Mesas práticas de cozinha

Patricia Smaniotto Patricia Smaniotto
Google+
Loading admin actions …

As mesas para a cozinha podem ter várias funções. A mais óbvia é de a de permitir a realização de refeições na intimidade da família. Outra função é a de servir de mesa de apoio durante o preparo de alimentos.

Em algumas residências de maiores dimensões, a mesa da cozinha pode ser tão grande e tão sofisticada quanto à da sala de jantar. Em outras casas e apartamentos, a falta de espaço na cozinha só permite uma mesa pequena para quatro ou duas pessoas, muitas vezes conectada com a bancada do fogão.

Ainda assim, a mesa da cozinha é muito prática e serve muito bem para as refeições rápidas do dia a dia. E não é preciso abrir mão da beleza ou do estilo: a peça pode ser confeccionada em vários materiais, da madeira ao vidro, e apresentar linhas clássicas, modernas ou quaisquer outras que forem do seu agrado.

Nesta seleção de imagens, veja algumas sugestões para a a mesa da sua cozinha, não importa o tamanho que ela tenha. Inspire-se!

Ilha central com cooktop II

O mesmo conceito da imagem anterior surge neste apartamento urbano: a cozinha conta com uma ilha central branca com cooktop e bancada em madeira escura para atender aos comensais. As cadeiras vermelhas arredondadas deixam mais vibrante o ambiente predominantemente branco. A mesma cor aparece em pequenos eletrodomésticos e nos serviços de mesa. Moderno, clean e agradável é o resultado de escolhas que, antes de tudo, tornam mais livre a circulação pelo espaço. 

Requintada

Neste apartamento na Flórida, a cozinha tem janelões de vidro que dão para o terraço, o qual por sua vez, tem vista para o mar. O ambiente é todo branco, com toques de azul. A longa mesa da cozinha é branca com pés trabalhados, o que lhe confere elegância e requinte. Ela é acompanhada por cadeiras brancas no centro e, nas pontas, por duas cadeiras prateadas em estilo clássico. Os pendentes em cobre dão um toque de cor e sofisticação que nada deixa a dever a qualquer sala de jantar. 

Para o lazer

Esta cozinha planejada para um homem com paixão por gastronomia foi cuidadosamente pensada para aliar os prazeres da mesa com o lazer. Assim, ela conta com forno a lenha, churrasqueira, balcão com banquetas altas para as bebidas e conversas descontraídas e, finalmente, duas mesas quadradas para quatro lugares, que servem tanto para as refeições, quanto para os jogos. As mesas são de madeira escura, seguindo a composição de cores sóbrias em que se sobressaem os castanhos e os tons neutros. As cadeiras com braços que acompanham as mesas têm linhas retas e estofados escuros, apresentando o conforto necessário para as atividades realizadas no ambiente.

De madeira

Nesta cozinha predominam as cores azul e cinza nas paredes e nos eletrodomésticos. Já o canto das refeições quebra a sobriedade e a frieza dessas cores sóbrias ao optar por uma bela mesa com tampo de madeira clara, acompanhada de cadeiras brancas de design moderno e almofadas brancas no banco junto à parede. A luminária branca com diversas lâmpadas ilumina o lugar de forma agradável, assim como o painel de azulejos nas cores branca, azul, bege, cinza e ocre avermelhado torna o ambiente alegre e descontraído. 

Branca

O projeto realizado por Amanda Miranda Arquitetura para esta residência ampliou a área destinada à cozinha, de modo que o espaço veio a receber uma bela mesa de laca branca e seis cadeiras brancas com pés de metal. Além da mesa, a cozinha conta com um balcão com banquetas brancas e estrutura de alumínio. O resultado da combinação das peças brancas com as superfícies em pastilhas cerâmicas escuras é suave, delicado e clean. Um belo ambiente para as refeições mais íntimas da família. 

Ilha central com cooktop

Esta cozinha foi planejada para servir de apoio à área da piscina. Por isso, optou-se por uma ilha central com cooktop, em torno do qual se apresenta uma bancada elevada em madeira e cadeiras brancas com estrutura metálica. Embora não seja uma mesa convencional, esta solução é ideal para a confraternização de amigos em torno do chef que os recebe. 

Conectada à bancada de preparo

A bancada de preparo de refeições, em material amarelo forte e com direito à coifa, se conecta à bela mesa de madeira maciça para seis lugares. As cadeiras clássicas com estofado branco e pés em madeira compõem delicadamente com a mesa, assim como com as cortinas em fibras naturais e o tapete em quadrados coloridos (que não aparece na imagem). A luminária pendente ilumina suavemente a mesa, proporcionando mais aconchego ao espaço. 

Conectada à bancada de preparo II

Cozinha e copa são integradas neste projeto. A cozinha clara, na qual há abundância de madeira e parede de tijolos, apresenta mesa em madeira e cadeiras brancas em metal, com design arrojado. As luminárias brancas também têm design moderno e se harmonizam com a bancada preta do fogão, junto à qual se encontra a mesa. Repare que tanto a bancada quanto a mesa são centrais, permitindo a circulação pelo espaço.

Multifuncional

Aqui, neste apartamento de jovens profissionais, tudo é moderno e pensado para integrar os diferentes ambientes. Assim, a mesa da cozinha é, na verdade, multifuncional: serve à cozinha, faz as vezes de mesa de jantar, conecta-se com a estante em metal que atua como divisória da sala de estar. A mesa em madeira clara é comprida e abraça a ilha com cooktop. As cadeiras arredondadas brancas e amarelas têm os pés de madeira e metal inspirados na Torre Eiffel. O piso laminado claro, assim como as luminárias amarelas ajudam a ampliar e alegrar o espaço. A imagem é de Joana França.

Em cimento queimado

Para apartamentos pequenos, como este loft para temporadas, a mesa da cozinha é a extensão da pia, cuja bancada é em cimento queimado e revestimento branco. Despretensioso e despojado, o conjunto é acompanhado por banquetas altas de estrutura em metal e assentos pretos. O efeito do material é agradável, podendo ganhar toques mais elegantes ou alegres com os objetos decorativos ou os serviços de mesa.

Em vidro

As cozinhas pequenas também podem comportar uma mesa para as refeições cotidianas, como esta de estrutura em vidro para dois lugares e cadeiras de metal vazadas e assentos de tecido preto. O conjunto ficou perfeito no espaço onde predomina os móveis planejados na cor branca, com toques de preto na bancada ao lado da mesa. A transparência do vidro e o vazado das cadeiras ajudam a dar a impressão de maior espacialidade. Para outras dicas sobre mesas para a cozinha, leia este artigo

Qual a mesa ideal para a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!