Como pintar móveis de madeira e deixá-los como novos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Sítio Ouro Preto - 32.000 m², Beth Marquez Interiores Beth Marquez Interiores Varandas, alpendres e terraços rústicos
Loading admin actions …

Recuperar em vez de trocar. Embelezar em vez de descartar. As técnicas DIY (Do It Yourself/Faça Você Mesmo) estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e isso faz todo o sentido. Afinal de contas, para além de se poupar, é uma boa solução para personalizar a decoração de uma casa. Foi a pensar nisso que decidimos fazer este livro de ideias no qual lhe ensinamos a pintar móveis de madeira de forma a deixá-los como novos.

Abaixo, abordaremos o tipo de materiais, a preparação correcta das superfícies, os tipos de tinta e outros detalhes. Veja com atenção cada passo e aproveite para trazer novamente à vida aquele móvel que adora, mas que precisa urgentemente de ser recuperado.

Tome nota!

Lista de materiais

Para pintar móveis de madeira deve contar com os seguintes materiais:

- Lixas para madeira n. º 100 e 180 (quanto maior o número, mais fina a lixa)

- Massa para a reparação em madeira

- Primer  

- Tinta esmalte ou acrílica (ou outras que sejam à base de água)

- Verniz protector de madeira 

- Rolo de espuma para pintar 

- Pincel de cerdas macias  

- Pano 

- Papelão ou jornal para proteger o chão 

- Luvas, máscara e equipamentos para se proteger 

Primeira etapa: lixe o móvel que deseja pintar

Primeiro, deve utilizar uma lixa mais grossa para remover a pintura e o brilho do móvel que deseja recuperar. Lixar correctamente toda a peça será fundamental para que a tinta possa realmente fixar e assim se conseguir gerar um bom acabamento.

Segunda etapa: aplique massa nas imperfeições

Se o móvel de madeira que lixou apresenta imperfeições, como pequenos buracos ou outros problemas, utilize a massa para madeira e espere que ela seque conforme as instruções de uso da embalagem. Após estar totalmente seca, lixe uniformemente a superfície de maneira de modo a que fique completamente lisa.

Terceira etapa: limpe bem o móvel

Com a massa já seca, utilize um pano macio levemente húmido e passe em todo o móvel. Tenha cuidado para não encharcar a peça. A ideia principal é remover a poeira da lixa e da massa para que a pintura seja aplicada.

Quarta etapa: aplique primer no móvel

Depois de a peça ser limpa, chegou a hora de protegê-la para que sua durabilidade seja ainda maior e a tinta se fixe melhor no móvel. Para isso, aplique duas demãos de primer, verificando na embalagem do produto qual o intervalo mínimo de secagem entre as demãos.

Quinta etapa: utilize uma lixa mais fina para dar um melhor acabamento

Como viu, sugerimos a compra de uma lixa mais grossa e de outra mais fina. Com a grossa, preparou o móvel e agora com a fina removerá os possíveis excessos do primer, garantindo um acabamento perfeito.

Sexta etapa: utilize tinta esmalte ou acrílica

Chegamos ao momento de aplicar a tinta no móvel. Lembre-se que as tintas à base de água, como a tinta esmalte ou a acrílica, são as melhores opções. Para que a tinta possa render melhor, dilua-a com um pouco de água, conforme as instruções da embalagem. Aplique a pintura em sentido único para dar maior uniformidade e, se necessário, aplique outra demão após a secagem completa. 

Na escolha da cor, considere um tom que combine com o ambiente onde o móvel vai ser inserido. As cores vibrantes poderão ser uma óptima opção se a ideia for tornar a peça mais apelativa.

Sétima etapa: se preferir, utilize verniz

O verniz proporciona brilho e uma excelente protecção aos móveis de madeira. Por isso, aplicá-lo após a pintura é uma excelente opção. Utilize um verniz em que o tom de cor não interfira com o acabamento final da peça, deixe secar e pronto: já tem um móvel completamente novo na sua casa!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista