauta para um casal que adora receber: Salas de estar rústicas por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Madeira em pauta para um casal que adora receber

Helô Marques Associados

Mais difícil de encontrar ou de fazer/mandar fazer, mas possível! Falamos agora de móveis com troncos de madeira. Este em especial está cuidadosamente trabalhado e o design é de invejar. Um tronco bem lixado por dentro, sem uma parte do interior, e lixado lateralmente também. Para complementar, um retângulo de vidro serve de base. O resto da decoração é, de fato, muito moderna e super minimalista. A diferença é marcada por determinadas peças, como a mesa de apoio e a cadeira à esquerda. Estes elementos sobressaem-se ainda mais devido aos tons claros do resto da decoração: as paredes brancas e o sofá grande branco também.

Escadas de madeira

Para terminar, mostramos escadas de madeira. Blocos retangulares ou paralelepípedos de madeira escura dispostos sequencialmente, acompanhados de uma parede de pedra e de proteções de vidro. O vidro é ideal para não pesar no visual e concorrer com os restantes elementos que são tão especiais: as pedras e a escada de madeira. Cria-se assim um espaço rústico e moderno também, assim como o resto da casa.

Conheça um pouco mais sobre materiais rústicos, continue sua leitura neste link:

O charme do acabamento rústico!

Você gosta do estilo rústico? Conte pra gente o que achou destes ambientes!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!