Um tesouro escondido no Mediterrâneo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem conhece ou tem algum interesse pela arquitetura, sabe que um projeto arquitetônico é indissociável de seu contexto cultural e geográfico. Isto significa dizer que uma casa situada em um lugar específico é sempre influenciada pelas suas condições climáticas, pela sua topografia, pelo seu contexto histórico e pela sua cultura local. Todos estes fatores são determinantes na concepção de um projeto, que acaba sendo o resultado da combinação das condições culturais e geográficas de determinado lugar. Por esta razão, as casas do mediterrâneo possuem uma arquitetura própria e um estilo ímpar, devido às suas peculiaridades geográficas e culturais da região.

Neste artigo apresentamos um projeto deslumbrante, localizado em Luberon, nos Alpes da alta Provença, na França, uma porção montanhosa do Mediterrâneo. A casa foi fotografada pelo estúdio Pixcity e as imagens deixarão você fascinado pelo estilo rústico e pela singularidade do seu estilo mediterrâneo, mas com toques de cores e com mobiliário de madeira de estilo provençal que garantem requinte e conforto aos moradores.

Convidamos você a conhecer esta residência ímpar que além de ambientes espaçosos e aconchegantes, reserva aos moradores e visitantes toda a beleza e esplendor da paisagem natural de um dos lugares mais fascinantes e encantadoras do planeta.

Vista desde o exterior

Casas ecléticas por Pixcity

A fachada da residência nos revela quase nada sobre os tesouros guardados em seu interior. Um turista distraído passaria despercebido por esta pequena rua da cidade, sem sequer poder imaginar as surpresas guardadas em seu interior. A fachada evidencia apenas o estilo regional de Provença, marcado pelas superfícies ásperas feitas de pedra, pelas esquadrias de madeira, na cor verde oliva ou lilás, que fazem referências aos produtos mais famosos da região, a oliva e a lavanda, e pelas sacadas que avançam sobre o passeio público com seus guarda-corpos de gradil metálico. A discrição da fachada apenas reforça a cultura local, caracterizada justamente pela discrição e pela simplicidade.

 

Cozinha

Cozinhas  por Pixcity

A cozinha é marcada também pelas paredes revestidas de pedras e pelo telhado com vigas de madeira aparentes. No entanto, os armários feitos de alvenaria e pintados de amarelo dão um toque de cor e identidade ao ambiente. Os armários contam ainda com portas de madeira talhada. Um dos destaques da cozinha é a pia esculpida em pedra, que dá um toque mediterrâneo e mais natural ao ambiente.

Para obter mais informações sobre projetos de cozinha, clique aqui.

Sala de estar

Salas de estar  por Pixcity

Após nos depararmos com uma fachada sóbria de um antigo casarão mediterrâneo, somos surpreendidos pela espacialidade ampla e contemporânea da residência, com espaços amplos e integrados, e a combinação de cores neutras e variadas texturas das superfícies revestidas de pedra, do teto com estrutura de madeira aparente e dos móveis de madeira de estilo rústico e provençal. A sala de estar conta com um sofá de estofado com listras, duas poltronas provençais, uma mesa de centro de madeira rústica e um tapete de cor vermelha e bege. A lareira á lenha complementa a decoração do ambiente e torna-o mais charmoso e acolhedor.

  

Sala de jantar majestosa

Salas de jantar ecléticas por Pixcity

A sala de jantar se integra á sala de estar e à cozinha. A sensação de integração é reforçada pelo piso de pedra natural que se estende por todo o living room. A decoração da sala de estar é composta de uma mesa de madeira talhada com detalhes e cadeiras de estilo provençal, que tornam o ambiente mais elegante e requintado. Um armário em madeira, em estilo colonial, complementa o décor do ambiente, no qual predominam as cores neutras.

Sala de banho

Banheiros mediterrâneos por Pixcity

Como nos espaços de convivência, a sala de banho é marcada pelas superfícies revestidas de pedra, porém, o piso é revestido com madeira, que dá um toque de acolhimento ao ambiente. Quer piso mais agradável e cômodo para pisar descalço do que a madeira? O lavatório é composto de um móvel de madeira e cuba de apoio oval na cor branca. O box do chuveiro de vidro dá um toque de modernidade ao ambiente e faz o contraponto com o estilo rústico do banheiro.

Quarto infantil

Quartos  por Pixcity

Nos ambientes íntimos cores vibrantes convivem com as superfícies revestidas de pedra e com a madeira aparente das vigas da cobertura. Neste quarto infantil se destacam a parede na cor lavanda e as pecas da cobertura na cor oliva, que dão identidade e mais vivacidade ao ambiente. Além disto, o piso de madeira, e móveis de madeira em estilo provençal criam um ambiente aconchegante e delicado

Suíte

Quartos  por Pixcity

Na suíte a cor cinza da parede da cabeceira da cama convive com as superfícies cobertas de pedra e com o piso de madeira, que criam um ambiente intimista e aconchegante. Móveis de madeira na cor branca, como os dois criados mudos, que servem de apoio para dois abajures, e as cortinas também na cor branca complementam a decoração do ambiente e dão um toque de elegância e delicadeza.

Para obter mais informações sobre decoração de quartos de casal, leia este artigo.

Banho da suíte

Banheiros ecléticos por Pixcity

No banho da suíte se destacam a pintura da cobertura de madeira aparente, que ganhou uma cor rosa em tom vibrante, e o revestimento da área do chuveiro, em seixos, que realçam a rusticidade e o estilo natural do ambiente, que conta ainda com lavatório feito de alvenaria e revestido de pedra, duas cubas de apoio e dois espelhos com moldura de madeira, além de luminárias pendentes, que dão um toque de modernidade ao ambiente.

Terraço

Terraços  por Pixcity

Ao primeiro olhar desde a pequena rua, quem poderia imaginar a paisagem deslumbrante que se descortina na parte posterior da residência? A área externa é formada por platôs rochosos e muros de pedra, cobertos por vegetação, além de um terraço e piscina. Desde o terraço é possível ter contato com a paisagem natural da região e vislumbrar os Alpes franceses que apontam no horizonte.

A paisagem do mediterrâneo

Jardins ecléticos por Pixcity

Como mencionado, a residência é o resultado da combinação do clima, da geografia e da cultura de Provença. Portanto, o projeto tomou partido do terreno rochoso, da natureza exuberante da paisagem mediterrânea e da cultura local, para criar uma residência que se integra a paisagem e que expressa os valores e os costumes tradicionais da região.

A piscina real

Piscinas ecléticas por Pixcity

Obviamente, a maior atração desta residência singular cravada nas rochas do terreno montanhoso dos Alpes franceses é a sua piscina revestida de pedras e rodeada de muros de pedras e da paisagem natural espetacular da região. Junto à piscina, um deck de madeira e um espaço com guarda-sol e espreguiçadeiras de piscina proporcionam conforto e prazer aos moradores, que podem desfrutar de um ambiente paradisíaco e aproveitar para relaxar e se desligar de qualquer inquietude.

Você gostaria de construir ou decorar sua casa em estilo mediterrâneo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!