Apartamento Tangerina: Banheiros modernos por Emmilia Cardoso Designers Associados

Box do chuveiro: como escolher o mais adequado

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O vidro tem roubado o protagonismo à tradicional cortina do banheiro. As cortinas de banho, que são um recurso válido para banheiras, são pouco eficazes para evitar que a água do chuveiro molhe o chão. Como, hoje em dia, há mais box do que banheiras, também são diversas as opções existentes no mercado para fechar estes espaços. Uma proteção bem escolhida torna o dia-a-dia mais confortável e evita que tudo fique molhado.

O primeiro ponto a ter em conta quando escolher a proteção para a área do chuveiro é o espaço disponível. Nesse sentido, deve considerar-se o tipo do vidro – ou que será instalado -, o material que cobre o box do chuveiro.

Siga conosco e confira!

1. Proteções dobráveis e fixas

O sistema de abertura dobrável é atualmente uma opção muito comum, estando o seu uso relegado a espaços pequenos. Não é uma opção muito recomendável porque quando temos pouco espaço para a instalação da proteção não convém optar por uma solução que careça de muitos perfis para o seu funcionamento, pois isso dificulta a manutenção e fará com que o espaço pareça menor. Quando há limitações de espaço, é mais interessante optar por um box fixo de vidro ou de acrílico.

2. As opções existentes​

Casa Familiar mineira: Banheiros modernos por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Casa Familiar mineira

Laura Santos Design

Antes de escolher uma proteção para o chuveiro, convém analisar todas as opções. Existem distintos materiais, como de vidro ou acrílicas. Temo também de considerar o aquecimento, se quer fechar completamente ou não e, dentro das proteções fechadas, conhecer o tipo de abertura à disposição: abertura angular, abertura de correr, aberta dobrável ou de empurrão. Também há diferenças quanto à estrutura e em relação aos acabamentos.

3. Valorizar as necessidades individuais

Para acertar na escolha da proteção, avalie, em primeiro lugar, aquilo de que realmente precisa. Considere quem vai utilizar o chuveiro, tanto em termos de idade, como de estilo de vida e de costumes. Estabeleça se a prioridade é a segurança da box, a sua funcionalidade e rapidez de limpeza, a estética, o aquecimento, a comodidade de acesso ao interior etc. Isto irá ajudar a descartar outras opções e acessórios para o banheiro.

4. A versatilidade das portas de correr

Banheiros minimalistas por ELIX

O tipo de abertura com porta deslizante é o mais utilizado nos box, pois é mais fácil de adaptar as distintas formas e de acordo com o tamanho do espaço e, além disso, não é necessário libertar espaçamento para a sua abertura. Para banheiro pequenos, recomendamos fortemente as portas de correr, pois permitem uma abertura angular, abrindo-se para o lado e facilitando o acesso ao chuveiro.

5. Evolução dos duches com portas de correr

Tradicionalmente, as portas de correr não eram muito limpa em termos estéticos, pois incorporaram perfis em alumínio para adaptar todo o mecanismo, o que gerava um trabalho árduo na hora de limpar as superfícies. Hoje em dia, este sistema já evoluiu muito no que toca ao design, pelo que podemos encontrar cabines com portas facilmente desmontáveis e até ausência de rolamentos e perfis interiores.

6. Portas articuladas

Este tipo de abertura tem como principal vantagem a sua estética muito minimalista, pois necessita apenas de perfis, o que facilita a sua limpeza. Além disso, ao não ser necessária uma guia inferior, o acesso faz-se sem obstáculos, facilitando a entrada e a saída do box. Basta instalar dobradiças que permitem que as portas abram para ambos os lados. Como inconveniente fundamental, cabe destacar o espaço livre que é necessário para poder abrir a porta.

7. O espaço que rodeia o box

O fato mais importante é a forma do box à qual a proteção deve se adaptar. Mas, este não é o único fator a ter em conta.

É também fundamental medir o espaço de acesso para entrar no box e o ponto a partir do qual isso acontece, pois isso dependerá da decisão sobre o tipo de abertura mais adequada.

8. Protecções adaptadas à arquitectura

As proteções fixas são muito utilizadas quando o chuveiro tem uma configuração especial devido à presença de algum elemento arquitetônico como um tabique de obra à qual a vedação se tem que adaptar.

9. Protecções de duche até ao tecto

Banheiros minimalistas por Empresa constructora en Madrid
Empresa constructora en Madrid

Tabiques traslúcidos en plato de ducha

Empresa constructora en Madrid

O vidro usado para vedar um box é muitas vezes temperado, o que garante a segurança e a resistência do mesmo, além de oferecer privacidade a quem está no chuveiro.

Optar por um vidro fixo até ao teto permite que se prescinda quase completamente dos perfis. A estrutura de ancoragem pode ser reduzida a pequenos perfis metálicos para suporte no chão e no teto, garantindo-se assim uma boa funcionalidade. Este estilo é altamente recomendado para um banheiro de linhas modernas e refinadas e de estilo minimalista.

10. Diferentes acabamentos

Banheiros minimalistas por Duravit España
Duravit España

Mampara OpeSpace B

Duravit España

As proteções de vidro podem exibir diferentes formas. O acabamento pode ser totalmente transparente ou translúcidos. Dentro dos acabamentos translúcidos, existem diferentes graus de opacidade, sendo que também é possível combinar áreas transparentes com áreas translúcidas, ainda que esta opção tenha saído da moda nos últimos anos.

Há também a possibilidade de se optar por um acabamento espelhado ou que tenha algum grau de reflexão segundo a incidência da luz sobre ele. Esta última opção é recomendável para banheiros pequenos, uma vez que produzem um efeito muito teatral capaz de ampliar visualmente o espaço.

11. Acabamentos personalizados e tratamentos avançados

Banheiros modernos por Bernadó Luxury Houses
Bernadó Luxury Houses

Baño – The White House

Bernadó Luxury Houses

Como é compreensível, o uso extensivo deste tipo de proteção reflete num profundo desenvolvimento deste setor, tanto em relação ao design, como do ponto de vista técnico. Tem havido grandes progressos na melhoria do comportamento dos materiais quando expostos à umidade e aos produtos químicos com que têm contato diário.

- Entre em contato com um profissional para realizar o projeto ideal do seu banheiro.

Qual box para proteger a área do chuveiro você gostou? Deixe o seu comentário
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!