Como deixar o quarto do bebê mais seguro e confortável

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Da primeira notícia ao nascimento, a chegada de um bebê transforma as nossas vidas. É um período onde colocamos toda a nossa preocupação e planejamento direcionados a dar o melhor espaço possível para a chegada do bebê. O cuidado com cada detalhe, cada item que fará parte da rotina desta chegada tão especial é fundamental. Embora as preocupações sejam mais direcionadas para o conforto visual e estético do quarto, alguns itens relacionados a um conforto mais pleno devem ser olhados com um pouco mais de carinho.

Sabemos que o mimo com os diversos presentes para a decoração do quarto chegarão das pessoas mais queridas e próximas, afinal esta é uma forma de demonstrar carinho pela família que agora ganha uma nova presença especial. No entanto, há que se ter o cuidado de saber definir a adequação da decoração para que o quarto do bebê fique confortável – e nem sempre a incrementação com cores vibrantes significa conforto.

Um ambiente tranquilo, longe de barulhos agudos é essencial para garantir o conforto do bebê. Este cuidado é também importante para estarmos atentos aos choros, ruídos e qualquer sinal de desconforto que venha da criança. Outros detalhes sobre mobília, iluminação e posição dos móveis são outros assuntos que abordaremos neste artigo, que busca dar ótimas soluções para deixar o quarto do seu bebê o mais seguro o possível.

Por isso, convidamos você para passear entre as dicas separadas especialmente para ajudar nas escolhas de decoração deste espaço que será o mais cuidado da casa. Da chegada do bebê, aos cuidados diários, trouxemos algumas dicas básicas para que você, somando outros artigos aqui do homify, possa dar o espaço mais confortável para que o seu príncipe ou princesa possa ter toda a atenção, carinho e amor do mundo sempre por perto. 

Venha conosco e aproveite!

Escolhendo o quarto

Casa Cor RS 2014 – Floresta Encantada: Quarto infantil  por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Casa Cor RS 2014 – Floresta Encantada

Mundstock Arquitetura

Antes mesmo de qualquer escolha para a chegada do bebê, será necessário pensar em qual quarto a fofura será acomodada. Este é um passo mais importante do que imaginamos, já que diversas condições quanto a conforto deverão ser analisadas. O quarto deverá ficar em uma local estrategicamente escolhido onde o silêncio e a tranquilidade prevaleçam. O local deverá ser de fácil acesso para sempre manter proximidade com o bebê em suas necessidades. O espaço deverá ser suficiente para uma boa distribuição dos móveis e, assim, ter uma área confortável para o deslocamento interno. Uma dica fundamental é traçar uma linha reta entre a porta e a janela e sentir qual caminho a corrente de vento percorre e posicione o berço longe deste caminho.

Neste projeto do escritório Mundstock Arquitetura, de Porto Alegre (RS), a decoração e planejamento do quarto do bebê trouxeram um universo incrível para a decoração do espaço. Com cores em tons suaves, o quarto foi decorado para ter um cenário calmo e lindo. A iluminação com lâmpadas de LED suaviza a decoração, assim como a presença da coluna de madeiras que imita perfeitamente uma árvore. Uma ótima forma de começar a se inspirar para o quarto do seu pequeno!

Mobília

Berço: Quarto infantil  por contato83

As diversidades de escolhas para os móveis do quarto infantil são muitas. Você poderá facilmente encontrar opções que se encaixem na sua busca e, assim, deixar o quartinho o mais fofo o possível. No entanto, é preciso lembrar de alguns cuidados essenciais para que o espaço, mesmo que pequeno, possa receber o máximo de conforto. O primeiro passo é saber as medidas do quarto e, depois disso, comprar os móveis para decorar o ambiente. Inicialmente, berço, cômoda, poltrona para amamentar e trocador de fralda serão os móveis indispensáveis no ambiente. Com o passar do tempo e o crescimento da criança, objetos mais lúdicos poderão fazer parte do quarto. Procure sempre deixar os móveis encostados na parede para que o centro do espaço fique livre, dando melhores condições para sua movimentação.

Neste projeto do escritório Contato 83, de São Paulo (SP), o posicionamento dos móveis próximos uns aos outros e perto da janela, facilitam o cuidado rotineiro com o bebê e traz cores suaves em sua composição, que aproveita ao máximo a iluminação natural vinda da janela.

Trocador de fralda

Quarto da Manu: Quarto infantil  por Fina Stampa
Fina Stampa

Quarto da Manu

Fina Stampa

O trocador de fralda é um item essencial para o quarto do bebê. Certamente é um objeto no qual você apoiará a criança muitas vezes ao dia. Por isso, é essencial que o trocador seja de um tecido bastante confortável e em um local seguro. Uma recomendação importante é que o trocador escolhido venha com um cinto em fivela para que o bebê não corra riscos de sofrer um acidente. A altura da cômoda onde o trocador ficará deverá ser em uma posição onde os braços da mãe ou pai possam envolver completamente a criança. Depois de alguns meses, quando a criança estiver maior, recomenda-se que o trocador seja colocado em local o mais seguro o possível, já que ela se movimentará muito mais. 

Neste projeto da Fina Estampa, do Rio de Janeiro (RJ), a escolha pelos tons amarelos no trocador, cômoda e sacolas higiênicas deram um destaque suave e alegre ao quarto da pequena Manu. O ambiente foi bem organizado para que todos os itens possam estar sempre à mão no momento de trocar as fraldas da pequena.

Colchão

Quarto de crianças  por My Italian Living
My Italian Living

'Nuovo' wrought iron baby cot by Picci

My Italian Living

Após a chegada ao quarto, a criança passará muitas horas no colchão do berço, onde deverá ter noites e tardes de sono agradável ao longo de seu crescimento. Embora seja um detalhe que muitas vezes passa despercebido, o colchão deve ser cuidadosamente escolhido para alinhar corretamente o corpo frágil do bebê e, assim, evitar problemas na coluna ao longo do seu crescimento. O mais indicado é o de tamanho D18, em espuma, especialmente feito para crianças de até 3 anos.

Dica importante: evite comprar automaticamente o colchão que acompanha o berço nas lojas. Consulte a densidade especificada e o material que compõe o produto. Colchões impermeáveis podem deixar o berço mais quente, fazendo a criança suar mais. 

Iluminação

Quarto da Giovana: Quarto infantil  por Fina Stampa
Fina Stampa

Quarto da Giovana

Fina Stampa

O cuidado com a iluminação é fundamental para a saúde e conforto da criança. Uma boa indicação é aproveitar ao máximo a iluminação natural das janelas e portas, que podem ter sua intensidade controlada com o uso de cortinas. Para a instalação de lâmpadas no quarto, opte por modelos em LED que, além de mais econômicos, não esquentam e trazem mais suavidade para o ambiente. Nunca deixe o berço em uma posição em que a criança fique diretamente abaixo da lâmpada. Utilize luminárias a abajures que deem mais suavidade ao ambiente, como neste lindo projeto da Fina Estampa, do Rio de Janeiro (RJ), que escolheu a posição do berço próxima a janela, com uma decoração que utiliza cores e iluminação suave para o ambiente.

Plantas: sim ou não?

Dormitório menina: Quarto infantil  por Red Studio
Red Studio

Dormitório menina

Red Studio

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilização de plantas na decoração do quarto do bebê. Saiba que, se você optar por decorar com plantas, deverá escolher espécies que não tenham perfume forte e que possam ser cultivadas em pequenos, vasos, sem atrair a atenção de insetos. Violetas, por exemplo, são uma boa escolha para decorar o espaço com suavidade e delicadeza, como neste projeto da Red Studio, de Porto Alegre (RS). 

Que tal deixar também a sua dica? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!