Como dar um toque vintage para sua casa?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Para fugir do estresse e da correria da vida moderna, porque não aderir à uma decoração vintage no seu lar? A sua sala de estar pode contar histórias e seu quarto pode ficar recheado de lembranças do passado da sua família. Feminino e completamente charmoso, um décor com toque vintage é também prático e surpreendentemente barato de ser feito!

Algumas dicas de decoração podem te ajudar a recriar um ambiente tradicional vintage ou até mesmo em uma versão adaptada, trazendo toques modernos inspirados em composições atuais com um ar retrô. Com o uso de uma paleta cromática clássica ou pastel, acessórios delicados e com um toque caseiro seu lar vai ganhar um toque particular e especial. 

O modelo de decoração vintage não se baseia em ter a última tendência ou artefatos tecnológicos. É o momento de se considerar a possibilidade de utilizar alguns de seus acessórios e móveis mais orgânicos ou rústicos. Algumas técnicas DIY (do it yourself) podem ser muito úteis nesta hora,  como um painel com stencil atrás de uma penteadeira ou cômoda. Claro que é importante ter algumas habilidades manuais e criatividade.

Para mais dicas e informações sobre o assunto, continue no post. Inspire-se para transformar seu lar em um baú de lembranças!

O estilo vintage e a sua definição

Sala de estar  por benuta GmbH
benuta GmbH

Teppich Groove

benuta GmbH

O estilo vintage envolve o uso de objetos ou referências de algum movimento ou estética que tenha tido origem há 20 anos atrás ou mais. O termo vintage é na verdade um termo vindo das vinícolas e utilizado para definir a colheita de uma temporada em um vinhedo específico. Como o vinho, um item de mobiliário descrito como vintage deve expressar com clareza a época em que foi produzido. Vintage pode significar algum artefato ou algum período específico de tempo, como em 1950 ou 1970.  

Sala vintage

Sala de estar  por Keen Replicas

Na maioria das situações, para se começar a decorar uma sala de estar no estilo vintage não é necessário contar com um grande investimento. Se os móveis da sua sala são antigos ou possuem um modelo mais clássico, é possível estilizá-los com uma reforma. Você pode começar pintando a peça de algum tom pastel ou em qualquer outra tonalidade amena. Apostar em paredes coloridas e papéis de parede com listras ou formas geométricas sempre ajuda a proporcionar um clima retrô e divertido no ambiente. Além disso, dependendo do grafismo presente no seu papel de parede, ele pode falar do visual de determinada época, expressando o modelo vintage que você quer. 

Quarto vintage

Quarto  por The Cotswold Company
The Cotswold Company

Langley Pine Bedroom Furniture

The Cotswold Company

Nos quartos, a decoração vintage pode se dar através do uso de penteadeiras e espelhos decorados. Os papéis de parede com padrões clássicos de animais podem ser ótimos aliados na sua composição! Móveis em madeira clara e madeira de demolição trazem um charme extra, proporcionando um toque rústico de fazenda para o seu cômodo. Quanto a cama, você pode pensar em adicionar ou fazer uma cabeceira decorativa. As cabeceiras trazem um toque feminino e delicado para o espaço! Além de um clima confortável, é claro. Não se esqueça de considerar elementos extras, como tábuas pintadas, tapetes gastos, cortinas e abajures tradicionais. 

Cozinha vintage

Os móveis e eletrodomésticos coloridos marcaram presença nas cozinhas mais clássicas entre os anos 50 e os anos 70. O mobiliário em cores fortes ou pastéis proporciona um clima divertido e traz vida para qualquer ambiente. Além da parte estética e funcional, o local pode te inspirar a cozinhar ainda melhor. Uma dica interessante é pintar a parte interna dos armário ou aplicar papéis de parede em padrões geométricos. Os azulejos e pisos divertidos têm a capacidade de dar contraste e trazem um charme único para a sua residência. Abuse dos panos de pratos coloridos e com estampas. Ainda pode-se adicionar cortinas coloridas. Nesta cozinha ao lado projetada pelo escritório alemão Leicht Küchen AG , o armário vermelho cereja roubou toda a atenção do local, deixando o décor inusitado e bonito.

Vintage moderno

Decorar um ambiente que traga os elementos tecnológicos e que ao mesmo tempo ofereça um visual clássico e vintage pode ser a solução para ter uma decoração única e especial. Artigos decorativos como almofadas, quadros e mesas de centro vão trazer o ar vintage, mas você pode incluir poltronas retas e telas abstratas. Assim, a sua casa terá contraste, movimento e uma decoração fora do comum. Móveis minimalistas eram muito utilizados na década de 70. Hoje, eles voltaram em versões ainda mais minimalistas e modernas. Eles são a pedida certa para completar o décor!

Decoração

Sala de estar  por Els Home
Els Home

Decorazione

Els Home

O estilo vintage, sendo uma tendência ou moda que envolve elementos do passado pós-moderno global, se apega a artigos icônicos ou marcantes. As decorações inspiradas neste estilo contam com bastante informação e detalhes vindos de padrões, estampas e alegorias do mobiliário. O décor vintage tem um apelo lúdico e delicado, levando em conta temas femininos e naturais. Os animais e padrões repetidos aparecem nas almofadas, papéis de parede e cortinas. O crochê e tecidos feitos à mão dão as caras em peso.

Vintage DIY

Linha Assis: Sala de estar  por Veromobili
Veromobili

Linha Assis

Veromobili

O décor vintage permite o uso de peças artesanais e feitas em casa. O movimento DIY pode ser perfeito para este momento. Ele vai te ajudar a criar uma peça personalidade e a poupar dinheiro. Você pode montar estantes com placas de madeira e prateleiras, pode montar mesas de centro ou sofás com palettes e pode fazer seu próprio papel de parede com o uso dos stencils. Para mais dicas de decoração vintage, confira Decorando o quarto com o estilo vintage.

Você teria uma decoração vintage na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!