Uma casa encantadora e cheia de magia

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A península de Iucatã é um extenso território que adentra o oceano Atlântico na América Central, localizado no no extremo sudeste do México. A região foi berço de civilizações pré-colombianas como a dos Maias e dos Olmecas. Acredita-se fortemente, por meio de descobertas científicas, que a península de Iucatão foi o local onde ocorreu o estrondoso impacto que extinguiu os dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos atrás. O impacto do meteoro formou a famosa Cratera de Chicxulub. Na península de Iucatã, além de um legado histórico e cultural milenar riquíssimo, também encontramos diversas preciosidades arquitetônicas, que apesar dos novos modismos, tem resgatado e valorizado o patrimônio histórico e arquitetônico da região. 

Precisamente na cidade de Mérida, capital do estado de Lucatã, encontramos a Casa GL53, uma residência construída nos 20, que já havia passado por uma reforma nos seus espaços internos, e que ganhou uma nova aparência e um novo significado com a intervenção magnífica do escritório Taller Estilo Arquitectura, que a converteu em uma casa de descanso e remodelou também as áreas externas, de modo a criar espaços de lazer e relaxamento que promovem o contato prazeroso com a natureza.

Convidamos você a conhecer esta casa de descanso deslumbrante, que encanta pela sua aparência vernícular e por seus jardins e terraços exuberantes.

Um verdadeiro oásis urbano

A vista da residência desde o pátio interno evidencia a sua transformação em um espaço reservado ao descanso e ao prazer. Os diversos espaços abertos e em contato com a natureza ao ar livre proporcionam aos moradores a sensação de habitar um verdadeiro oásis urbano, onde é possível se desligar da agitação e do estresse da vida cotidiana e se transportar para uma atmosfera idílica, que estimula a convivência e o contato revigorante com a natureza. A sala de jantar externa, o espaço lounge, o terraço superior e a piscina se fundem em um espaço único, nos quais é possível desfrutar de uma atmosfera apaziguadora e relaxante, que nos convida a contemplação do jardim e ao descanso.

Podemos notar também que as superfícies da fachada posterior ganharam cores vibrantes, azul e rosa, que correspondem a paleta de cores bastante ligada à tradição arquitetônica mexicana, complementada é claro pelo verde da natureza do jardim. Estas cores fortes e vibrantes acentuam a profundidade e criam um contraste proposital e estimulante com os materiais de acabamentos naturais empregados no exterior, como a madeira e pedra. Além de dar mais personalidade aos ambientes abertos do pátio posterior, as cores também realçam o caráter da nova intervenção, que priorizou a criação de espaços de lazer ao ar livre e em contato direto com a natureza.

Sala de jantar externa

A sala de jantar externa da residência tem a mesma função dos nossos espaços gourmet, servir de espaço de confraternização e encontros servidos de bons pratos, bebidas e conversas descontraídas e agradáveis. A decoração da sala de jantar conta com mesa de madeira e cadeiras com revestimento de fibras naturais, armários de madeira, forno revestido com ladrilhos e materiais naturais, como as pedras, que revestem o muro, e a madeira, presente nas pecas estruturais da cobertura. Além de duas arandelas, que realçam a textura única do acabamento rústico da parede, o espaço conta com quatro luminárias pendentes de forma cilíndrica, que dão um toque hippie e zen ao ambiente, tornando-o mais agradável e aconchegante. Ao fundo, para além da piscina, notamos o espaço privativo, separado das demais áreas sociais, uma exigência dos proprietários que demandaram um ambiente isolado, no qual eles pudessem desfrutar de maior privacidade e descanso. 

Banho

No banheiro se destaca o revestimento de concreto polido na área do chuveiro. Esta parede conta ainda com um nicho, que agrega praticidade ao banho. As demais paredes possuem revestimento em estuque, na cor branca. A imagem refletida no espelho, nos revela que o banheiro está interligado ao jardim externo, cuja abertura fornece luz natural ao ambiente, além de uma vista agradável. O lavatório é composto de um armário de madeira, bancada feita de pedra e cuba de apoio esculpida em pedra macedônia, que dá um toque rústico e natural ao ambiente. E, uma luminária pendente de forma delicada complementa a decoração do banheiro.

Para obter mais informações sobre projetos de banheiros modernos, leia este artigo.

Escada feita em ferro forjado

Poucos elementos originais testemunham o passado da residência, construída nos anos 20, e as técnicas construtivas da época. No entanto, o pouco que restou foi enaltecido, como forma de preservar a memória e evidenciar o contraponto entre o passado e o presente. É o caso do guarda corpo e da escada feita em ferro forjado, cujos degraus possuem desenhos de folhas de árvores, que quando iluminadas pelo sol, criam um jogo de sombras surpreendente na parede de cor azul. A escada dá acesso ao terraço no pavimento superior, que você confere a seguir.

Terraço

O terraço no pavimento superior é um espaço convidativo, uma espécie de sala de estar aberta e ao ar livre, dedicada ao deleite do entardecer e do céu estrelado da região, a partir de um ponto mais privilegiado, por conta da altura, e mais privativo. O espaço conta com dois sofás feitos de concreto e com assentos acolchoados, na cor café, que estão colocados frente à frente, de modo a estimular o contato visual e a comunicação. Novamente, as pecas de madeira aparente da cobertura, combinadas com o piso de concreto polido e com as plantas de vasos, que ornamentam o terraço, dão um toque rústico e de aconchego ao ambiente, tornando-o mais agradável e aconchegante.

Para mais sobre projetos de terraços, basta acessar nossa sessão especial dedicada a este espaço, clicando aqui.

Piscina

Na área externa, um sofá, situado ao ar livre e junto á piscina, proporciona uma sensação de requinte e relaxamento absoluto a sombra de uma palmeira. Obviamente, a maior atração da nova área externa da residência é a piscina, ampla e ensolarada, um verdadeiro convite ao prazer e a prática de exercícios, num ambiente idílico e relaxante. Construída com concreto e ladeada por muros de pedra, a piscina funciona como área de recreação, como divisão entre a área social e o cômodo independente. Uma passagem despojada e lúdica feita de pedras de formato circular conecta a área social do cômodo mais privativo.

O jardim desta residência servirá de inspiração para você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!