10 quartos perfeitos no sótão!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

A utilização dos espaços de uma casa pode ser feita através de uma padronização de ambientes que tem uma destinação específica. Em um primeiro momento, quartos são quartos, salas são salas e cozinhas, especificamente, têm seu destino selado para abrigar as refeições do dia a dia. No entanto, dentro da casa, existem espaços que podem ser reaproveitados das mais diferentes formas criativas. E é sobre estes espaços, muitas vezes deixados de lado, de que iremos falar agora, afinal, qual a finalidade do sótão? Se você respondeu servir como depósitos para o lar, tudo bem, é o que a maioria das pessoas acaba fazendo, mas, será que destinar este espaço apenas para isso, não é um desperdício de cômodo? Por isso, hoje, a nossa dica é sugerir que o sótão do seu lar seja utilizado de formas mais divertidas e incríveis para aumentar as possibilidades de acomodação do seu lar. E, para deixar o seu lar com mais opções de acomodações, lembramos, claro dos quartos para isso. 

Separamos então, dez dicas para decorar o quarto que foi modelado no espaço de um sótão. Com estas dicas, você poderá ter inspiração para reutilizar os cômodos do seu lar ou, ainda, ter inspirações para decorar seu quarto, que, mesmo longe do sótão, merece uma repaginação digna de abrigar o maior conforto possível. Venha conosco neste Livro de Ideias e fique à vontade para colocar sua inspiração em prática!

Industrial

O estilo industrial pode ser perfeitamente escolhido quando a arquitetura da casa mantém um padrão cru na construção do teto, ou seja, quando caibros são amplamente vistos internamente. Esta composição foi aproveitada para que o sótão sirva como decoração deste lindo quarto. A exploração das formas geométricas foi outra boa alternativa, já que a composição paralela do telhado cria mais possibilidades no ambiente. Para isto, a escolha da cama redonda e dos tapetes retangulares e largos, fica perfeita. Além disto, a parede em tijolos e o chão queimado atenuam ainda mais a sensação do ambiente industrial com muito estilo.

Branco e luz

Quartos  por DEMARKA

O sótão é geralmente um espaço de metragem pequena que fica na parte superior da casa. No local é comum que as janelas sejam construídas de forma inclinada, já que a arquitetura coloca as paredes neste formato de pico. Neste projeto vemos a boa utilização da iluminação natural para melhorar o ambiente do cômodo. A escolha da cor para decorar o quarto é branca, justamente para melhorar a iluminação do local. Por isso, o tom monocromático adota cai perfeitamente no espaço.

Minimalista

estilo minimalista aproveita ao máximo o modernismo de cada item que possa contribuir para decorar o quarto e esta é uma excelente alternativa quando nos deparamos com espaços limitados, como são geralmente os sótãos. Neste projeto, a cama de casal abriga o espaço com paredes brancas e recebe uma privilegiada iluminação natural. Para a decoração, quadros com estilo minimalista foram utilizados, além de um móvel colorido que ganha ainda mais destaque em meio ao tom claro da parede. Lindo e objetivo.

Moderno

Quartos  por Ralph Justus Maus Architektur
Ralph Justus Maus Architektur

Schlafzimmer im oberen Geschoss

Ralph Justus Maus Architektur

Uma excelente saída para a ambientação do sótão é aproveitar a proximidade das paredes que têm uma geometria própria em comparação a todos os outros ambientes do local. A utilização de cores com inteligência, deixa a decoração do quarto ainda mais vibrante. Neste projeto percebemos perfeitamente como as luzes contribuem muito para que o ambiente ganhe ainda mais vida e conforto. A cor azul, tradicionalmente utilizada para acalmar, foi combinada em seus tons e somada ao branco para um resultado moderno e muito bonito.

Cantinho especial

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores: Quartos de adolescente  por Estúdio Kza Arquitetura e Interiores
Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Seu sótão não tem espaço o suficiente para dar ao ambiente uma exploração maior para a decoração do quarto? Então é hora de colocar a criatividade para funcionar. No projeto do escritório de Joinville (SC), Estúdio Kza Arquitetura e Interiores, o pequeno quarto ganhou ares de um refúgio na casa, com uma ambientação com poucas peças de linha reta.  No pequeno espaço abaixo do canto do sótão, um colchonete foi colocado para confortar as horas no local. 

Charmoso

Quartos  por Brown + Brown Architects
Brown + Brown Architects

South Crown Street Bedroom

Brown + Brown Architects

O charme deste pequeno quarto pode ser visto em cada canto do cômodo. Como dissemos anteriormente, a cor branca privilegia a iluminação interna vinda da pequena janela lateral. Para deixar o pequeno espaço ainda mais aconchegante, foi construída uma pequena lareira elétrica que soma-se às peças de estilo rústico. O piso de madeira aumenta ainda mais a sensação de rusticidade e clima aquecido, criando mais um espaço especial dentro da casa.

Simples e aconchegante

Quartos  por F_Studio+ dell'Arch. Davide Friso
F_Studio+ dell'Arch. Davide Friso

Renovation and interior design attic

F_Studio+ dell'Arch. Davide Friso

A simplicidade deste projeta traz uma sensação prazerosa de aconchego no cômodo. Com a decoração do quarto feita em maior parte na cor branca, a cama ganha um papel importante quanto a possibilidade de dar mais cor ao ambiente de uma forma simples e excepcionalmente prática. Basta mudar o lençol e tudo dá uma nova cor ao ambiente. As paredes atrás da cama ganham adesivos e prateleiras e a possibilidade de repaginar o local é ampla. Basta por a criatividade em prática!

Para os hóspedes

Oferecer um ambiente confortável para quem visita sua casa é um ponto sempre positivo para ter os familiares e amigos sempre por perto. E se o ambiente do sótão acaba sendo dispensável para servir como quarto de utilização constante, é possível colocá-lo como uma aconchegante acomodação para os viajantes que chegam ao seu lar. Nesta decoração o quarto recebe uma aconchegante cama de casal, cômoda e TV, além de ser muito bem iluminada. O resultado é um espaço pequeno, mas ótimo para as ocasiões especiais.

Para se divertir

MCP01 | Brinquedoteca: Quarto infantil  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

MCP01 | Brinquedoteca

Kali Arquitetura

Se o sótão abriga quartos para todos os gostos, por que não transformá-lo no local de diversão de todas as crianças da casa? O cômodo como extensão recebe a decoração para o quarto ficar ainda mais divertido. Cheio de brinquedos e alegria por todos os lados, este projeto do escritório de Porto Alegre (RS), Kali Arquitetura, mostra que é possível criar um mundo cheio de diversão para os pequenos ficarem com a sensação de férias diariamente, mesmo sem sair de casa. 

Quarto-escritório

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Escritórios  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Que tal dar um roupagem mutável para um pequeno quarto que pode ser um escritório? Para isso, basta apostar em prateleiras e deixar o ambiente isolado. A poltrona, facilmente deslocada, pode dar espaço para um colchão ou mesmo um sofá-cama. Pequeno, mas aconchegante, o projeto é do escritório de Florianópolis (SC), ArchDesign Studio, e pode ser facilmente acolhido no conforto do seu sótão, como decoração do quarto-escritório. 

E você, tem um sótão em casa e gostou das sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!